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SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade.

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1 SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade

2 O QUE É UM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO? Um SAD é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos utilizados para dar suporte à tomada de decisões específicas de um problema. Um SAD deve ser projetado, desenvolvido e usado para auxiliar a organização a atingir suas metas e objetivos.

3 QUEM UTILIZA O SISTEMA DE APOIO À DECISÃO? Um SAD, embora seja parcialmente destinado aos níveis mais elevados de gerência, são utilizados em todos os níveis Um SAD deve auxiliar aqueles que têm de tomar decisões, de todos os níveis, em todos os aspectos da tomada de decisão

4 CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Os SADs apresentam algumas características que lhes proporcionam o potencial para serem eficazes ferramentas de apoio gerencial Manipular grandes volumes de dados. Por exemplo, sistemas avançados de gerenciamento de banco de dados permitem que tomadores de decisões busquem informações em banco de dados quando utilizam um SAD

5 Obter e processar dados de fontes diferentes. Algumas fontes de dados podem residir em bancos de dados de computadores pessoais; outras podem estar localizadas em diferentes sistemas em computadores de grande porte ou em redes. O SAD tem a capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos.

6 Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação Enquanto outros Sistemas de Informações emitem sobretudo relatórios de formato fixo, os SADs possuem formatos muito variados. Os gerentes podem obter as informações que desejam, apresentadas no formato que preenche suas necessidades e preferências dos solucionadores de problemas.

7 Possuir orientação tanto textual quanto gráfica.. Alguns tomadores de decisões preferem uma interface de texto direta, enquanto outros querem um sistema de apoio à decisão que os ajude a preparar apresentações gráficas atraentes e informativas na tela do computador ou em documentos impressos

8 Executar análises e comparações complexas e sofisticadas utilizando pacotes de software avançados a) Muitos programas analíticos e associados a um SAD são na verdade programas independentes. Os SADs proporcionam um meio de reuni-los.

9 Dar suporte às abordagens de otimização, satisfação e heurística. a) Dando suporte a todos os tipos de abordagens à tomada de decisão, um SAD oferece ao tomador de decisões uma grande flexibilidade na obtenção de ajuda computacional nas atividades de tomada de decisão.

10 Executar análises de simulações por metas.. Com a análise das simulações, um gerente pode fazer modificações nos dados do problema e ver imediatamente o impacto nas exigências de componentes..A análise de simulações é o processo de fazer modificações hipotéticas aos dados do problema e observar os impactos nos resultados.

11 RECURSOS DE UM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Os Sistemas de Apoio à Decisão procuram ser mais flexíveis do que os sistemas de informações gerenciais e têm o mesmo potencial de auxiliar os tomadores de decisões em uma grande variedade de situações.

12 -Suporte nas fases da solução de problemas. O objetivo da maioria dos sistemas de apoio à decisão é assistir os tomadores de decisões nas fases do processo decisório. Essas fases incluem, inteligência, projeto, escolha, implementação e monitoramento. - Suporte nas diferentes freqüências de decisão: As decisões variam desde decisões únicas a decisões repetitivas

13 -Decisões únicas exigem suporte de computador flexível, eficiente e eficaz em relação ao custo Por exemplo, uma empresa pode estar considerando a fusão com outra firma. Muitos dos pacotes modernos de software de suporte à decisão são capazes de prestar auxílio nesse tipo de decisão. - Decisões repetitivas podem ser mais fáceis de apoiar no decorrer do tempo. Elas são o tipo de decisões que são tomadas diária, semanal, mensal ou anualmente. Por exemplo, a determinação do estoque que deve ser pedido por semana é uma decisão repetitiva. As decisões repetitivas são tratadas por um SAD institucional. Um SAD institucional lida com situações ou decisões que ocorrem mais de uma vez, geralmente várias vezes em um ano, ou mais.

14 Problemas altamente estruturados são os problemas diretos, que requerem fatos em relacionamentos conhecidos. A determinação da melhor conta de depósito a prazo onde colocar o excesso de fundos corporativos por alguns meses com base numa taxa fixa de juros é um exemplo -Suporte para diferentes estruturas de problemas. As decisões variam de altamente estruturadas e programadas à não-estruturadas e não-programadas. Problemas semi-estruturados ou não- estruturados, por sua vez são mais complexos. Os relacionamentos entre os dados nem são claros, os dados podem estar em diversos formatos e podem ser difíceis de manipular e obter.

15 -Uma das principais funções de um SAD é reunir diversos dados de variados formatos em um único e utilizável conjunto de informações relevantes. -Suporte para diversos níveis da tomada de decisão. -Os sistemas de apoio à decisão podem oferecer ajuda aos gerentes em diferentes níveis da organização. Os gerentes do nível operacional podem ser auxiliados com tomadas de decisões diárias e rotineiras. Os tomadores de decisões de nível tático podem receber suporte de ferramentas de análise que auxiliam no planejamento e controle adequados. No nível estratégico, os SADs podem ajudar os gerentes fornecendo análises para decisões de longo prazo que exijam informações internas e externas.

16 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO O cerne de um SAD é composto por um banco de dados, um banco de modelos e um gerador de SAD. Um SAD típico, além disso, contém uma interface com o usuário, uma conexão para bancos de dados externos e acessos a outros sistemas baseados em computadores

17 -O Banco de Modelos O propósito do banco de modelos de um SAD é proporcionar aos tomadores de decisões acesso à uma variedade de modelos e auxilia-los no processo decisório. -Modelos financeiros. - Modelos de análises estatísticas. -Modelos gráficos. -Modelos de gerenciamento de projetos

18 Vantagens e desvantagens da modelagem. A modelagem pode ser menos dispendiosa; baixo custo; a modelagem costuma ser mais rápida do que a experimentação com sistemas reais.

19 A Interface com o Usuário A interface com o usuário, também chamada de gerenciador de diálogo ou recurso de gerenciamento de diálogo, possibilita que os usuários interajam com o SAD para obter informações.

20 Apresentação de resultados ao usuário: Devido à natureza dos sistemas de apoio à decisão, a linguagem de apresentação muitas vezes incorpora gráficos como parte da apresentação. Dependendo da preferência gerencial, a apresentação pode consistir em tabelas, texto, gráficos, pizza, desenhos lineares e vários símbolos e ícones por meio da linguagem de apresentação. Por exemplo, perguntas e respostas podem ser utilizadas pelos noviços, e linguagem de comandos, pelos usuários mais sofisticados.


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