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Sistemas de Apoio à Decisão

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Apresentação em tema: "Sistemas de Apoio à Decisão"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Apoio à Decisão
Profa. Jiani Cardoso Disciplina: Sistemas de Informação Aula de 13/set/2005

2 Sistemas de Suporte Gerencial
SIG (sistema de Informação Gerencial) SAD (Sistema de Apoio à Decisão) e SADG SSE (Sistemas de Suporte a Executivos) Servem a diferentes grupos e interesses da empresa

3 Um é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, softwares, banco de dados e dispositivos usados para Conceituação... SIG - fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a atingir as metas da empresa. SIG - Foco na eficiência operacional (monit e controle). SAD - para dar suporte à tomada de decisões específicas de um problema; SAD - Foco na eficácia na tomada de decisão.

4 Sistemas de Suporte Gerencial (SIG e SAD)
SIG: são utilizados para monitorar e controlar a empresa; utiliza ferramentas analíticas simples; -> gera relatórios resumidos de rotina; SAD: são sistemas interativos sob controle do usuário e que oferecem dados e modelos para a solução de problemas semi-estruturados ou não-estruturados; utiliza ferramentas de análise e modelagem sofisticada; -> fornece respostas interativas para questões não-rotineiras; Estrurado: são repetitivos e rotineiros e possuem um procedimento específico para serem manuseados Não-estruturados: apresentam sempre uma novidade e não são rotineiros, sem um procedimento pré-acordado para solucioná-lo. Semi-estruturados: combinam elementos de ambos os tipos. Semi-estruturado: somente partes do problema possuem uma resposta definida fornecida por uma metodologia aceita.

5 Todos auxiliam a organização a atingir suas metas
SAD embora destinado aos níveis mais elevados da gerência, são utilizados em todos os níveis de administração, porque os gerentes de qualquer nível (operacional, tático ou estratégico) podem se defrontar com problemas menos estruturados e rotineiros. SIT=SIG=SAD Todos auxiliam a organização a atingir suas metas Estrurado: são repetitivos e rotineiros e possuem um procedimento específico para serem manuseados Não-estruturados: apresentam sempre uma novidade e não são rotineiros, sem um procedimento pré-acordado para solucioná-lo. Semi-estruturados: combinam elementos de ambos os tipos.

6 Gerentes do nível operacional podem ser auxiliados com tomadas de decisões diárias e rotineiras;
Tomadores de decisão do nível tático podem receber suporte de ferramentas de análise que auxiliam no planejamento e controle adequado; Gerentes do nível estratégico fornecer análise para decisões a longo prazo que exijam informações internas e externas.

7 Questões que um SIG ajuda a responder:
Qual o número médio de vendas nos últimos 3 meses? Quais os produtos mais rentáveis da empresa? Questões que um SAD ajuda a responder: E se subíssemos os preços em 10% em quanto aumentaria o lucro? Quanto custaria a mais fabricar nosso produto se o custo relativo a salários dos funcionários subisse 15%? Um SSD podem ser utilizado para prever como um aumento no preço do papel poderia afetar o lucro global de um jornal.

8 Sistemas de Suporte Gerencial (SIG e SAD)
Um SIG produz relatórios rotineiros e resumidos: programada (diária, semanal, mensal); sob-solicitação; de exceção (situação incomum). Um SAD produz esses relatórios, mas também permite que o usuário faça perguntas novas e não-antecipadas e intervenha diretamente para mudar a maneira como os dados serão apresentados – Flexibilidade de apresentações.

9 Características de um SAD
manipular grandes volumes de dados; obter e processar dados de fontes diferentes; possuir orientação tanto textual quanto gráfica (produção de textos, tabelas, desenhos lineares, gráfico de pizza, curvas de tendência, etc; Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação (inf.que deseja no formato que preenche as suas necessidades); sistemas avançados de gerenciamento de bd permitem que tomadores de decisão busquem info. em bd quando utilizam um SAD. os SAD têm a capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. SIT e SIG relatórios de formato fixo.Nos SAD as saídas podem ser em telas do vídeo ou produzida de forma impressa, dependendo das necessidades e preferências do usuário. Muitos programas analíticos associados a um SAD são na verdade programas independentes. Os SAD proporciona um meio de reuní-los.

10 Características de um SAD
executar análise e comparações complexas e sofisticadas usando pacotes de software avançados; executar a análise de simulações; Fazer modificações aos dados do problema e observar os impactos dos resultados; Executa a análise de atingimento de metas; determinar quais os dados requeridos para atingir um certo resultado; sistemas avançados de gerenciamento de bd permitem que tomadores de decisão busquem info. em bd quando utilizam um SAD. os SAD têm a capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. SIT e SIG relatórios de formato fixo.Nos SAD as saídas podem ser em telas do vídeo ou produzida de forma impressa, dependendo das necessidades e preferências do usuário. Muitos programas analíticos associados a um SAD são na verdade programas independentes. Os SAD proporciona um meio de reuní-los.

11 Características de um SAD
Dar suporte às abordagens de otimização, satisfação e heurística. problema menor -> encontrar a melhor solução (ótima) problemas mais complexos -> encontrar uma solução muito boa (mas talvez não a melhor) sistemas avançados de gerenciamento de bd permitem que tomadores de decisão busquem info. em bd quando utilizam um SAD. os SAD têm a capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. SIT e SIG relatórios de formato fixo.Nos SAD as saídas podem ser em telas do vídeo ou produzida de forma impressa, dependendo das necessidades e preferências do usuário. Muitos programas analíticos associados a um SAD são na verdade programas independentes. Os SAD proporciona um meio de reuní-los.

12 Características de um SAD
Exemplo: Considerando uma aplicação de controle de estoque. Dada a demanda por produtos (automóveis, por ex.), o sistema pode determinar as peças e componentes necessários, incluindo motores, transmissões, janelas, etc. Com a análise de simulação, um gerente pode fazer modificações nos dados do problema (a quantidade de automóveis necessários para o mês seguinte) e ver imediatamente o impacto nas exigências de componentes (motores, janelas, etc).

13 Comparando SIT, SIG e SAD para um sistema de cobrança
Um SIT de cobrança envia faturas das contas mensais ao cliente; Um SIG de cobrança emite relatórios de exceção sobre contas vencidas a mais de 30 dias; Um SAD de cobrança executa análise de simulações para determinar o impacto dos pagamentos atrasados no nível de lucro da empresa;

14 Recursos de um SAD Os SAD são mais flexíveis que do que os SIG, auxiliando em todos os níveis do processo decisório. Suporte as fases de solução de problemas: inteligência, projeto, escolha, monitoramento e controle; Suporte nas diferentes freqüências de decisões: SSD intitucional – lida com situações ou decisões que ocorrem mais de uma vez (decisões repetitivas); SSD ad hoc – decisões que surgem para serem tomadas uma única vez.

15 Recursos de um SAD Suporte para diferente estruturas de problemas:
Estruturados, semi-estruturados, não estruturados. Suporte para os gerentes dos níveis operacional, tático e estratégico;

16 Arquitetura Funcional de SADs
componentes principais Banco de Modelos Banco de Dados -financeiros; -de análises estatísticas; -de gerenciamento de projeto; SGBD SGM Gerador de SAD Banco de Dados externo Acesso a outros sistemas computacionais Acesso a banco de dados externos Recupera dados sobre estoque, vendas, finanças, pessoal,.. gerenciador de diálogo (Interface com o usuário)


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