A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Decidir implica quase sempre uma certa racionalidade pessoal do tomador de decisão. ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Decidir implica quase sempre uma certa racionalidade pessoal do tomador de decisão. ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Decidir implica quase sempre uma certa racionalidade pessoal do tomador de decisão. ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE RACIONALIDADE RACIONALIDADE é a capacidade de selecionar os meios necessários para atingir os objetivos pretendidos.

2 Elementos essenciais no aumento da racionalidade: TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE 1.A busca de toda informação relevante para o assunto a ser decidido 2.A capacidade de determinar preferências utilizando algum tipo de mensuração 3.A capacidade de selecionar a alternativa que maximize a utilidade do tomador de decisão (satisfação) e minimize as consequências negativas (Chiavenato, 2004)

3 PROCESSO DECISÓRIO É o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão. Estado da natureza Tomador de Decisão Os objetivos Preferências ELEMENTOS: Situação Estratégia Resultado

4 Identificar a situação PROCESSO DECISÓRIO Quais os subproblemas ou aspectos da oportunidade? Qual a essência do problema ou da oportunidade? Veja a situação global e não apenas uma parte dela. Obter informação Busque dados, fatos e informações a respeito; Busque informações interna e externa; Envolva o cliente ou usuário Gerar soluções alternativas Desenvolva várias alternativas de solução; Use criatividade e inovação; Avalie a relação de custo/benefício de cada alternativa 1 3 2

5 PROCESSO DECISÓRIO Avaliar e escolher a melhor alternativa Transformar a solução em ação Avaliar os resultados Avalie as alternativas geradas: custo, tempo e eficácia; Utilize escala de pontos para avaliar as alternativas; Escolha a alternativa mais adequada para a situação. Implemente a solução escolhida; Pense no global e não apenas no detalhe; Seja prático para colocar a solução em ação. Monitore o andamento das coisas; Verifique se o problema foi realmente resolvido; Avalie os resultados e as conseqüências.

6 FASE 1 - EXAMINAR A SITUAÇÃO 1. Definir o problema; 2. Identificar os objetivos da decisão; 3. Diagnosticar as causas. FASE 2 - CRIAR ALTERNATIVAS 1. Buscar alternativas criativas; 2. Não avaliar ainda. FASE 3 - AVALIAR AS ALTERNATIVAS E SELECIONAR A MELHOR 1. Avaliar as alternativas; 2. Escolher a melhor. FASE 4 - IMPLEMENTAR E MONITORAR A DECISÃO 1. Planejar a implementação; 2. Implementar o plano; 3. Monitorar a implementação e fazer os ajustes necessários.

7 DESAFIOS AO MODELO RACIONAL RACIONALIDADE LIMITADA Conceito de que os administradores tomam as decisões mais lógicas que podem dentro das restrições impostas por informações e capacidade limitadas. Os administradores aceitam a primeira decisão satisfatória que descobrem ao invés de maximizar, até encontrar a decisão ótima (SIMON)

8 DESAFIOS AO MODELO RACIONAL HEURÍSTICA Método de tomada de decisão que desenvolve por linhas empíricas, usando regras empíricas para encontrar soluções ou respostas. DISPONIBILIDADE REPRESENTATIVIDADE ANCORANDO E AJUSTANDO

9 DESAFIOS AO MODELO RACIONAL HEURÍSTICA DISPONIBILIDADE REPRESENTATIVIDADE ANCORANDO E AJUSTANDO


Carregar ppt "Decidir implica quase sempre uma certa racionalidade pessoal do tomador de decisão. ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google