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Treinamento de Segurança Para Operadores de Paleteira

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Apresentação em tema: "Treinamento de Segurança Para Operadores de Paleteira"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento de Segurança Para Operadores de Paleteira
Elaborado por:

2 Treinamento de Segurança Para Operadores de Paleteira
1 – Legislação NR – 11; 2 – Características Técnicas do Equipamento; 3 – Instrução para o manuseio e operação; 4 – Medidas de Segurança durante a condução; 5 – Riscos provenientes da operação.

3 Norma Regulamentadora NR-11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
11.1. Normas de Segurança para operação de Elevadores, Guindastes, Transportadores Industriais e Máquinas Transportadoras; Em todo o equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida. Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.

4 Norma Regulamentadora NR-11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho e portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível. – O cartão terá validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, para reciclagem do funcionário. Obs.: O operador de paleteira é também responsável pela observação do vencimento de sua autorização para dirigir e deve comunicar a sua chefia.

5 Norma Regulamentadora NR-11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina). Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.

6 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO EQUIPAMENTO
- Capacidades: e kg Ideal para transporte horizontal, carregamento e descarregamento de paletes ; - Sistema de controle de tração infinitamente variável; Timão longo mantendo o operador distante da máquina; Freio regenerativo e eletromagnético; Excelente estabilidade graças a cinco pontos de apoio com rodas estabilizadoras ajustáveis; Painel de fácil visualização com indicador de bateria e horímetro

7 CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO
FREIO DE RÉ BORBOLETA BUZINA LEVANTAR ABAIXAR

8 INSTRUÇÕES PARA O MANUSEIO DE OPERAÇÃO
CHAVE DE CONTATO: Montada no painel de controle e ligada a uma luz piloto, esta chave imobiliza o circuito de tração e a máquina não pode ser movida sem a ligação da mesma. Devemos, sempre, desligar a chave ao se afastar da máquina. INDICADOR DE BATERIA CHAVE DE CONTATO CONTADOR DE HORAS DE OPERAÇÃO

9 INSTRUÇÕES PARA O MANUSEIO DE OPERAÇÃO
2. TIMÃO E PAINEL DE CONTROLE: As borboletas de cada lado do painel de controle acionam as três velocidades de frente e ré. Quando o timão está na posição vertical, um freio mecânico entra em operação e o circuito elétrico de tração fica desligado. Baixando o timão na posição horizontal também aciona o freio e desliga o circuito elétrico de tração. TIMÃO

10 INSTRUÇÕES PARA O MANUSEIO DE OPERAÇÃO
Para operar a máquina, primeiro abaixa-se o timão para uma posição cômoda de trabalho, em seguida pressiona-se suavemente a borboleta na direção de locomoção desejada. A primeira e segunda velocidades são para manobras delicadas e a terceira velocidade é para aceleração e locomoção. Ao soltar a borboleta um freio dinâmico atuando através do motor reduz e controla a velocidade da máquina evitando a necessidade de operar o freio mecânico continuamente. Existe uma posição de “roda livre”entre o freio elétrico e a primeira velocidade que permite uma operação macia quando se manobra para entrar num estrado.

11 INSTRUÇÕES PARA O MANUSEIO DE OPERAÇÃO
BOTÃO DA BUZINA: Localizado no painel de controle. INDICADOR DE CARGA DA BATERIA: A luz piloto (amarela) localizada no painel, normalmente acesa, começa a piscar ou apagar-se quando a bateria está descarregada. RODA MOTRIZ: É constituída de uma única peça, com um diâmetro de 343 mm e largura de 100 mm, o revestimento em POLIURETANO ou em BORRACHA é moldado direto sobre o aro da roda.

12 MEDIDAS DE SEGURANÇA DURANTE A CONDUÇÃO
- Quando se dirige no local de trabalho o motorista deve-se comportar com a mesma atenção da via pública; - A velocidade deve ser adaptada ás condições locais de tráfego; Deve-se andar lentamente nas curvas, corredores estreitos e locais por onde passam pedestres; O operador deve manter uma distância segura de pedestres e pontos fixos; Deve-se evitar paradas e manobras bruscas, e ultrapassagens em locais perigosos.

13 MEDIDAS DE SEGURANÇA DURANTE A CONDUÇÃO
Nunca operar o veículo sentado ou em pé no mesmo; O veículo não deve servir de escada; O veículo não é um meio de transporte para pessoas; O operador deve olhar na direção de movimento e deve ter sempre uma vista adequada sobre a área de trabalho; Especialmente quando dirigindo de ré, ele deve ter certeza que o caminho esteja livre e sem obstrução; Freie o equipamento sempre suavemente para não derrubar a carga;

14 MEDIDAS DE SEGURANÇA DURANTE A CONDUÇÃO
- Subir inclinações com carga na frente e descer com a carga atrás; O Operador deve verificar que as rodas possam agarrar na superfície e que a mesma esteja limpa; Nunca atravesse declives na direção horizontal; Nunca tentar fazer a volta num declive; Nunca estacione a paleteira numa rampa; Reduzir a velocidade ao descer uma rampa; - Não efetue manutenção no equipamento.

15 RISCOS PROVENIENTES DA OPERAÇÃO DE PALETEIRA
GARFO MAL POSICIONADO

16 RISCOS PROVENIENTES DA OPERAÇÃO DE PALETEIRA
RACK DISTANTE DA BASE DA PALETEIRA

17 RISCOS PROVENIENTES DA OPERAÇÃO DE PALETEIRA
PÉ POSICIONADO DEBAIXO DA PALETEIRA

18 RISCOS PROVENIENTES DA OPERAÇÃO DE PALETEIRA
ALTURA MÁXIMA DO GARFO


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