A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira."— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.

2 OBJETIVO: Definir requisitos mínimos para: Operação; Inspeção;
Qualificação do operador.

3 INTRODUÇÃO GENERALIDADES Existem basicamente quatro tipos de empilhadeiras de cargas a saber:

4 TIPOS DE EMPILHADEIRAS
 Gasolina;  Diesel;  Elétrica;  GLP IMPORTANTE Para ambientes confinados somente deverá ser utilizadas as empilhadeiras elétricas.

5 O QUE É UMA EMPILHADEIRA?
É um veículo auto-propulsor, projetado para Levantar, Transportar e Posicionar materiais.

6 COMO FUNCIONA ? As cargas são carregadas em garfos, com movimentos para cima e para baixo, sobre um quadro situado na parte dianteira do veículo. As rodas traseiras são Direcionais e as dianteiras são de Tração.

7 PRINCÍPIOS FÍSICOS As empilhadeiras baseiam-se no Princípio Físico da alavanca em que temos um contrapeso para permitir apanhar, levantar ou abaixar a carga. Com isto a empilhadeira funciona com uma gangorra, onde a carga colocada nos garfos deve ser equilibrada pelo peso da máquina.

8 O ponto de apoio é o eixo das rodas dianteiras.
PRINCÍPIOS FÍSICOS IMPORTANTE O ponto de apoio é o eixo das rodas dianteiras.

9 IMPORTANTE O contrapeso da traseira contrabalança o peso suportado sobre os garfos. O fulcro ( ponto de apoio e balanço) está localizado no centro das rodas de propulsão. Evidentemente quanto mais afastada for a carga, maior será a tendência da empilhadeira tombar sobre as rodas de tração.

10 IMPORTANTE A escolha do tipo de pneus é em função das condições de Operação, Local, Piso, Rampa e Distância a ser percorrida.  Pneus com câmara de ar - são usados em serviços pesados, operações externas e terrenos irregulares;  Pneus maciços -usado onde o empilhamento é alto e onde são requeridos pequenos diâmetro.

11 REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS
Na condução do veículo:  Deve-se estar corretamente instalado no comando e utilizar corretamente os comandos da máquina;  Nunca conduzir com as mãos ou sapatos gordurosos ou molhados e nem sentido mal-estar (comunique ao seu chefe);  Evitar qualquer parte do corpo fora dos limites do veículo.

12 REGRAS GERIAS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS
Na circulação com o veículo:  É o condutor que deve evitar as pessoas e não o oposto;  Ser muito prudente, seguir o percurso reservado aos veículos de carga e vigiar cuidadosamente a carga;  Para cruzar com outro equipamento, chegar-se à direita;

13 REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS
Na circulação com o veículo:  É proibido passar por baixo dos garfos da Empilhadeira, estando com ou sem carga; e também puxar ou empurrar vagões ou outros veículos;  Observar os sinais e placas de avisos existente indicando mudança de direção;

14 REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS
Na circulação com o veículo:  Com ou sem carga, nunca circular com os garfos elevados; deixar sempre um espaço mínimo de 15 cm entre o garfo e o piso;  Sempre conduzir em velocidade reduzida, e em terreno ondulado, acidentado ou escorregadio, manter firme o volante para prevenir golpe da direção;  Não manobrar a empilhadeira em rampas.

15 RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
Regulamentos: Item 1  Não é permitido que qualquer pessoa sem o treinamento adequado, opere empilhadeiras; Item 2  Proceder a Verificação diária do equipamento.

16 RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
Verificar a cada inicio de operação:  O estado geral da máquina quanto às avarias e o estado do extintor de incêndio;  O bom estado dos pneus, a eficácia do freio e o funcionamento da buzina;  O funcionamento dos sistemas de elevação, inclinação e direção;  Se o equipamento apresenta vazamento.

17 MANDAMENTOS DO OPERADOR
Não é permitido operar Empilhadeira sem a formação adequada;  Verificar antes do início das atividades diárias, o estado geral e o funcionamento do equipamento ( testar os pontos vitais ), e comunicar qualquer irregularidade que notar durante o trabalho;

18 MANDAMENTOS DO OPERADOR
Observar a sinalização e estar sempre atento. Seja consciente na sua tarefa diária;  Ficar sempre atento aos pedestres nos deslocamento e manobras. Manter distância segura, utilizando a buzina;  Com ou sem carga,manter sempre os garfos a 15cm do piso durante os deslocamentos;

19 MANDAMENTOS DO OPERADOR
Nunca eleve ou transporte qualquer tipo de carga em um só garfo; Não transportar pessoas em qualquer parte da Empilhadeira;  Nunca permita a passagem de pessoas e/ou equipamentos sob a carga elevada;  Ficar sempre atento à capacidade da Empilhadeira; verifique o peso da carga a levantar ou transportar;

20 MANDAMENTOS DO OPERADOR
Não opere sem protetor contra queda de cargas ( Santo Antônio );  Se a carga estiver obstruindo a visão, transite de marcha a ré, exceto subindo rampas.

21 REGRAS GERAIS. Somente operadores Treinados, Qualificados e Autorizados podem operar empilhadeiras; Todo operador deve ter CNH ( Carteira Nacional de Habilitação) para veículos automotivos; Todo operador deverá portar credencial conforme anexo C-4.1.3; Transitar sempre com os faróis acesos;

22 REGRAS GERAIS. Toda empilhadeira dede estar equipada com : Alarme de ré, Luz de freios, Giroflexe e retrovisores; Tenha sempre certeza de que o peso a ser transportado, está de acordo com a capacidade da empilhadeira; A capacidade da empilhadeira deve estar identificada em local visível.

23 REGRAS GERAIS Circular na área com velocidade máxima de 10 km/h;
Não fumar, não usar rádio ou celular durante as operações; Nunca movimentar a empilhadeira com os garfos elevados; Nunca usar a empilhadeira para elevar ou levantar pessoas

24 Mantenha-se sempre atento aos pedestres
Ao observar A preferência é do pedestre.

25 O espelho retrovisor é um equipamento muito importante, utilize-o
Cuidado !!! Tenha a certeza de que o pedestre está longe, quando você estiver saindo, chegando ou manobrando . O espelho retrovisor é um equipamento muito importante, utilize-o

26 Permita uma distância segura e sinalize manualmente “ Vá em Frente” para comunicar com quem deverá prosseguir primeiro. Jamais permitir que um pedestre permaneça embaixo de partes elevadas de um veículo.

27 Reduza a velocidade nos cruzamentos mesmo providos de semáforos ou espelhos panorâmicos
Obedeça a sinalização.

28 A frase ‘Tome Cuidado” se aplica também a você como operador, dirija cuidadosamente onde pedestres estão trafegando.

29 Tipos de EPI’s CAPACETE; ÓCULOS DE SEGURANÇA;
BOTA DE SEG. COM BICO DE AÇO;     PROTETOR AURICULAR.

30 “A SEGURANÇA SÓ EXISTE QUANDO É PRATICADA”

31 ? STOP


Carregar ppt "Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google