A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira."— Transcrição da apresentação:

1 1 Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.

2 2 OBJETIVO: Definir requisitos mínimos para: Definir requisitos mínimos para: Operação; Operação; Inspeção; Inspeção; Qualificação do operador. Qualificação do operador.

3 3 INTRODUÇÃO GENERALIDADES GENERALIDADES Existem basicamente quatro tipos de empilhadeiras de cargas a saber: Existem basicamente quatro tipos de empilhadeiras de cargas a saber:

4 4 TIPOS DE EMPILHADEIRAS Gasolina; Gasolina; Diesel; Diesel; Elétrica; Elétrica; GLP GLP IMPORTANTE Para ambientes confinados somente deverá ser utilizadas as empilhadeiras elétricas. Para ambientes confinados somente deverá ser utilizadas as empilhadeiras elétricas.

5 5 O QUE É UMA EMPILHADEIRA? É um veículo auto-propulsor, projetado para Levantar, Transportar e Posicionar materiais. É um veículo auto-propulsor, projetado para Levantar, Transportar e Posicionar materiais.

6 6 COMO FUNCIONA ? As cargas são carregadas em garfos, com movimentos para cima e para baixo, sobre um quadro situado na parte dianteira do veículo. As rodas traseiras são Direcionais e as dianteiras são de Tração. As cargas são carregadas em garfos, com movimentos para cima e para baixo, sobre um quadro situado na parte dianteira do veículo. As rodas traseiras são Direcionais e as dianteiras são de Tração.

7 7 PRINCÍPIOS FÍSICOS As empilhadeiras baseiam-se no Princípio Físico da alavanca em que temos um contrapeso para permitir apanhar, levantar ou abaixar a carga. Com isto a empilhadeira funciona com uma gangorra, onde a carga colocada nos garfos deve ser equilibrada pelo peso da máquina. As empilhadeiras baseiam-se no Princípio Físico da alavanca em que temos um contrapeso para permitir apanhar, levantar ou abaixar a carga. Com isto a empilhadeira funciona com uma gangorra, onde a carga colocada nos garfos deve ser equilibrada pelo peso da máquina.

8 8 PRINCÍPIOS FÍSICOS O ponto de apoio é o eixo das rodas dianteiras. IMPORTANTE

9 9 O contrapeso da traseira contrabalança o peso suportado sobre os garfos. O fulcro ( ponto de apoio e balanço) está localizado no centro das rodas de propulsão. O contrapeso da traseira contrabalança o peso suportado sobre os garfos. O fulcro ( ponto de apoio e balanço) está localizado no centro das rodas de propulsão. Evidentemente quanto mais afastada for Evidentemente quanto mais afastada for a carga, maior será a tendência da empilhadeira tombar sobre as rodas de tração. a carga, maior será a tendência da empilhadeira tombar sobre as rodas de tração.

10 10 IMPORTANTE A escolha do tipo de pneus é em função das condições de Operação, Local, Piso, Rampa e Distância a ser percorrida. A escolha do tipo de pneus é em função das condições de Operação, Local, Piso, Rampa e Distância a ser percorrida. Pneus com câmara de ar - são usados em serviços pesados, operações externas e terrenos irregulares; Pneus com câmara de ar - são usados em serviços pesados, operações externas e terrenos irregulares; Pneus maciços -usado onde o empilhamento é alto e onde são requeridos pequenos diâmetro. Pneus maciços -usado onde o empilhamento é alto e onde são requeridos pequenos diâmetro.

11 11 REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS Na condução do veículo: Na condução do veículo: Deve-se estar corretamente instalado no comando e utilizar corretamente os comandos da máquina; Deve-se estar corretamente instalado no comando e utilizar corretamente os comandos da máquina; Nunca conduzir com as mãos ou sapatos gordurosos ou molhados e nem sentido mal-estar (comunique ao seu chefe); Nunca conduzir com as mãos ou sapatos gordurosos ou molhados e nem sentido mal-estar (comunique ao seu chefe); Evitar qualquer parte do corpo fora dos limites do veículo. Evitar qualquer parte do corpo fora dos limites do veículo.

12 12 REGRAS GERIAS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS Na circulação com o veículo: Na circulação com o veículo: É o condutor que deve evitar as pessoas e não o oposto; É o condutor que deve evitar as pessoas e não o oposto; Ser muito prudente, seguir o percurso reservado aos veículos de carga e vigiar cuidadosamente a carga; Ser muito prudente, seguir o percurso reservado aos veículos de carga e vigiar cuidadosamente a carga; Para cruzar com outro equipamento, chegar-se à direita; Para cruzar com outro equipamento, chegar-se à direita;

13 13 REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS Na circulação com o veículo: Na circulação com o veículo: É proibido passar por baixo dos garfos da Empilhadeira, estando com ou sem carga; e também puxar ou empurrar vagões ou outros veículos; É proibido passar por baixo dos garfos da Empilhadeira, estando com ou sem carga; e também puxar ou empurrar vagões ou outros veículos; Observar os sinais e placas de avisos existente indicando mudança de direção; Observar os sinais e placas de avisos existente indicando mudança de direção;

14 14 REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS Na circulação com o veículo: Na circulação com o veículo: Com ou sem carga, nunca circular com os garfos elevados; deixar sempre um espaço mínimo de 15 cm entre o garfo e o piso; Com ou sem carga, nunca circular com os garfos elevados; deixar sempre um espaço mínimo de 15 cm entre o garfo e o piso; Sempre conduzir em velocidade reduzida, e em terreno ondulado, acidentado ou escorregadio, manter firme o volante para prevenir golpe da direção; Sempre conduzir em velocidade reduzida, e em terreno ondulado, acidentado ou escorregadio, manter firme o volante para prevenir golpe da direção; Não manobrar a empilhadeira em rampas. Não manobrar a empilhadeira em rampas.

15 15 RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA Regulamentos: Regulamentos: Item 1 Não é permitido que qualquer pessoa sem o treinamento adequado, opere empilhadeiras; Item 2 Proceder a Verificação diária do equipamento.

16 16 RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA Verificar a cada inicio de operação: Verificar a cada inicio de operação: O estado geral da máquina quanto às avarias e o estado do extintor de incêndio; O estado geral da máquina quanto às avarias e o estado do extintor de incêndio; O bom estado dos pneus, a eficácia do freio e o funcionamento da buzina; O bom estado dos pneus, a eficácia do freio e o funcionamento da buzina; O funcionamento dos sistemas de elevação, inclinação e direção; O funcionamento dos sistemas de elevação, inclinação e direção; Se o equipamento apresenta vazamento. Se o equipamento apresenta vazamento.

17 17 MANDAMENTOS DO OPERADOR Não é permitido operar Empilhadeira sem a formação adequada; Verificar antes do início das atividades diárias, o estado geral e o funcionamento do equipamento ( testar os pontos vitais ), e comunicar qualquer irregularidade que notar durante o trabalho; Verificar antes do início das atividades diárias, o estado geral e o funcionamento do equipamento ( testar os pontos vitais ), e comunicar qualquer irregularidade que notar durante o trabalho;

18 18 MANDAMENTOS DO OPERADOR Observar a sinalização e estar sempre atento. Seja consciente na sua tarefa diária; Ficar sempre atento aos pedestres nos deslocamento e manobras. Manter distância segura, utilizando a buzina; Ficar sempre atento aos pedestres nos deslocamento e manobras. Manter distância segura, utilizando a buzina; Com ou sem carga,manter sempre os garfos a 15cm do piso durante os deslocamentos; Com ou sem carga,manter sempre os garfos a 15cm do piso durante os deslocamentos;

19 19 MANDAMENTOS DO OPERADOR Ï Nunca eleve ou transporte qualquer tipo de carga em um só garfo; Não transportar pessoas em qualquer parte da Empilhadeira; Nunca permita a passagem de pessoas e/ou equipamentos sob a carga elevada; Nunca permita a passagem de pessoas e/ou equipamentos sob a carga elevada; Ficar sempre atento à capacidade da Empilhadeira; verifique o peso da carga a levantar ou transportar; Ficar sempre atento à capacidade da Empilhadeira; verifique o peso da carga a levantar ou transportar;

20 20 MANDAMENTOS DO OPERADOR Ò Não opere sem protetor contra queda de cargas ( Santo Antônio ); ( Santo Antônio ); Se a carga estiver obstruindo a visão, transite de marcha a ré, exceto subindo rampas. Se a carga estiver obstruindo a visão, transite de marcha a ré, exceto subindo rampas.

21 21 REGRAS GERAIS. Somente operadores Treinados, Qualificados e Autorizados podem operar empilhadeiras; Somente operadores Treinados, Qualificados e Autorizados podem operar empilhadeiras; Todo operador deve ter CNH ( Carteira Nacional de Habilitação) para veículos automotivos; Todo operador deve ter CNH ( Carteira Nacional de Habilitação) para veículos automotivos; Todo operador deverá portar credencial conforme anexo C-4.1.3; Todo operador deverá portar credencial conforme anexo C-4.1.3; Transitar sempre com os faróis acesos; Transitar sempre com os faróis acesos;

22 22 REGRAS GERAIS. Toda empilhadeira dede estar equipada com : Alarme de ré, Luz de freios, Giroflexe e retrovisores; Toda empilhadeira dede estar equipada com : Alarme de ré, Luz de freios, Giroflexe e retrovisores; Tenha sempre certeza de que o peso a ser transportado, está de acordo com a capacidade da empilhadeira; Tenha sempre certeza de que o peso a ser transportado, está de acordo com a capacidade da empilhadeira; A capacidade da empilhadeira deve estar identificada em local visível. A capacidade da empilhadeira deve estar identificada em local visível.

23 23 REGRAS GERAIS Circular na área com velocidade máxima de 10 km/h; Circular na área com velocidade máxima de 10 km/h; Não fumar, não usar rádio ou celular durante as operações; Não fumar, não usar rádio ou celular durante as operações; Nunca movimentar a empilhadeira com os garfos elevados; Nunca movimentar a empilhadeira com os garfos elevados; Nunca usar a empilhadeira para elevar ou levantar pessoas Nunca usar a empilhadeira para elevar ou levantar pessoas

24 24 Ao observar Mantenha-se sempre atento aos pedestres A preferência é do pedestre.

25 25 Tenha a certeza de que o pedestre está longe, quando você estiver saindo, chegando ou manobrando. O espelho retrovisor é um equipamento muito importante, utilize-o Cuidado !!!

26 26 Permita uma distância segura e sinalize manualmente Vá em Frente para comunicar com quem deverá prosseguir primeiro. Jamais permitir que um pedestre permaneça embaixo de partes elevadas de um veículo.

27 27 Reduza a velocidade nos cruzamentos mesmo providos de semáforos ou espelhos panorâmicos Obedeça a sinalização.

28 28 A frase Tome Cuidado se aplica também a você como operador, dirija cuidadosamente onde pedestres estão trafegando.

29 29 Tipos de EPIs CAPACETE; CAPACETE; ÓCULOS DE SEGURANÇA; ÓCULOS DE SEGURANÇA; BOTA DE SEG. COM BICO DE AÇO; BOTA DE SEG. COM BICO DE AÇO; PROTETOR AURICULAR. PROTETOR AURICULAR.

30 30 A SEGURANÇA SÓ EXISTE QUANDO É PRATICADA

31 31 ? STOP


Carregar ppt "1 Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google