A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO: A sinalização de Trânsito é necessária para o Trânsito correr livre, organizado e seguro, orientando a circulação dos pedestres e dos motoristas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO: A sinalização de Trânsito é necessária para o Trânsito correr livre, organizado e seguro, orientando a circulação dos pedestres e dos motoristas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 INTRODUÇÃO: A sinalização de Trânsito é necessária para o Trânsito correr livre, organizado e seguro, orientando a circulação dos pedestres e dos motoristas. Para isso utilizamos algumas convenções que serão explicadas através das classificações das sinalizações: INTRODUÇÃO: A sinalização de Trânsito é necessária para o Trânsito correr livre, organizado e seguro, orientando a circulação dos pedestres e dos motoristas. Para isso utilizamos algumas convenções que serão explicadas através das classificações das sinalizações:

4 Sinalização Vertical Sinalização Horizontal Sinais Luminosos Gestos produzidos por Motoristas Gestos Produzidos por Agentes de Trânsito Apitos Buzinas Pisca-Pisca Faróis Marcos Quilométricos Sinalização de Obras

5 É um subsistema de sinalização viária, que se utiliza de placas, onde o meio de comunicação (sinal) está na posição vertical, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante instituídas. As placas, classificadas de acordo com as suas funções, são agrupadas em um dos seguintes tipos de sinalizações vertical: Sinalização de Regulamentação; Sinalização de Advertência; Sinalização de Indicação.

6 Tem por finalidade informar ao usuários das condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e seu desrespeito constitui infração

7 Tem por finalidade alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação.

8 Tem por finalidade de dar informações úteis sobre deslocamento, identificando as vias, destino e os locais de interesse, direções e distância, bem como serviços auxiliares.

9 É um subsistema de sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou opostos sobre o pavimento das vias. Tem como função organizar o fluxo de veículos e pedestres.

10 São usados para controlar o fluxo de veículos e de pedestres. E também para dar advertência: Vermelho: Trânsito fechado Amarelo: Advertência Verde: Trânsito Livre

11 Dobrar a Esquerda Dobrar a Direita Diminuir a Marcha ou Parar.

12 Todos os gestos produzidos por Agente de Trânsito prevalecem sobre qualquer outro tipo de sinalização indicada no local.

13 Indica ordem de parada obrigatória para todos os veículos, com exceção do veículo que já estiver no cruzamento.

14 Indica ordem de parada para todos os veículos que vão no sentido indicado pelo braço estendido.

15 Indicam ordem de parada nos dois sentidos.

16 Os apitos usados pelos Agentes de Trânsito servem para ordenar e disciplinar o Trafego 1 Apito breve: Atenção siga. 2 Apitos breves: Pare. 3 Apitos breves: Acender a lanterna 1 Apito Longo: Diminuir a velocidade 1 Apito longo e 1 breve: trânsito impedido em todas as direções. 3 Apitos longos: Motoristas a postos.

17 Buzinar duas vezes rapidamente indica agradecimento.

18 Pisca-Pisca ligado para esquerda: Indica que vem veículo em sentido contrário e que não existe condições seguras de ultrapassagem. Ligado para direita: indica pista livre para a ultrapassagem. Da direita e da esquerda ligados alternadamente repetidas vezes indica caminhão vindo em sentido contrário e alerta para a largura da carroceria.

19 Piscar faróis insistentemente para o veículo que vai a frente ou dar vários toques na buzina, indica que existe alguma anormalidade. Piscar farol, buzinar insistentemente, ligar pisca alerta, indica situação de desespero, como perder o freio, por exemplo.

20 Os marcos que quilômetro também chamamos de dispositivo de referência, são usados para informar ao usuário a sua localização da via.

21 Marcos de obstrução: serve para indicar que a via está bloqueada, devendo possuir dispositivo refletores. Barreiras: são obstáculos, fixos ou móveis colocado para bloquear a circulação em uma pista ou faixa de trânsito.

22 Concluimos que á sinalização de trânsito é a forma mais preventiva pela qual se regula, adverte, orienta, informa, controla a circulação de veículo de pedestres nas vias terrestes, portanto, respeite sempre a sinalização.

23 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO: A sinalização de Trânsito é necessária para o Trânsito correr livre, organizado e seguro, orientando a circulação dos pedestres e dos motoristas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google