A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MM - Brasil TREINAMENTO Material Rodante – Ajustagem da esteira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MM - Brasil TREINAMENTO Material Rodante – Ajustagem da esteira."— Transcrição da apresentação:

1 MM - Brasil TREINAMENTO Material Rodante – Ajustagem da esteira

2 Material Rodante Esteira vedada e lubrificada

3 Material Rodante

4 Objetivo Demonstrar os procedimentos para o correto tensionamento das esteiras.

5 Roda motriz baixa

6 Roda motriz elevada normal

7 Roda motriz elevada TSK

8 Correntes de casquilho rotativo

9 Bucha

10 Corrente Vedada e lubrificada

11 Bucha

12 Ajustagem da tensão das esteiras Tratores com roda motriz baixa.Tratores com roda motriz baixa.

13 Ajustagem de esteira Roda motriz baixa Para ajustagem o trator deverá estar em seu local de trabalho. Deve se parar o trator sem usar os freios. A É o mecanismo de ajustagem da esteira (sob a tampa) e B é o mancal da roda guia atrás do suporte do bulldozzer.

14 Ajustagem de esteira Roda motriz baixa A B Mecanismo de ajustagem Mancal da roda guia

15 Ajustagem de esteira Roda motriz baixa No mecanismo de ajustagem da esteira, ligue a bomba de graxa a graxeira e expanda o ajustador hidráulico da esteira até que a roda guia esteja na sua posição mais afastada. A válvula de alívio deve permanecer fechada.

16 Ajustagem de esteira Roda motriz baixa

17 Nesta altura, a esteira deverá estar quase reta entre o rolete superior dianteiro e a roda guia. Não tente forçar nenhum material acumulado da esteira.

18 Ajustagem de esteira Roda motriz baixa

19

20 No mancal da roda guia dianteira B faça uma marca na armação dos roletes a uma distância de 13 mm ou ½ pol ( 10 mm ou 3/8 nas maquinas com um rolete superior) da borracha traseira da placa de desgaste do mancal da roda guia.

21 Ajustagem de esteira Roda motriz baixa Abra a válvula de alívio do ajustador hidráulico (máximo de uma volta). Cuidado! Existe graxa sobre pressão.

22 Ajustagem de esteira Roda motriz baixa

23 Introduza um pino de esteira ou um pino da barra de tração entre os dentes do segmento da roda motriz, próximo ao elo da esteira.

24 Ajustagem de esteira Roda motriz baixa

25 A seguir movimente a máquina em marcha à ré até que a roda guia recue de 13 mm (1/2) ou mais. O pino ficará aproximadamente na posição 12 horas da roda motriz. A seguir movimente a máquina marcha avante até que o pino fique solto e retire-o da roda motriz.

26 Ajustagem de esteira Roda motriz baixa

27 Ajustagem de esteira Roda motriz elevada Feche a válvula de alívio do ajustador hidráulico. Expanda o ajustador até que a borda traseira do mancal da roda guia fique alinhada com a marca na armação dos roletes. A esteira estará, então corretamente ajustada. A flexão resultante (flecha) poderá variar, dependendo do modelo da máquina, porem a tensão da esteira estará correta.

28 Ajustagem de esteira Roda motriz baixa

29 Ajustagem da tensão das esteiras Tratores com roda motriz elevada.Tratores com roda motriz elevada.

30 Ajustagem de esteira Roda motriz elevada Para ajustagem o trator deverá estar em seu local de trabalho e local plano. Deve se parar o trator sem usar os freios. Com a lâmina em flutuar, force um pouco a frente para não deixar folga entre a roda guia traseira e a motriz.

31 Bucha

32 Ajustagem de esteira Roda motriz elevada Coloque um cordão esticado sobre as garras da esteira, por cima da roda motriz e da roda guia dianteira.

33 Ajustagem de esteira Roda motriz elevada Nos tratores sem rolete superior meça a distância perpendicular ao cordão até a ponta da garra que der a maior distância (flexa). Nota: Para tratores com roletes superiores, meça a flexa em dois pontos: no lado da roda guia dianteira e no lado da roda motriz. Tome a média das duas medidas. (veja tabela)

34 Bucha

35 Ajustagem de esteira Roda motriz elevada Para máquinas sem roletes superior ajusta- se a tensão introduzindo ou deixando escapar a graxa do mecanismo tensor até dar a flecha correta. Para máquinas com roletes superior, introduza graxa até esticar a esteira toda e então afrouxe a válvula de alívio até UMA volta para que saia a graxa.

36 Ajustagem de esteira Roda motriz elevada Cuidado! A graxa está sob pressão. A graxa pode causar ferimentos ou morte. Não olhe para ver se a graxa esta escapando pela válvula de alivio. Ao inves, observe a esteira ou o cilindro tensor para ver se a esteira está se afrouxando.

37 Bucha

38 Ajustagem de esteira Roda motriz elevada Não deixe o comprimento do tubo exposto exceder o limite recomendado na tabela.

39 Bucha

40 Tabela de Flechas – Sem rolete superior

41 Tabela de Flechas – Com rolete superior

42 Tabela para expansão do tubo

43 Material Rodante

44 Material Rodante FIM


Carregar ppt "MM - Brasil TREINAMENTO Material Rodante – Ajustagem da esteira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google