A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 16 2007 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 16 2007 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 AULA SOBRE MOTOR VW A AR TEMA DE HOJE: MONTAGEM SCOPINO TREINAMENTOS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE A USINAGEM 2 DAS PEÇAS.
Nesta aula veremos: MOTOR VW A AR MONTAGEM

6 PRINCÍPIO DO BLOW-BY O OBJETIVO DO ANEL DO PISTÃO É FORNECER UM CONTATO COM VEDAÇÃO ENTRE O PISTÃO E A PAREDE DE SUA RESPECTIVA CAMISA. ESTA VEDAÇÃO EVITA O ESCAPE DE GASES DA MISTURA DA CÂMARA DE COMBUSTÃO PARA O CÁRTER DO MOTOR. QUANTO MAIOR O DESGASTE MAIOR SERÁ ESTA PASSAGEM.

7 PRINCÍPIO DO BLOW-BY PARA DIMINUIR OS EFEITOS AMBIENTAIS, ESTES GASES NÃO DEVEM SER LIBERADOS PARA A ATMOSFERA, E SÃO UTILIZADOS NA MISTURA DO AR + COMBUSTÍVEL QUE ENTRARÁ NA CÂMARA DE COMBUSTÃO PELO SISTEMA CHAMADO “RESPIRO DE ÓLEO” OU “SISTEMA BLOW-BY”.

8 FOTO BLOW-BY

9 BOMBA DE ÓLEO NO RECONDICIONAMENTO DO MOTOR, A BOMBA DE ÓLEO DEVE TER SEU REPARO SUBSTITUÍDO, FORNECIDO COM CARCAÇA PARCIAL, PAR DE ENGRENAGENS E JUNTAS. AS FOLGAS ENTRE ENGRENAGENS E ENTRE CARCAÇA DEVEM OBEDECER A RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE.

10 BOMBA DE ÓLEO

11 A MONTAGEM NO PROCESSO DE MONTAGEM, DEVEMOS TER ATENÇÃO COM A ORGANIZAÇÃO, DISPOSIÇÃO DE PEÇAS, INFORMAÇÕES TÉCNICAS, LIMPEZA E NORMAS DE MONTAGENS. AS FERRAMENTAS PARA MONTAGEM, DE MEDIÇÃO E DE TORQUES DEVEM ESTAR CALIBRADAS. AS PEÇAS DEVEM ESTAR LIMPAS, E JÁ COM AS MEDIÇÕES NECESSÁRIAS.

12 SELOS MECÂNICOS A MONTAGEM DO MOTOR COMEÇA PELA INSTALAÇÃO DE TAMPÕES DENOMINADOS SELOS MECÂNICOS, QUE FAZEM A VEDAÇÃO DE GALERIAS DO ÓLEO LUBRIFICANTE. ESTES SELOS SÃO PUNCIONADOS E FAZEM A VEDAÇÃO SOB PRESSÃO. EM SEGUIDA, SÃO INSTALADAS AS BRONZINAS E BIELAS NO VIRABREQUIM.

13 SELOS MECÂNICOS

14 MONTAGEM VIRABREQUIM AJUSTE AS CAPAS NO CORPO DAS BIELAS, APLIQUE PEQUENA QUANTIDADE DE LUBRIFICANTE NO LADO DE MOVIMENTAÇÃO DA BRONZINA, INSTALE E APERTE COM TORQUE RECOMENDADO SEGUINDO A SEQUÊNCIA E POSIÇÃO DOS CILINDROS. APÓS O APERTO, NÃO PODEM OCORRER TRAVAMENTO DAS BIELAS.

15 BRONZINA FLANGEADA O AJUSTE DESTA BRONZINA NO MANCAL TRASEIRO PODE SER FEITO DURANTE A USINAGEM, OU AGORA NA MONTAGEM. A FOLGA AXIAL DO VIRABREQUIM É DETERMINADA PELAS ARRUELAS INSTALADAS ENTRE A BRONZINA TRASEIRA E O VOLANTE DO MOTOR, FEITO COM O USO DE CÁLIBRE DE LÂMINAS.

16 MEDIÇÕES

17 INSTALANDO O VIRABREQUIM
EM UMA DAS PARTES DA CARCAÇA, LIMPE E ENCAIXE AS BRONZINAS DE MANCAL, SEMPRE COM PEQUENA LUBRIFICAÇÃO NA FACE DE GIRO. ATENÇÃO AO PERFEITO ENCAIXE NOS PINOS DE CENTRALIZAÇÃO DAS BRONZINAS. EM SEGUIDA ENCAIXE O CONJUNTO VIRABREQUIM, BIELAS E ENGRENAGENS.

18 INSTALANDO O VIRABREQUIM

19 INSTALAÇÕES APÓS O ENCAIXE, VERIFIQUE O LIVRE MOVIMENTO DE GIRO DO VIRABREQUIM E JÁ ENCAIXE AS BRONZINAS DO COMANDO DE VÁLVULAS E OS RESPECTIVOS TUCHOS MECÂNICOS DESTA PARTE DA CARCAÇA. NA INSTALAÇÃO DO COMANDO É NECESSÁRIA ATENÇÃO ESPECIAL ÀS MARCAÇÕES DO PONTO MECÂNICO DO MOTOR.

20 MONTAGEM DOS MANCAIS

21 PONTO MECÂNICO

22 OBSERVAÇÕES NA INSTALAÇÃO DO COMANDO DE VÁLVULAS, DEVE-SE OBSERVAR A CORRETA IDENTIFICAÇÃO (P1 – P2 – P3) PARA A CORRETA AJUSTAGEM E MONTAGEM DO MESMO. APÓS O ENCAIXE, CONFIRA SE HÁ RESTRIÇÕES AO MOVIMENTO DE GIRO DOS EIXOS VIRABREQUIM E COMANDO, ANTES DE FECHAR AS CARCAÇAS.

23 O QUE OCORRE SE O PONTO MECÂNICO ESTIVER ERRADO ?
PERGUNTA O QUE OCORRE SE O PONTO MECÂNICO ESTIVER ERRADO ?

24 RESPOSTA ESTE PONTO É DETERMINADO PELAS 2 MARCAS DA ENGRENAGEM DO VIRABREQUIN COM 1 MARCA DO COMANDO, E QUE ESTANDO ERRADAS, CAUSARÁ FALTA DE SINCRONISMO DO MOTOR, PERDA DE POTÊNCIA OU MESMO NÃO FUNCIONAMENTO.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: MOTOR 2007 / 18 LINHA VW A AR PARTE 8 Instrutor Scopino 

26 AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO
E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 16 2007 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google