A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 61 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M SENSORES MAP E TPS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 61 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M SENSORES MAP E TPS."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M SENSORES MAP E TPS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula sobre: SENSORES DE RPM E FASE. Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 05 SENSORES MAP E TPS.

6 DIAGRAMAÇÃO E C U MULTEC M MOTOR 16 V ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO FASE * POSIÇÃO BORBOLETA * SONDA LAMBDA SENSOR MAP * 04 INJETORES MÓDULO DIS CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE VÁLVULA EGR LINEAR COMANDO A/C ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA TEMPERATURA DO AR

7 SENSOR MAP O SENSOR MAP (do inglês Manifold Absolute Pressure) É O SENSOR QUE MEDE A PRESSÃO ABSOLUTA DO COLETOR DE ADMISSÃO DO MOTOR. INFORMA PARA A ECU O VALOR DE DEPRESSÃO (VÁCUO) DO COLETOR QUE SERÁ USADO NOS CÁLCULOS DE MEDIÇÃO DE ENTRADA DE AR PARA COMANDAR OS INJETORES.

8 A ECU RECEBE O SINAL

9 DETALHES O SENSOR MAP PARA FUNCIONAR PRECISA DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA, NESTE CASO TEREMOS TRÊS FIOS EM SEU CONECTOR, ALÉM DO TERMINAL DE RESPOSTA TEMOS AINDA UM ATERRAMENTO E UMA ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DE 5 VOLTS, AMBOS ENVIADOS PELA ECU. A RESPOSTA É EM TEMPO REAL, MESMO COM O MOTOR PARADO.

10 LOCALIZAÇÃO

11 O SENSOR LOCALIZADO NO PAINEL DE FOGO, ENTRE O HABITÁCULO E O MOTOR, ESTÁ CONECTADO AO CHICOTE DA INJEÇÃO, E A LIGAÇÃO AO COLETOR DE ADMISSÃO OCORRE POR MEIO DE UMA MANGUEIRA FLEXÍVEL EM MEDIDA CORRETA E QUE NÃO FECHE COM A DEPRESSÃO. ESTA MANGUEIRA É VENDIDA COMO PEÇA PRONTA.

12 O SENSOR

13 PINOS LIGAÇÕES: PINO A => D15 MASSA PINO B => A7 RESPOSTA PINO C => D8 POSITIVO CONCENTRAR OS TESTES PRIMEIRO NO PINO B, E DEPOIS NA ALIMENTAÇÃO.

14 VALORES O SENSOR MAP ENVIA SINAL EM TENSÃO À ECU SEGUINDO A TABELA: VÁCUO mmhgTENSÃO V 04,8 1603,7 2503,1 4001,8

15 DICA O SINAL DO SENSOR MAP INDICA A DEPRESSÃO NO COLETOR, QUE EM MARCHA LENTA DEVE TER POUCA VARIAÇÃO, SINAL DE SENSOR MAP MUITO ALTO, INDICA IRREGULARIDADE NAS VÁLVULAS (VEDAÇÃO) OU VARIAÇÕES BRUSCAS INDICA SINCRONISMO INCORRETO DA CORREIA DENTADA.

16 SENSOR TPS O SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA ACELERADORA TPS (do inglês Throttle Positon Sensor) INDICA EM SINAL DE TENSÃO, A EXATA POSIÇÃO ANGULAR DA BORBOLETA ACELERADORA, QUE SERVE PARA ECU COMO INDICAÇÃO DA ROTAÇÃO E TORQUE DESEJADOS PELO MOTORISTA.

17 SENSOR TPS

18 FUNÇÃO LOCALIZADO JUNTO AO CORPO DE BORBOLETA, O SENSOR TPS É UM POTENCIÔMETRO ROTATIVO QUE ALIMENTADO COM 5 VOLTS E ATERRADO PELA ECU, ENVIA UM SINAL DE TENSÃO CRESCENTE, PROPORCIONAL AO GIRO DO EIXO DA BORBOLETA. SUA FUNÇÃO É INDICAR ESTA POSIÇÃO À ECU.

19 OS PINOS A LIGAÇÃO DO SENSOR TPS COM A ECU SE DÁ PELOS SEGUINTES PINOS: PINO A => D8 COM 5V PINO B => B2 ATERRAMENTO PINO C => D5 RESPOSTA QUE VARIA DE 0,2 A 1,0 V (fechada) ATÉ 4,8 V (totalmente aberta)

20 SENSOR TPS

21 DICA NESTE SISTEMA MULTEC M, OCORRE FALHA DE MAL CONTATO NO CONECTOR E NOS PINOS DO TPS. PARA TESTAR A PEÇA COM PRECISÃO, É IMPORTANTE A UTILIZAÇÃO DE UM MULTÍMETRO ANALÓGICO OU UM OSCILOSCÓPIO PARA IDENTIFICAR FALHA NA PISTA DO SENSOR.

22 PERGUNTA AS FUNÇÕES DE RESPOSTA DO TPS E MAP SÃO SEMELHANTES ?

23 RESPOSTA SIM. EM AMBOS SENSORES A ECU CALCULA A VAZÃO DE AR ADMITIDA, PARA ENTÃO CALCULAR O VOLUME DE COMBUSTÍVEL.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 63/2008 AULA 06 CORSA 16V Instrutor Scopino


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 61 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M SENSORES MAP E TPS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google