A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 43 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB REDE CAN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 43 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB REDE CAN."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB REDE CAN

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula sobre: SISTEMA DE FASE FRIA DO MOTOR. Agora veremos: IAW 4SF E IAW 4AFB REDE CAN.

6 DIAGRAMAÇÃO E C U IAW 4SF 4AFB ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO * INTERRUPTOR DE FREIO * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * SONDA LAMBDA * MAP+TEMPERATURA DO AR * 04 INJETORES * BOBINAS 1 e 2 * CANISTER * ATUADOR DE M. LENTA * RELÉ BOMBA * LÂMPADA DE DIAGNOSE * CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO * VSS – VELOCIDADE * ACELERADOR ELETRÔNICO * PRESSOSTATO A/C * ELETROVENTILADOR * IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA * POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 * REDE CAN * INTERRUPTOR DE ÓLEO *

7 REDE CAN A COMPLEXIDADE DE SISTEMAS NOS VEÍCULOS E O TRÁFEGO DE INFORMAÇÕES TORNARAM NECESSÁRIOS A APLICAÇÃO DE UMA REDE PARA A COMUNICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE DADOS ENTRE AS UNIDADES ELETRÔNICAS. A ESTE TIPO DE COMUNICAÇÃO CHAMAMOS REDE CAN. (CONTROLER AREA NETWORK)

8 ECU INJEÇÃO

9 COMPOSIÇÃO A REDE CAN DE COMUNICAÇÃO É COMPOSTA PELOS MÓDULOS QUE ESTÃO INTERLIGADOS, E CLARO PELAS DUAS LINHAS DE COMUNICAÇÃO QUE ESTÁ DENTRO DO CHICOTE, OS FIOS DA REDE CAN A E CAN B. NOS SISTEMAS 4SF E 4AFB TEMOS A ECU DA INJEÇÃO, DO PAINEL DE INSTRUMENTOS E DO COMPUTADOR DE BORDO.

10 LOCALIZAÇÃO SOFTWARE + CHICOTE

11 FUNCIONAMENTO A REDE CAN FUNCIONA COM UMA SEQUÊNCIA DE DADOS QUE SÃO TRANSMITIDOS PELOS DOIS FIOS DA REDE, QUE ESTÃO PRÓXIMOS E SÃO UNIDOS E RECEBEM SINAIS INVERTIDOS PARA DIMINUIÇÃO DE RUÍDOS DE TRANSMISSÃO. ESTA MENSAGEM CHEGA À ECU DE DESTINO SEMPRE SEGUINDO REGRAS DE PRIORIDADE.

12 ECU PAINEL DE INSTRUMENTOS

13 FILTRO ANTIRUÍDOS A MENSAGEM TRANSMITIDA É EM SINAL DE BAIXA AMPLITUDE, TANTO QUE COM MULTÍMETRO NÃO É POSSÍVEL IDENTIFICÁ-LA, MESMO COM O OSCILOSCÓPIO FICA IMPOSSÍVEL INTERPRETÁ-LA. ESTE É O MOTIVO DE TERMOS DOIS FIOS NA REDE, COM SINAIS EM ESPELHO (INVERTIDOS) E COM UM RESISTOR NO FIM DA REDE.

14 ECU COMPUTADOR DE BORDO

15 DICA A REDE CAN É UMA REDE DE BAIXO CUSTO, POIS ENVOLVE APENAS SOFTWARE NAS ECU´s E DOIS FIOS DENTRO DO CHICOTE, E O QUE ELA PROPORCIONA DE REDUÇÃO DE PESO COM FIOS, SENSORES, TERMINAIS E FIXAÇÕES FAZEM COM QUE A SUA APLICAÇÃO SEJA UMA REALIDADE HOJE E NOS PRÓXIMOS SISTEMAS.

16 MENSAGEM A MENSAGEM DA REDE CAN DEVE TER AS INFORMAÇÕES DE: ECU DE SAÍDA ECU DE DESTINO NÍVEL DE PRIORIDADE MENSAGEM CONFIRMAÇÃO

17 EXEMPLO DE REDE INJEÇÃO ELETRÔNICA PAINEL DE INSTRUMENTOS BODY COMPUTER

18 ECU´S NO NOVO PÁLIO, AS ECU´s QUE ESTÃO INTERLIGADAS TAMBÉM PODEM SER CHAMADAS DE NÓS. O NOME DA REDE É VeNICE PLUS QUE SIGNIFICA Vehicle Network With Constrols Eletronic Plus, QUE É SEMELHANTE AO UTILIZADO NA FAMÍLIA PÁLIO DESDE 2004, PORÉM AGORA COM MAIS POSSIBILIDADES DE LIGAÇÕES DE ECU´s.

19 COMUNICAÇÃO BINÁRIA É UM TIPO DE TRANSMISSÃO DE DADOS EM FORMATO DE LINGUAGEM DIGITAL PADRÃO BINÁRIO, TIPO 0 E 1. DESTA FORMA NÃO É POSSÍVEL DESCARACTERIZAR OU MUDAR O DESTINO DE UMA MENSAGEM. A REDE CAN TEM TRANSMISSÃO DE DADOS UNIDIRECIONAL.

20 CONFIABLIDADE

21 DICA HÁ VÁRIOS TIPOS DE REDES DE COMUNICAÇÃO EM VEÍCULOS (REDE CAN / VAN / CONFORTO / VeNICE / FLORENCE), E MESMO EM UMA MESMA MONTADORA PODERÁ HAVER DIFERENÇAS NA FORMA DE COMUNICAÇÃO E VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO DE DADOS ENTRE OS MÓDULOS DE COMANDO.

22 PERGUNTA SEM A REDE CAN O MOTOR DO VEÍCULO FUNCIONA ?

23 RESPOSTA NÃO. O IMOBILIZADOR ESTANDO INTERLIGADO NA REDE NÃO HAVERÁ COMUNICAÇÃO COM A ECU DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 45/2008 NOVO PÁLIO 1.0/1.3/1.4 FLEX AULA 18 REDE CAN II Instrutor Scopino


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 43 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB REDE CAN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google