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AULA TÉCNICA 69 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M
MOTOR DE PASSO, LÂMPADA DE ANOMALIA E ELETROVENTILADOR. ATUADORES: SCOPINO TREINAMENTOS

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5 Já tivemos aula sobre: INJETORES, MÓDULO DIS E CANISTER.
Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 08 ATUADORES PARTE 2.

6 E C U DIAGRAMAÇÃO MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA *
VÁLVULA EGR LINEAR ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE * DETONAÇÃO * 04 INJETORES * COMANDO A/C * MÓDULO DIS * FASE * CANISTER * POSIÇÃO BORBOLETA * ELETROVENTILADOR * VSS – VELOCIDADE ATUADOR DE M. LENTA * RELÉ BOMBA SENSOR MAP * AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR * CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR

7 ATUADOR DE MARCHA LENTA
MUITO CONHECIDO POR MOTOR DE PASSO, É O ATUADOR COMANDADO PELA ECU QUE REGULA, AJUSTA E CORRIGE A ROTAÇÃO DE MARCHA LENTA E DE BAIXA ROTAÇÃO DO MOTOR, SEMPRE SEGUINDO OS MAPAS PRÉ DEFINIDOS NA MEMÓRIA, A ECU CONSEGUE ADEQUAR ESTE AJUSTE PARA UM BOM FUNCIONAMENTO.

8 A ECU COMANDA O SINAL

9 MOTOR DE PASSO

10 DETALHES O MOTOR DE PASSO É FORMADO POR DUAS BOBINAS E UM FUSO, ONDE ESTE É GIRADO NO SENTIDO DE AVANÇO OU RECUO, DEPENDENDO DE QUAL BOBINA É ENERGIZADA. É UM COMPONENTE DE DIFÍCIL ACESSO, SENDO SEU TESTE DE BANCADA FUNDAMENTAL PARA PODERMOS MONTAR OU NÃO A PEÇA NO VEÍCULO.

11 LOCALIZAÇÃO

12 2 BOBINAS

13 APRENDIZADO A ECU TEM EM SEUS MAPAS, A POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO E ADEQUAÇÃO DA MELHOR POSIÇÃO DO MOTOR DE PASSO, CONSIDERANDO PARA ISTO, DESGASTES NO MOTOR, ENTUPIMENTO DE FILTROS E INJETORES E ATÉ FORMA DE CONDUÇÃO. SÃO OS PARÂMETROS AUTOADAPTATIVOS.

14 PINOS LIGAÇÕES: TERMINAL A=> PINO A4 DA ECU TERMINAL B=> PINO A3
TERMINAL C=> PINO A1 TERMINAL D=> PINO A2 OBS. TESTE DE RESISTÊNCIA ENTRE TERMINAIS A/B OU C/D: 55 ohms

15 DICA SEMPRE QUE FOR SUBSTITUÍDO OU LIMPO, PARA SINCRONIZAÇÃO DA POSIÇÃO DO MOTOR DE PASSO, É NECESSÁRIO LIGAR E DESLIGAR A IGNIÇÃO CERCA DE 20 VEZES. NO SISTEMA MULTEC M É POSSÍVEL VIA SCANNER ZERAR OS PARÂMETROS AUTOADAPTATIVOS DA POSIÇÃO DO MOTOR DE PASSO.

16 DICA 2 VIA SCANNER, ALÉM DE ZERAR OS PARÂMETROS DO MOTOR DE PASSO, TAMBÉM É POSSÍVEL ZERAR OS PARÂMETROS DO SENSOR DE DETONAÇÃO (MAPEAMENTO DA IGNIÇÃO) E DO SENSOR DE OXIGÊNIO (SONDA LAMBDA – MAPEAMENTO DA INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL).

17 LÂMPADA NO PAINEL

18 LÂMPADA DE ANOMALIA NO SISTEMA MULTEC M, TEMOS O INDICADOR DE FALHAS NO PAINEL DE INSTRUMENTOS, QUE DEMONSTRA AO CONDUTOR A PRESENÇA DE FALHA NO SISTEMA. SEMPRE QUE A LÂMPADA ESTIVER ACESA COM O MOTOR EM FUNCIONAMENTO HÁ FALHA PRESENTE NO SISTEMA.

19 FALHA PRESENTE

20 CÓDIGO DE FALHAS AS FALHAS IDENTIFICADAS PELA ECU FICAM GRAVADAS EM SUA MEMÓRIA, PODENDO SER DO TIPO PRESENTE OU PASSADA. ESTÁ LIGADA AO PINO B10 DA ECU TAMBÉM É POSSÍVEL ACESSAR ESTA MEMÓRIA DE FALHAS VIA SCANNER OU CÓDIGO LAMPEJANTE.

21 CONECTOR DE DIAGNOSE

22 ACESSO AO CÓDIGO FAZER UM JAMPER ENTRE OS PINOS A E B, LIGAR A IGNIÇÃO E CONTAR AS PISCADAS EM FORMA DE DEZENA, ONDE PRIMEIRO PISCA O DÍGITO DA DEZENA E DEPOIS DA UNIDADE, CADA CÓDIGO COMPLETO SE REPETE POR TRÊS VEZES SEGUIDAS E DEPOIS SEGUE AO PRÓXIMO.

23 DICA NESTE SISTEMA MULTEC M, A ECU COMANDA O ACIONAMENTO DO ELETROVENTILADOR COM BASE NO SINAL DO SENSOR ECT, TEMPERATURA DE ÁGUA ATRAVÉS DE SEUS PINOS A14 E B12. PORTANTO NÃO HÁ O INTERRUPTOR NO RADIADOR DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO.

24 O MOTOR DE PASSO É MUITO SUBSTITUÍDO ?
PERGUNTA O MOTOR DE PASSO É MUITO SUBSTITUÍDO ?

25 RESPOSTA SIM. POR SER UM COMPONENTE QUE ATUA CONSTANTEMENTE ACABA POR TER SUA PORCA TRAVA DO FUSO COM DESGASTE.

26 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 71/ AULA 10 - Atuadores CORSA 16V Instrutor Scopino 


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