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AULA TÉCNICA 41 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER ATUADOR DE MARCHA LENTA E CANISTER.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER ATUADOR DE MARCHA LENTA E CANISTER

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

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5 Já tivemos aula sobre VELOCIDADE E MEDIDOR DE NÍVEL na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: FLEXPOWER CELTA 2007 ATUADOR DEMARCHA LENTA E CANISTER

6 DIAGRAMAÇÃO FLEXPOWER E C U MULTEC H TEMPERATURA DE ÁGUA * TEMPERATURA DE AR + MAP* ROTAÇÃO * POSIÇÃO BORBOLETA* DETONAÇÃO * SENSOR DE OXIGÊNIO * 04 INJETORES BOBINA CANISTER* ATUADOR DE M. LENTA* RELÉ BOMBA* LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE * PARTIDA A FRIO SENSOR DE FASE * ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR

7 ATUADOR DE MARCHA LENTA A ECU FAZ O CONTROLE DA ROTAÇÃO DO MOTOR, ATRAVÉS DO ATUADOR CONHECIDO COMO MOTOR DE PASSO. ESTA PEÇA, ESTÁ FIXA NO CORPO DE BORBOLETA, E PERMITE UMA MAIOR OU MENOR PASSAGEM DE AR (DESVIO OU BY-PASS) CONTROLANDO A ROTAÇÃO PROGRAMADA PELA ECU.

8 MOTOR DE PASSO

9 RECEBE ALIMENTAÇÃO POSITIVA E ATERRAMENTO DE FORMA ALTERNADA EM SUAS DUAS BOBINAS INTERNAS. SENDO QUE UMA AVANÇA O FUSO INTERNO E OUTRA RECUA-O. TEM FUNCIONAMENTO CONTROLADO EM TODAS AS ROTAÇÕES, MESMO EM ALTO GIRO.

10 PAINEL DE INSTRUMENTOS

11 ESQUEMA DE LIGAÇÃO IACIAC ECUECU B13 4 B30 B14 B29

12 FUNCIONAMENTO OS SINAIS VINDOS DA ECU, SÃO POSITIVO E NEGATIVO PARA CADA UMA DAS BOBINAS, QUE ESTÃO LIGADAS AOS TERMINAIS 1/2 E 3/4 RESPECTIVAMENTE. NO TESTE DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA DEVEMOS ENCONTRAR O VALOR APROXIMADO DE 50 OHMS COM VARIAÇÃO DE 10%.

13 DICA COM DEFEITO NESTE ATUADOR, A ROTAÇÃO FICA ALTERADA, OU O MOTOR MORRE EM SITUAÇÕES DE DESACELERAÇÃO OU FASE FRIA. RARAMENTE IRÁ SER REGISTRADO FALHA NA MEMÓRIA DO SISTEMA. EXCESSO DE CARBONO OU FOLGA NO ATUADOR SÃO AS FALHAS MAIS COMUNS.

14 TESTE DE FUNCIONAMENTO PODEMOS TESTAR COM A CANETA DE POLARIDADE, OSCILOSCÓPIO OU MULTÍMETRO. UM TESTE PRÁTICO É A ACELERAÇÃO DO MOTOR NO FUNCIONAMENTO INICIAL. APÓS A LIMPEZA OU TROCA DO MOTOR DE PASSO DEVEMOS FAZER SEU SINCRONISMO.

15 CANISTER HERDADO DO SISTEMAS MOVIDO A GASOLINA, O CANISTER TAMBÉM É UTILIZADO NESTE SISTEMA FLEX MULTEC H. A VÁLVULA DE PURGA DO CANISTER É O ATUADOR DE UM SISTEMA, QUE PERMITE A LIMPEZA DOS GASES QUE IRIAM EVAPORAR E PIORAR A SITUAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

16 ECU

17 O FUNCIONAMENTO CONHECIDA COMO VÁLVULA CANP, É UM SOLENÓIDE DO TIPO ABRE/FECHA, QUE INTERLIGA O CANISTER COMPOSTO POR CARVÃO ATIVADO, AO COLETOR DE ADMISSÃO DO MOTOR. RECEBE POSITIVO DO RELÉ PRINCIPAL, E É ATERRADO PELA ECU, EM CIRCUNSTÂNCIAS PRÉ DEFINIDAS.

18 DIAGRAMA CANISTER ECUECU CANISTER B05 A B RELÉ PINO 87

19 LOCALIZAÇÃO CAIXA DO CANISTER

20 CANISTER DEFEITOS NESTE SISTEMA PODEM CAUSAR FALHA NA MEMÓRIA DA ECU, E ACENDIMENTO DA LÂMPADA DE ANOMALIA. MAS NA PRÁTICA NÃO TEREMOS SINTOMAS APARENTE. PODEMOS TESTAR A VÁLVULA DE PURGA COM SCANNER, OU DIRETAMENTE COM TENSÃO DA BATERIA E BOMBA DE VÁCUO.

21 TESTE CANISTER BOMBA DE VÁCUO BATERIA CANPCANP

22 PERGUNTA O MOTOR DE PASSO DEFEITUOSO PODE DANIFICAR O CORPO DE BORBOLETA ?

23 RESPOSTA SIM. SE A FOLGA EM SEU FUSO FOR GRANDE E FICAR RASPANDO NO CORPO PODE DANIFICAR O ORIFICÍO DO BY-PASS.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 43 MULTEC-H AULA 09 CELTA FLEX Instrutor Scopino


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