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AULA TÉCNICA 61 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP 206 1.016V SENSORES PARTE 2.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP V SENSORES PARTE 2

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

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5 Já tivemos aula sobre a SENSOR DE ROTAÇÃO. Agora veremos: MM5-NP V SENSORES PARTE 02

6 DIAGRAMAÇÃO MM5-NP E C U MM5-NP ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO MAP * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 SONDA LAMBDA TEMPERATURA DO AR* 04 INJETORES BOBINAS CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2* AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE ACELERADOR ELETRÔNICO PRESSOSTATO ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR* TEMPERATURA DA ÁGUA POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 REDE MULTIPLEXADA

7 SENSOR MAP O SENSOR MAP TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR À ECU A DEPRESSÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO DO MOTOR, DE FORMA RÁPIDA E PRECISA. ESTÁ FIXO DIRETAMENTE NA LINHA DE DEPRESSÃO DO MOTOR, INFORMANDO EM FORMA DE TENSÃO DE RESPOSTA A CARGA SOLICITADA AO MOTOR.

8 SENSOR MAP

9 FUNCIONAMENTO ESTÁ CONECTADO COM A ECU ATRAVÉS DE 03 TERMINAIS, SENDO UM PINO DE ATERRAMENTO, UM PINO DE ALIMENTAÇÃO DE 5 VOLTS E UM PINO DE RESPOSTA DE SINAL. PINOS: A= MASSA B= SINAL C= ALIMENTAÇÃO 5 VOLTS

10 MAIS DETALHES

11 O VALOR DE RESPOSTA O TESTE NESTE SENSOR É FEITO NO SINAL DE RESPOSTA, MAS HÁ DETALHES DEVIDO À DEPRESSÃO NO COLETOR E DA PRÓPRIA PRESSÃO ATMOSFÉRICA LOCAL, QUE VARIA DE LUGAR PARA LUGAR (ALTITUDE). LOCALIDADES MAIS ALTAS EM RELAÇÃO AO NÍVEL DO MAR TEM PRESSÃO MENOR (MENOS OXIGÊNIO).

12 TESTE MAP MEDIR A TENSÃO DE RESPOSTA DE ACORDO COM A DEPRESSÃO NO COLETOR. DEPRESSÃO mmhgTENSÃO Volts 0,04,1 a 4,6 3002,0 a 2,5 5000,6 a 1,1

13 O COLETOR

14 DICA DO ÓLEO QUANDO SE REMOVE UM SENSOR MAP E NOTA-SE ENCHARCAMENTO DE ÓLEO, ANTES DE SUA SUBSTITUIÇÃO DEVE-SE RESOLVER TAL FALHA, JÁ QUE O ÓLEO NO SENSOR ALTERA A RESPOSTA E DANIFICA A PEÇA. AS CAUSAS MAIS COMUNS SÃO ÓLEO E NÍVEL INCORRETOS OU ENTUPIMENTO DO ORIFÍCIO DE RESPIRO.

15 DETALHE DO RESPIRO O MOTOR VÁLVULAS, SIGLA D4D FORNECIDO E APLICADO TAMBÉM PELA RENAULT ATÉ NOVEMBRO DE 2005, POSSUI NO COLETOR DE ADMISSÃO UM PEQUENO ORIFÍCIO DE RESPIRO, QUE QUANDO ENTUPIDO, ALTERA O SINAL DO SENSOR E A PRESSÃO POSITIVA NA RECIRCULAÇÃO DE GASES DO CÁRTER.

16 DETALHE COLETOR - RESPIRO

17 TEMPERATURA DO AR COM O SINAL DA TEMPERATURA DO AR ADMITIDO, JÁ NO PRÓPRIO CORPO DE BORBOLETA ELETRÔNICO A ECU CONSEGUE MAPEAR MELHOR AS CONDIÇÕES DO AR ADMITIDO. ESTE SINAL É IMPORTANTE PARA O CÁLCULO DA MASSA DE AR ADMITIDA, JÁ QUE A SUA TEMPERATURA AJUDA A CALCULAR SEU EXATO PESO.

18 TEMPERATURA DO AR

19 DICA ESTE SENSOR TAMBÉM NÃO PODE ESTAR ENCHARCADO DE ÓLEO. VALORES: 28 GRAUS -> 1900 a 2200 ohms 50 GRAUS -> 1600 a 1800 ohms

20 A ECU

21 PERGUNTA O SENSOR MAP PODE RETORNAR SINAL INCORRETO OU NÃO PLAUSÍVEL ?

22 RESPOSTA SIM. QUANDO ESTÁ ENCHARCADO COM ÓLEO, OU COM ERRO DE SINCRONISMO MECÂNICO – CORREIA DENTADA MONTADA FORA DE PONTO.

23 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 63 PEUGEOT 206 AULA 05 Instrutor Scopino


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