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AULA TÉCNICA 71 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M ATUADORES: EGR, RELÉ DA BOMBA E DO AR CONDICIONADO.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M ATUADORES: EGR, RELÉ DA BOMBA E DO AR CONDICIONADO.

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

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5 Já tivemos aula sobre: MOTOR DE PASSO, LÂMPADA DE DIAGNOSE E ELETROVENTILADOR Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 09 ATUADORES PARTE 3.

6 DIAGRAMAÇÃO E C U MULTEC M MOTOR 16 V ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO * FASE * POSIÇÃO BORBOLETA * SONDA LAMBDA * SENSOR MAP * 04 INJETORES * MÓDULO DIS * CANISTER * ATUADOR DE M. LENTA * RELÉ BOMBA * LÂMPADA DE DIAGNOSE * CONECTOR DIAGNOSE AR CONDICIONADO * VSS – VELOCIDADE VÁLVULA EGR LINEAR * COMANDO A/C * ELETROVENTILADOR * IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR *

7 VÁLVULA EGR APLICADA NOS MOTORES DA FAMÍLIA CORSA COM 16 V, E NO NOSSO CASO NO SISTEMA MULTEC M TEMOS A VÁLVULA EGR, QUE SIGNIFICA RECIRCULAÇÃO DOS GASES DE ESCAPAMENTO, UMA VÁLVULA ELETRÔNICA CONTROLADA PELA ECU QUE AINDA CONTA COM UM SENSOR ACOPLADO.

8 A ECU COMANDA O SINAL

9 VÁLVULA EGR

10 DETALHES É MAIS UM ATUADOR, MAS COM UM CONTROLE ELETRÔNICO DE ABERTURA. A VÁLVULA EGR NA POSIÇÃO ABERTA FAZ A LIGAÇÃO ENTRE OS COLETORES DE ADMISSÃO E DE ESCAPE, PARA QUE ENTRE UM POUCO DE GÁS QUEIMADO NA ADMISSÃO PARA DIMINUIR A EFICIÊNCIA DA COMBUSTÃO.

11 LOCALIZAÇÃO

12 LOCALIZAÇÃO E FUNÇÃO DE DIFÍCIL LOCALIZAÇÃO, A EGR ESTÁ ABAIXO DO COLETOR DE ADMISSÃO. SUA FUNÇÃO É APENAS PARA EFEITO DE CONTROLE DE POLUENTES, E VISA ELIMINAR OU DIMINUIR A FORMAÇÃO DO GÁS NOx (ÓXIDO DE NITROGÊNIO) QUE OCORRE EM ALTA TEMPERATURA NA CÂMARA DE COMBUSTÃO.

13 SENSOR ACOPLADO

14 PINOS LIGAÇÕES: TERMINAL A=> PINO D1 DA ECU TERMINAL B=> PINO B2 TERMINAL C=> PINO D2 TERMINAL D=> PINO D8 TERMINAL E=> F19 OBS. TESTE DE RESISTÊNCIA ENTRE TERMINAIS A e E: 6 à 10 ohms

15 O SENSOR JUNTO A ESTE ATUADOR TEMOS UM SENSOR QUE INDICA O SEU CORRETO FUNCIONAMENTO, OU SEJA, SEMPRE QUE A ECU COMANDA A ABERTURA DA EGR ESPERA A RESPOSTA DO SENSOR DE PERCENTUAL DE SEU ACIONAMENTO, HAVENDO DIVERGÊNCIAS A ECU REGISTRA O CÓDIGO DE FALHAS.

16 DICA UMA DAS MAIS COMUNS FALHAS NESTE SISTEMA MULTEC M É A EGR. HÁ CASOS DE NECESSIDADE DE TROCA DO COMPONENTE MAS HÁ MUITOS CASOS APENAS DE LIMPEZA DA VÁLVULA E DOS DUTOS DOS COLETORES COM DESCARBONIZANTE.

17 RELÉ DA BOMBA

18 O ACIONAMENTO DA ELETROBOMBA DE COMBUSTÍVEL É FEITO PELA ECU ATRAVÉS DE UM RELÉ, QUE TEM AINDA MAIS ATUADORES PARA ALIMENTAR, SE TORNANDO UMA ESPÉCIE DE COMANDO CENTRAL DE ALIMENTAÇÃO POSITIVA DO SISTEMA.

19 O RELÉ

20 O QUE ALIMENTA TEM QUATRO PINOS SENDO ALIMENTADO PELOS FUSÍVEIS F26 E F19, É COMANDADO PELA ECU ATRAVÉS DO PINO A12, E A TENSÃO DE SAÍDA ALIMENTA COM TENSÃO DA BATERIA A BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL, A VÁLVULA DE PURGA DO CANISTER, E OS INJETORES.

21 COMANDO DO A/C A ECU FAZ O CONTROLE DO AR CONDICIONADO PARA RETOMAR A SUA POTÊNCIA EFETIVA EM CASOS DE FORTE ACELERAÇÃO, PORTANTO, ATRAVÉS DO SINAL DO SENSOR TPS, A ECU COMANDA O DESLIGAMENTO DO COMPRESSOR, PELOS PINOS A8, A15 E B5.

22 DICA NO CORSA GSI, EXISTE UM SISTEMA DE INJEÇÃO SUPLEMENTAR DE AR NO SISTEMA DE ESCAPAMENTO, QUE VISA EMPOBRECER A MISTURA PÓS QUEIMA E PÓS SONDA LAMBDA. É COMPOSTO POR UM RELÉ E UMA ELETROBOMBA SUPLEMENTAR DE AR.

23 PERGUNTA É BAIXO O CUSTO DA EGR ?

24 RESPOSTA NÃO. A PEÇA É MUITO CARA E A MÃO DE OBRA DE SUBSTITUIÇÃO É MUITO DEMORADA TAMBÉM.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 72/2008 AULA 11 - FINAL CORSA 16V Instrutor Scopino

26 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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