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AULA TÉCNICA 45 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER BOBINA E SISTEMA DE PARTIDA A FRIO.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER BOBINA E SISTEMA DE PARTIDA A FRIO

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

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5 Já tivemos aula sobre ELETROINJETOR E ELETROVENTILADOR na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: FLEXPOWER CELTA 2007 BOBINA E SISTEMA DE PARTIDA A FRIO

6 DIAGRAMAÇÃO FLEXPOWER E C U MULTEC H TEMPERATURA DE ÁGUA * TEMPERATURA DE AR + MAP* ROTAÇÃO * POSIÇÃO BORBOLETA* DETONAÇÃO * SENSOR DE OXIGÊNIO * 04 INJETORES* BOBINA* CANISTER* ATUADOR DE M. LENTA* RELÉ BOMBA* LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE * PARTIDA A FRIO* SENSOR DE FASE * ELETROVENTILADOR* IMOBILIZADOR

7 MOTOR VHC 1.0 CABOS DE IGNIÇÃO

8 BOBINA DE IGNIÇÃO O TRANSFORMADOR DE IGNIÇÃO É A PEÇA RESPONSÁVEL POR TRANSFORMAR A BAIXA TENSÃO DA BATERIA EM ALTA TENSÃO REQUERIDA PELAS VELAS DE IGNIÇÃO, NO MOMENTO E AMPLITUDE EXATOS, DETERMINADOS PELO MAPEAMENTO FEITO PELA ECU.

9 A BOBINA

10 DETALHES PARA GERAR A ALTA TENSÃO REQUERIDA PELAS VELAS, A BOBINA É COMPOSTA COM DOIS ENROLAMENTOS ISOLADOS ENTRE SI, ENCAPSULADOS NUMA ÚNICA PEÇA. O SISTEMA DE IGNIÇÃO É ESTÁTICO, SEM O DISTRIBUIDOR, E O CONTROLE DE ATERRAMENTO É FEITO PELA ECU.

11 ESQUEMA DE LIGAÇÃO ECUECU CHAVE 4 B01 B17 CILINDROS BOBINABOBINA

12 FUNCIONAMENTO OS ENROLAMENTOS SÃO LIGADOS AOS CILINDROS 2/3 E 1/4. CADA PAR DE CILINDROS GÊMEOS RECEBEM MAPEAMENTO, ÂNGULO DE PERMANÊNCIA E CONTROLE DE DETONAÇÃO. CHEGA TENSÃO DA BATERIA NO BORNE CENTRAL E ESTE É DISTRIBUÍDO AOS DOIS ENROLAMENTOS.

13 DICA DEVIDO AO USO DE BICOMBUSTÍVEL, A ECU TEM MAPAS ADEQUADOS PARA CADA MISTURA. ESTE CONTROLE É FEITO COM BASE, PRINCIPALMENTE DO SINAL DE DETONAÇÃO. DEVEMOS TER ATENÇÃO ESPECIAL PARA APLICAÇÃO DE VELAS ADEQUADAS A ESTE MOTOR FLEXPOWER.

14 TESTE DE FUNCIONAMENTO PODEMOS TESTAR A BOBINA COM O USO DE UM CENTELHADOR. CASO NÃO EXISTA CENTELHA, VERIFIQUE OS PULSOS COM A CANETA DE POLARIDADE. E ENTÃO MEÇA A RESISTÊNCIA ELÉTRICA, QUE DEVE SER DE 0,8 Ohms PARA O PRIMÁRIO E 5,5 KOhms PARA O SECUNDÁRIO.

15

16 DEFEITO INTERMITENTE É COMUM A BOBINA DESTA LINHA APRESENTAR FALHA INTERMITENTE NA FASE QUENTE E EM RETOMADA DE ACELERAÇÃO. NESTE CASO, AS MEDIÇÕES ELÉTRICAS ESTARÃO DENTRO DA FAIXA DE TRABALHO MAS OS ENGASGOS E FALHAS INDICARÃO A PROVÁVEL CAUSA DO PROBLEMA.

17 DETALHE NA TAMPA

18 PARTIDA A FRIO COMO O SISTEMA É FLEX, DEVEMOS TER UM SISTEMA DE PARTIDA A FRIO, OU SEJA, INJEÇÃO DE UMA PEQUENA QUANTIDADE DE GASOLINA NA FASE FRIA (PARTIDA) EM MISTURAS QUE TENHAM MAIOR QUANTIDADE DE ÁLCOOL. ESTA FUNÇÃO É FUNDAMENTAL PARA O INÍCIO DO FUNCIONAMENTO DO MOTOR À ÁLCOOL.

19 TUBULAÇÃO DE PARTIDA A FRIO

20 O CONTROLE O TESTE DO SISTEMA DE PARTIDA A FRIO PODE SER FEITO ATRAVÉS DO SCANNER, OU ENTÃO, DEVEMOS SABER EM QUAL PROPORÇÃO E COM QUAL TEMPERATURA A ECU TEM EM SUA PROGRAMAÇÃO, A FUNÇÃO DE PARTIDA A FRIO. ESTE CONTROLE É FEITO ATRAVÉS DO RELÉ DE PARTIDA A FRIO.

21 RESERVATÓRIO

22 DIAGRAMA PARTIDA A FRIO ECUECU A13 B04 RELÉ VÁLVULA DE CORTE BOMBA GASOLINA

23 MAPA PARA INJEÇÃO

24 DETALHE COMO FOI POSSÍVEL VERIFICAR NA FIGURA ANTERIOR, A ECU ACIONA O RELÉ DE PARTIDA A FRIO E A VÁLVULA DE CORTE, EM TEMPERATURAS ABAIXO DE 16 GRAUS, COM MISTURAS ACIMA DE 65 % DE ÁLCOOL ACIMA DA ESCALA DE ZERO GRAUS DE TEMPERATURA.

25 PERGUNTA QUANDO TEMOS UMA BOBINA DE IGNIÇÃO QUEIMADA, DEVEMOS TESTAR OU TROCAR QUAIS COMPONENTES ?

26 RESPOSTA DEVEMOS ANALISAR, OU PREVENTIVAMENTE, SUBSTITUIR OS CABOS E VELAS DE IGNIÇÃO, E AINDA O CONECTOR ELÉTRICO DA BOBINA.

27 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 47 MULTEC-H AULA 11 CELTA FLEX Instrutor Scopino


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