A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 45 2007 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 45 2007 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER
BOBINA E SISTEMA DE PARTIDA A FRIO SCOPINO TREINAMENTOS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 BOBINA E SISTEMA DE PARTIDA A FRIO
Já tivemos aula sobre ELETROINJETOR E ELETROVENTILADOR na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: FLEXPOWER CELTA 2007 BOBINA E SISTEMA DE PARTIDA A FRIO

6 DIAGRAMAÇÃO FLEXPOWER
DETONAÇÃO * E C U MULTEC H TEMPERATURA DE ÁGUA * PARTIDA A FRIO* TEMPERATURA DE AR + MAP* LÂMPADA DE DIAGNOSE 04 INJETORES* SENSOR DE FASE * BOBINA* ROTAÇÃO * CANISTER* POSIÇÃO BORBOLETA* ELETROVENTILADOR* VSS – VELOCIDADE * ATUADOR DE M. LENTA* RELÉ BOMBA* SENSOR DE OXIGÊNIO * AR CONDICIONADO CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 IMOBILIZADOR

7 MOTOR VHC 1.0 CABOS DE IGNIÇÃO

8 BOBINA DE IGNIÇÃO O TRANSFORMADOR DE IGNIÇÃO É A PEÇA RESPONSÁVEL POR TRANSFORMAR A BAIXA TENSÃO DA BATERIA EM ALTA TENSÃO REQUERIDA PELAS VELAS DE IGNIÇÃO, NO MOMENTO E AMPLITUDE EXATOS, DETERMINADOS PELO MAPEAMENTO FEITO PELA ECU.

9 A BOBINA

10 DETALHES PARA GERAR A ALTA TENSÃO REQUERIDA PELAS VELAS, A BOBINA É COMPOSTA COM DOIS ENROLAMENTOS ISOLADOS ENTRE SI, ENCAPSULADOS NUMA ÚNICA PEÇA. O SISTEMA DE IGNIÇÃO É ESTÁTICO, SEM O DISTRIBUIDOR, E O CONTROLE DE ATERRAMENTO É FEITO PELA ECU.

11 ESQUEMA DE LIGAÇÃO CILINDROS E C U B O I N A 1 B01 4 CHAVE 2 B17 3

12 FUNCIONAMENTO OS ENROLAMENTOS SÃO LIGADOS AOS CILINDROS 2/3 E 1/4. CADA PAR DE CILINDROS GÊMEOS RECEBEM MAPEAMENTO, ÂNGULO DE PERMANÊNCIA E CONTROLE DE DETONAÇÃO. CHEGA TENSÃO DA BATERIA NO BORNE CENTRAL E ESTE É DISTRIBUÍDO AOS DOIS ENROLAMENTOS.

13 DICA DEVIDO AO USO DE BICOMBUSTÍVEL, A ECU TEM MAPAS ADEQUADOS PARA CADA MISTURA. ESTE CONTROLE É FEITO COM BASE, PRINCIPALMENTE DO SINAL DE DETONAÇÃO. DEVEMOS TER ATENÇÃO ESPECIAL PARA APLICAÇÃO DE VELAS ADEQUADAS A ESTE MOTOR FLEXPOWER.

14 TESTE DE FUNCIONAMENTO
PODEMOS TESTAR A BOBINA COM O USO DE UM CENTELHADOR. CASO NÃO EXISTA CENTELHA, VERIFIQUE OS PULSOS COM A CANETA DE POLARIDADE. E ENTÃO MEÇA A RESISTÊNCIA ELÉTRICA, QUE DEVE SER DE 0,8 Ohms PARA O PRIMÁRIO E 5,5 KOhms PARA O SECUNDÁRIO.

15

16 DEFEITO INTERMITENTE É COMUM A BOBINA DESTA LINHA APRESENTAR FALHA INTERMITENTE NA FASE QUENTE E EM RETOMADA DE ACELERAÇÃO. NESTE CASO, AS MEDIÇÕES ELÉTRICAS ESTARÃO DENTRO DA FAIXA DE TRABALHO MAS OS ENGASGOS E FALHAS INDICARÃO A PROVÁVEL CAUSA DO PROBLEMA.

17 DETALHE NA TAMPA

18 PARTIDA A FRIO COMO O SISTEMA É FLEX, DEVEMOS TER UM SISTEMA DE PARTIDA A FRIO, OU SEJA, INJEÇÃO DE UMA PEQUENA QUANTIDADE DE GASOLINA NA FASE FRIA (PARTIDA) EM MISTURAS QUE TENHAM MAIOR QUANTIDADE DE ÁLCOOL. ESTA FUNÇÃO É FUNDAMENTAL PARA O INÍCIO DO FUNCIONAMENTO DO MOTOR À ÁLCOOL.

19 TUBULAÇÃO DE PARTIDA A FRIO

20 O CONTROLE O TESTE DO SISTEMA DE PARTIDA A FRIO PODE SER FEITO ATRAVÉS DO SCANNER, OU ENTÃO, DEVEMOS SABER EM QUAL PROPORÇÃO E COM QUAL TEMPERATURA A ECU TEM EM SUA PROGRAMAÇÃO, A FUNÇÃO DE PARTIDA A FRIO. ESTE CONTROLE É FEITO ATRAVÉS DO RELÉ DE PARTIDA A FRIO.

21 RESERVATÓRIO

22 DIAGRAMA PARTIDA A FRIO
E C U RELÉ A13 B04 BOMBA GASOLINA VÁLVULA DE CORTE

23 MAPA PARA INJEÇÃO

24 DETALHE COMO FOI POSSÍVEL VERIFICAR NA FIGURA ANTERIOR, A ECU ACIONA O RELÉ DE PARTIDA A FRIO E A VÁLVULA DE CORTE, EM TEMPERATURAS ABAIXO DE 16 GRAUS, COM MISTURAS ACIMA DE 65 % DE ÁLCOOL ACIMA DA ESCALA DE ZERO GRAUS DE TEMPERATURA.

25 BOBINA DE IGNIÇÃO QUEIMADA, DEVEMOS TESTAR OU TROCAR
PERGUNTA QUANDO TEMOS UMA BOBINA DE IGNIÇÃO QUEIMADA, DEVEMOS TESTAR OU TROCAR QUAIS COMPONENTES ?

26 RESPOSTA DEVEMOS ANALISAR, OU PREVENTIVAMENTE, SUBSTITUIR OS CABOS E VELAS DE IGNIÇÃO, E AINDA O CONECTOR ELÉTRICO DA BOBINA.

27 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 47 MULTEC-H AULA 11 CELTA FLEX Instrutor Scopino 


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 45 2007 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google