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AULA TÉCNICA 53 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER CONSIDERAÇÕES FINAIS.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER CONSIDERAÇÕES FINAIS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula sobre DEFEITOS MAIS COMUNS na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: FLEXPOWER CELTA 2007 CONSIDERAÇÕES FINAIS

6 DIAGRAMAÇÃO FLEXPOWER E C U MULTEC H TEMPERATURA DE ÁGUA * TEMPERATURA DE AR + MAP* ROTAÇÃO * POSIÇÃO BORBOLETA* DETONAÇÃO * SENSOR DE OXIGÊNIO * 04 INJETORES* BOBINA* CANISTER* ATUADOR DE M. LENTA* RELÉ BOMBA* LÂMPADA DE DIAGNOSE * CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2* AR CONDICIONADO * VSS – VELOCIDADE * PARTIDA A FRIO* SENSOR DE FASE * ELETROVENTILADOR* IMOBILIZADOR*

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS O SISTEMA MULTEC H, APLICADO NO CELTA FLEX, É CARACTERIZADO POR SER UM SISTEMA MUITO CONFIÁVEL, PORÉM COM ALGUNS DETALHES QUE DEVEM SER OBSERVADOS PELO REPARADOR, E HÁ AINDA, FALHAS RELACIONADAS AO TIPO DE MISTURA DE COMBUSTÍVEL.

8 ECU

9 O QUE É O A/F EM SISTEMAS FLEXS, TEMOS A LEITURA DO A/F ATUAL. A/F SIGNIFICA AIR/FUEL QUE É A RELAÇÃO AR + COMBUSTÍVEL IDEAL PARA AQUELE MOMENTO, DE ACORDO COM A SUPOSTA PROPORÇÃO E QUANTIDADE DE ÁLCOOL E/OU GASOLINA QUE ESTÁ NO TANQUE DE COMBUSTÍVEL.

10 SONDA LAMBDA – A/F

11 ALIMENTAÇÃO DA ECU NA VERIFICAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO DA ECU, DEVEMOS OBSERVAR SEMPRE 03 LEITURAS DIFERENTES: ALIMENTAÇÃO LINHA 30 ALIMENTAÇÃO LINHA 15 ALIMENTAÇÃO LINHA 31

12 LINHA 30 ESTA LINHA DE ALIMENTAÇÃO É CONHECIDA POR LINHA POSITIVO DIRETO DA BATERIA. ESTÁ LIGADA A ECU ATRAVÉS DOS PINOS: A02 A18

13 LINHA 15 ESTA LINHA DE ALIMENTAÇÃO É CONHECIDA POR LINHA POSITIVO APÓS O COMUTADOR DE IGNIÇÃO. ESTÁ LIGADA A ECU PELOS PINOS: A03 A26 (DEPOIS A ECU ENVIA NEGATIVO AO RELÉ POR ESTE PINO)

14 LINHA 31 ESTA LINHA É CONHECIDA POR LINHA LIGADA À MASSA DO VEÍCULO. ESTÁ LIGADA A ECU ATRAVÉS DOS PINOS: A21 (PRESSOSTATO DO A/C) B12

15 DICA OS PONTOS DE ALIMENTAÇÃO POSITIVA E NEGATIVA SEMPRE DEVEM SER CHECADOS, PRINCIPALMENTE APÓS OUTROS SERVIÇOS REALIZADOS NO VEÍCULO, COMO POR EXEMPLO TROCA DE SISTEMA DE EMBREAGEM, OU REPARO NO MOTOR DE PARTIDA OU ALTERNADOR.

16 SISTEMA O.K.

17 ESPECIFICAÇÕES GERAIS ALGUNS DETALHES QUE PODEM INFLUENCIAR NO DIAGNÓSTICO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA MULTEC H: PRESSÃO DE ÓLEO-> 150 KPA 900RPM / 360 A 440 KPA 3000 TIPO DO ÓLEO-> SAE 5W30 15W40 15W50 20W40 3,5L (COM FILTRO) E 3,25 (SEM FILTRO)

18 BORBOLETA SUJA

19 MAIS ESPECIFICAÇÕES BATERIA 42 Ah (55 Ah COM A/C) ALTERNADOR 12V 55 A (70 A COM A/C) REGULADOR DE TENSÃO 14,55 V GAP DAS VELAS-> 0,7 A 0,9 mm CONSUMO DE ÓLEO LUBRIFICANTE A CADA 1000 KM -> 0,75 L

20 MAIS ESPECIFICAÇÕES ROTAÇÃO MÁXIMA-> 6600 RPM COM CORTE DE COMBUSTÍVEL PRESSÃO DA LINHA DE COMBUSTÍVEL -> 3,8 BAR VAZÃO DA BOMBA ELÉTRICA EM 30 SEGUNDOS A PRESSÃO DE 3,8 BAR -> ACIMA DE 780 mL QUANTIDADE PARTIDA A FRIO -> 0,54 L

21 ATERRAMENTO DA ECU

22 CONECTOR DE DIAGNOSE LOCALIZADO NO CENTRO DO PAINEL DE INSTRUMENTOS E SEM CAPA DE FECHAMENTO É O CANAL DE COMUNICAÇÃO COM O SCANNER AUTOMOTIVO, NÃO PERMITINDO O ACESSO VIA CÓDIGO DE FALHAS. OUTROS SISTEMAS COMO ABS, A/C, ALARME E IMOBILIZADOR TAMBÉM UTILIZAM O MESMO CONECTOR.

23 CONECTOR ALDL

24 PERGUNTA BAIXA VAZÃO NA LINHA DE COMBUSTÍVEL PODE SER CAUSADO POR ?

25 RESPOSTA.BOMBA DE COMBUSTÍVEL FRACA.PRÉ FILTRO ENTUPIDO.FILTRO DE COMBUSTÍVEL ENTUPIDO

26 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 55 NOVO ASSUNTO PEUGEOT 206 Instrutor Scopino

27 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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