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AULA TÉCNICA 59 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP 206 1.016V SENSORES PARTE 1.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP V SENSORES PARTE 1

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

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5 Já tivemos aula sobre a SUB SISTEMA DE COMBUSTÍVEL. Agora veremos: MM5-NP V SENSORES PARTE 01

6 DIAGRAMAÇÃO MM5-NP E C U MM5-NP ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO MAP * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 SONDA LAMBDA TEMPERATURA DO AR 04 INJETORES BOBINAS CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2* AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE ACELERADOR ELETRÔNICO PRESSOSTATO ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR* TEMPERATURA DA ÁGUA POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 REDE MULTIPLEXADA

7 SENSOR DE ROTAÇÃO SEMPRE CONSIDERADO COMO O PRINCIPAL SINAL QUE A ECU RECEBE, ESTE SENSOR ESTÁ FIXO NA CARCAÇA DA CAIXA DE MUDANÇAS, ESTANDO A SUA BOBINA INTERNA APONTADA PARA O VOLANTE DO MOTOR. JÁ POSSUI EM SUA CARCAÇA O SUPORTE DE FIXAÇÃO.

8 SENSOR DE ROTAÇÃO

9 FUNCIONAMENTO ESTÁ CONECTADO COM A ECU ATRAVÉS DE DOIS TERMINAIS, DE ONDE RECEBE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA PARA ENERGIZAR SUA BOBINA INTERNA (ENROLAMENTO), E AO RECEBER ALTERAÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICO ATRAVÉS DE DENTES DO VOLANTE DO MOTOR, GERA UM SINAL ELÉTRICO.

10 MAIS DETALHES

11 O VALOR O TESTE NESTE SENSOR PODE SER FEITO ATRAVÉS DE OSCILOSCÓPIO, OU UMA SIMPLES MEDIÇÃO DE RESISTÊNCIA. PARA MEDIR A RESITÊNCIA, REMOVA O SENSOR DA CARCAÇA DO CÂMBIO APÓS DESCONECTÁ-LO, E VERIFIQUE O VALOR: de 200 a 270 OHMS

12 A BOBINA

13 OUTROS MODELOS DEPENDENDO DA MOTORIZAÇÃO UTILIZADA, PODEMOS TER VARIAÇÕES NO SUPORTE DO SENSOR DE ROTAÇÃO, EMBORA NÃO SEJAM PEÇAS INTERCAMBEÁVEIS, O PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO PERMANECE O MESMO.

14 OUTROS MODELOS

15 FALHA INTERMITENTE O SENSOR DE ROTAÇÃO PODE APRESENTAR FALHA INTERMITENTE NESTA LINHA, PRINCIPALMENTE NA FASE DE PARTIDA A QUENTE, ONDE HÁ SINAL DE PARTIDA (MOTOR DE ARRANQUE) MAS NÃO HÁ PULSO NAS BOBINAS E NOS ELETROINJETORES. ESTE TIPO DE FALHA FICA REGISTRADO NA MEMÓRIA DA ECU.

16 MOTOR NÃO PEGA

17 SENSOR DE RPM+PMS COM O SINAL DESTE SENSOR, A ECU CONSEGUE MAPEAR O SISTEMA DE COMBUSTÍVEL E DE IGNIÇÃO COM GRANDE PRECISÃO, POIS A ROTAÇÃO DO MOTOR E POSIÇÃO DOS PMS´s FICAM BEM DEFINIDOS COM ESTA INFORMAÇÃO.

18 A ECU

19 DICA 01 O CONECTOR ELÉTRICO NESTE SISTEMA TAMBÉM APRESENTA FALHA DE CONTATO, QUE EMBORA SEJA CONSIDERADO SIMPLES, É DE DIFÍCIL IDENTIFICAÇÃO, POIS OCORRE O AFASTAMENTO DE SEUS TERMINAIS INTERNOS, GERANDO UM SINAL INCORRETO OU MESMO NENHUM SINAL.

20 DICA 02 O CONECTOR ELÉTRICO LADO ECU POR TER OS TERMINAIS EXTREMAMENTE PEQUENOS E FINOS, PODEM SER FACILMENTE DANIFICADOS, GERANDO TAMBÉM MAL CONTATO OU ATÉ NÃO FUNCIONAMENTO DO MOTOR, MUITO CUIDADO E FIQUE ATENTO A MAIS ESTA DICA.

21 O CONECTOR

22 PERGUNTA O TESTE DESTE SENSOR PODE SER VIA SCANNER ?

23 RESPOSTA SIM. UTILIZANDO EM LEITURAS, BASTA ACIONAR A PARTIDA E VERIFICAR O SINAL NA TELA DO SCANNER.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 61 PEUGEOT 206 AULA 04 Instrutor Scopino


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