Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
2
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP 206 1.016V
REDE CAN SCOPINO TREINAMENTOS
3
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
4
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !
5
Já tivemos aula sobre o SENSOR DE OXIGÊNIO, PRESSOSTATO E DE DETONAÇÃO.
Agora veremos: MM5-NP V REDE CAN
6
ACELERADOR ELETRÔNICO
DIAGRAMAÇÃO MM5-NP SONDA LAMBDA * E C U MM5-NP REDE MULTIPLEXADA ROTAÇÃO E PMS * ACELERADOR ELETRÔNICO DETONAÇÃO * LÂMPADA DE DIAGNOSE PRESSOSTATO * 04 INJETORES BOBINAS MAP * CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * ELETROVENTILADOR VSS – VELOCIDADE * ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA TEMPERATURA DO AR* AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA* POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2* CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2* IMOBILIZADOR*
7
O QUE É A REDE CAN A PARTIR DO ANO 2002, A LINHA PEUGEOT v É EQUIPADA COM A REDE CAN DE COMUNICAÇÃO, QUE SIGNIFICA: C- CONTROLLER A- AREA N- NETWORK = CONTROLE DE AREA DE COMUNICAÇÃO
8
ECU CSI – BODY COMPUTER
9
FUNCIONAMENTO HÁ UMA COMUNICAÇÃO, ATRAVÉS DE DOIS FIOS TRANÇADOS, ENTRE AS UNIDADES DE CONTROLE ELETRÔNICO ESPALHADAS NO VEÍCULO. DE FORMA DIGITAL E COM ALTA VELOCIDADE HÁ TRANSMISSÃO DE DADOS POR ESTES FIOS COM PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO.
10
CONFIABILIDADE A COMUNICAÇÃO VIA REDE CAN É CONFIÁVEL, POIS EM SUA ARQUITETURA ESTÁ PRÉ-ESTABELECIDO ALGUNS CAMINHOS ENTRE AS CENTRAIS DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, CENTRAL DO BODY COMPUTER OU CSI, CENTRAL DO PAINEL DE INSTRUMENTOS. OS FIOS TRANÇADOS DIMINUEM A INTERFERÊNCIA EXTERNA.
11
CENTRAL PAINEL DE INSTRUMENTOS
12
MULTIPLEXADO ? É EXATAMENTE ESTE NOME, MULTIPLEXADO, QUE É UTILIZADO NA FAMÍLIA PEUGEOT PARA IDENTIFICAR SE O VEÍCULO EM QUESTÃO POSSUI OU NÃO A REDE DE COMUNICAÇÃO. PARA SE DESCOBRIR SE É MULTIPLEXADO, TAMBÉM PODEMOS ACESSAR VIA SCANNER AS DEMAIS CENTRAIS NO VEÍCULO.
13
ADAPTAÇÃO PARA SE ADAPTAR AS CENTRAIS DO SISTEMA, SE FAZ NECESSÁRIA A INSERÇÃO DE SENHA VIA SCANNER. O SISTEMA DE IMOBILIZADOR, CÓDIGO DA CHAVE ESTÁ LIGADO DIRETAMENTE À CENTRAL DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, CONHECIDO COMO SISTEMA ANTIARRANQUE.
14
DICA NÃO É FÁCIL MEDIR A REDE CAN DE COMUNICAÇÃO, APENAS VIA OSCILOSCÓPIO É POSSÍVEL VER ALGUNS SINAIS, MESMO ASSIM NÃO DÁ PARA IDENTIFICÁ-LOS. MAS SE HÁ FUNCIONAMENTO NO SISTEMA MOTRIZ, PAINEL COM ACIONAMENTO CORRETO E DEMAIS COMPONENTES ELÉTRICOS, A REDE ESTÁ NORMAL.
15
A ECU DA INJEÇÃO A COMUNICAÇÃO DA REDE CAN COM A INJEÇÃO ELETRÔNICA OCORRE ATRAVÉS DOS PINOS AJ3 E AK3, OU SEJA, OS DOIS FIOS TRANÇADOS DA REDE FAZ UM SERVIÇO DE LEVA E TRÁS DE SINAIS COM PADRÃO DE PROTOCOLO ONDE HÁ COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E SINAIS.
16
ECU - INJEÇÃO
17
IMOBILIZADOR É DE SÉRIE NO v O SISTEMA CHAMADO ANTIFURTO, QUE ATRAVÉS DE UM TRANSPONDER DENTRO DA CHAVE DE IGNIÇÃO, EMITE UM SINAL CAPTADO PELA BOBINA ANTENA AO REDOR DO COMUTADOR, E O ENVIA À ECU DA INJEÇÃO PARA COMPARAÇÃO E LIBERAÇÃO DE SEU FUNCIONAMENTO.
18
TRANSPONDER
19
CSI TRAVADA EM CASOS EM QUE A CSI, BODY COMPUTER, ESTIVER TRAVADA, DEVE-SE ATRAVÉS DE UM SCANNER CONHECER ESTA CAUSA, E ENTÃO FAZER A SUA ADAPTAÇÃO COM INSERÇÃO DE SENHA ESPECÍFICA VIA CONCESSIONÁRIO COM A INFORMAÇÃO DO NÚMERO DO CHASSIS DO VEÍCULO.
20
FUSÍVEIS NA CSI
21
A REDE CAN ENVOLVE OS DEMAIS SISTEMAS ELÉTRICOS DO VEÍCULO ?
PERGUNTA A REDE CAN ENVOLVE OS DEMAIS SISTEMAS ELÉTRICOS DO VEÍCULO ?
22
RESPOSTA NÃO. A REDE CAN É DA PARTE MOTRIZ, ENQUANTO QUE A CHAMADA REDE VAN FAZ A PARTE DE CONFORTO E CONVENIÊNCIA (VIDROS, TRAVAS, RÁDIO, ETC).
23
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2008 / 01 PEUGEOT 206 AULA 09 Instrutor Scopino
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.