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AULA TÉCNICA 69 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP 206 1.016V REDE CAN.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP V REDE CAN

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula sobre o SENSOR DE OXIGÊNIO, PRESSOSTATO E DE DETONAÇÃO. Agora veremos: MM5-NP V REDE CAN

6 DIAGRAMAÇÃO MM5-NP E C U MM5-NP ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO * MAP * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * SONDA LAMBDA * TEMPERATURA DO AR* 04 INJETORES BOBINAS CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2* AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE * ACELERADOR ELETRÔNICO PRESSOSTATO * ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR* TEMPERATURA DA ÁGUA* POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2* REDE MULTIPLEXADA

7 O QUE É A REDE CAN A PARTIR DO ANO 2002, A LINHA PEUGEOT v É EQUIPADA COM A REDE CAN DE COMUNICAÇÃO, QUE SIGNIFICA: C- CONTROLLER A- AREA N- NETWORK = CONTROLE DE AREA DE COMUNICAÇÃO

8 ECU CSI – BODY COMPUTER

9 FUNCIONAMENTO HÁ UMA COMUNICAÇÃO, ATRAVÉS DE DOIS FIOS TRANÇADOS, ENTRE AS UNIDADES DE CONTROLE ELETRÔNICO ESPALHADAS NO VEÍCULO. DE FORMA DIGITAL E COM ALTA VELOCIDADE HÁ TRANSMISSÃO DE DADOS POR ESTES FIOS COM PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO.

10 CONFIABILIDADE A COMUNICAÇÃO VIA REDE CAN É CONFIÁVEL, POIS EM SUA ARQUITETURA ESTÁ PRÉ- ESTABELECIDO ALGUNS CAMINHOS ENTRE AS CENTRAIS DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, CENTRAL DO BODY COMPUTER OU CSI, CENTRAL DO PAINEL DE INSTRUMENTOS. OS FIOS TRANÇADOS DIMINUEM A INTERFERÊNCIA EXTERNA.

11 CENTRAL PAINEL DE INSTRUMENTOS

12 MULTIPLEXADO ? É EXATAMENTE ESTE NOME, MULTIPLEXADO, QUE É UTILIZADO NA FAMÍLIA PEUGEOT PARA IDENTIFICAR SE O VEÍCULO EM QUESTÃO POSSUI OU NÃO A REDE DE COMUNICAÇÃO. PARA SE DESCOBRIR SE É MULTIPLEXADO, TAMBÉM PODEMOS ACESSAR VIA SCANNER AS DEMAIS CENTRAIS NO VEÍCULO.

13 ADAPTAÇÃO PARA SE ADAPTAR AS CENTRAIS DO SISTEMA, SE FAZ NECESSÁRIA A INSERÇÃO DE SENHA VIA SCANNER. O SISTEMA DE IMOBILIZADOR, CÓDIGO DA CHAVE ESTÁ LIGADO DIRETAMENTE À CENTRAL DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, CONHECIDO COMO SISTEMA ANTIARRANQUE.

14 DICA NÃO É FÁCIL MEDIR A REDE CAN DE COMUNICAÇÃO, APENAS VIA OSCILOSCÓPIO É POSSÍVEL VER ALGUNS SINAIS, MESMO ASSIM NÃO DÁ PARA IDENTIFICÁ-LOS. MAS SE HÁ FUNCIONAMENTO NO SISTEMA MOTRIZ, PAINEL COM ACIONAMENTO CORRETO E DEMAIS COMPONENTES ELÉTRICOS, A REDE ESTÁ NORMAL.

15 A ECU DA INJEÇÃO A COMUNICAÇÃO DA REDE CAN COM A INJEÇÃO ELETRÔNICA OCORRE ATRAVÉS DOS PINOS AJ3 E AK3, OU SEJA, OS DOIS FIOS TRANÇADOS DA REDE FAZ UM SERVIÇO DE LEVA E TRÁS DE SINAIS COM PADRÃO DE PROTOCOLO ONDE HÁ COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E SINAIS.

16 ECU - INJEÇÃO

17 IMOBILIZADOR É DE SÉRIE NO v O SISTEMA CHAMADO ANTIFURTO, QUE ATRAVÉS DE UM TRANSPONDER DENTRO DA CHAVE DE IGNIÇÃO, EMITE UM SINAL CAPTADO PELA BOBINA ANTENA AO REDOR DO COMUTADOR, E O ENVIA À ECU DA INJEÇÃO PARA COMPARAÇÃO E LIBERAÇÃO DE SEU FUNCIONAMENTO.

18 TRANSPONDER

19 CSI TRAVADA EM CASOS EM QUE A CSI, BODY COMPUTER, ESTIVER TRAVADA, DEVE-SE ATRAVÉS DE UM SCANNER CONHECER ESTA CAUSA, E ENTÃO FAZER A SUA ADAPTAÇÃO COM INSERÇÃO DE SENHA ESPECÍFICA VIA CONCESSIONÁRIO COM A INFORMAÇÃO DO NÚMERO DO CHASSIS DO VEÍCULO.

20 FUSÍVEIS NA CSI

21 PERGUNTA A REDE CAN ENVOLVE OS DEMAIS SISTEMAS ELÉTRICOS DO VEÍCULO ?

22 RESPOSTA NÃO. A REDE CAN É DA PARTE MOTRIZ, ENQUANTO QUE A CHAMADA REDE VAN FAZ A PARTE DE CONFORTO E CONVENIÊNCIA (VIDROS, TRAVAS, RÁDIO, ETC).

23 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2008 / 01 PEUGEOT 206 AULA 09 Instrutor Scopino


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