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A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 33 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

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1 A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

2 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

3 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB ATUADORES ATUADOR DE MARCHA LENTA

4 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

5 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

6 Já tivemos aula sobre: ELETROINJETORES. Agora veremos: IAW 4SF E IAW 4AFB ATUADORES DE MARCHA LENTA.

7 DIAGRAMAÇÃO E C U IAW 4SF 4AFB ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO * INTERRUPTOR DE FREIO * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * SONDA LAMBDA * MAP+TEMPERATURA DO AR * 04 INJETORES * BOBINAS 1 e 2 CANISTER ATUADOR DE M. LENTA * RELÉ BOMBA * LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE * ACELERADOR ELETRÔNICO * PRESSOSTATO A/C * ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA * POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 * REDE CAN INTERRUPTOR DE ÓLEO *

8 ATUADORES DE MARCHA LENTA NO NOVO PÁLIO DA FIAT, TEMOS DOIS TIPOS DE CONTROLES EFETUADOS POR ATUADORES NA QUESTÃO ROTAÇÃO DE BAIXA, MÉDIA E ALTA ACELERAÇÕES. PODEMOS TER O CONTROLE SIMPLES EFETUADO ATRAVÉS DE MOTOR DE PASSO E O SISTEMA DRIVE BY WIRE, COM CONTROLE TOTAL DA BORBOLETA.

9 MOTOR DE PASSO – 4AFB

10 CORPO ELETRÔNICO – 4SF

11 FUNÇÕES OS ATUADORES DE MARCHA LENTA, TEM POR FUNÇÃO, CONTROLAR A PASSAGEM DE AR DE MODO QUE O MOTOR NÃO PARE DE FUNCIONAR NA MENOR ROTAÇÃO POSSÍVEL, INCLUSIVE NA SUA FASE FRIA, SEMPRE CONTROLADO DE FORMA MINUCIOSA PELA ECU DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.

12 LOCALIZAÇÃO

13 FUNCIONAMENTO LOCALIZADO SOB O COLETOR DE ADMISSÃO, O CORPO DE BORBOLETA POSSUI UM DIÂMETRO DIMENSIONADO DE ACORDO COM A SUA VAZÃO DE AR ADMITIDA, POR ISSO SE O MOTOR É 1.0 TEMOS UM DIÂMETRO, SE FOR 1.4 TEREMOS UMA PASSAGEM DE AR MAIOR. ATRAVÉS DE PULSOS A ECU CONTROLA ESTA ROTAÇÃO.

14 MOTOR DE PASSO – 4AFB

15 O MOTOR DE PASSO UTILIZADO, É SEMELHANTE A ALGUNS JÁ APRESENTADOS NA UMEC, COM CONTROLE DE AVANÇO E RECUO FEITO PELA ECU, ATRAVÉS DE PULSOS NAS DUAS BOBINAS INTERNAS (50 Ohms cada), QUE CONTROLA UM FUSO E ASSIM UM OBTURADOR QUE ABRE OU FECHA UM BY-PASS NO CORPO DE BORBOLETA.

16 CRAVADO

17 DICA A SUBSTITUIÇÃO DO MOTOR DE PASSO CRAVADO, DEVE SER FEITA COM UM EXTRATOR ESPECIAL, JÁ QUE NÃO POSSUI PARAFUSOS. OS TESTES E LIMPEZA, DEVEM SER FEITOS COM O CORPO DE BORBOLETA FORA DO VEÍCULO, COM O AUXÍLIO DE UM CONTROLADOR DE MOTOR DE PASSO.

18 CORPO ELETRÔNICO SEM O CONTROLE MECÂNICO DO CABO DO ACELERADOR, A ECU CONTROLA A POSIÇÃO DA BORBOLETA EM TODAS AS POSIÇÕES POSSÍVEIS. ESTE CONTROLE EFETUADO EM MARCHA LENTA É MUITO PRECISO, E QUANDO SOLICITADO A ACELERAÇÃO, A RESPOSTA É IMEDIATA.

19 TERMINAL COM 6 PINOS

20 TESTE E LIMPEZA AO SER LIGADA A IGNIÇÃO, OU VIA SCANNER, É POSSÍVEL FAZER UM TESTE DE FUNCIONAMENTO EM ATUADORES. ATRAVÉS DE PULSOS ENVIADOS E INVERTIDOS, A ECU CONTROLA O MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA NO CORPO DE BORBOLETA. A LIMPEZA DEVE SER EFETUADA SEMPRE COM O CORPO DESCONECTADO.

21 PINAGEM DO CORPO DBW SISTEMA 4SF: 1= MASSA DOS POTENCIÔMETROS 2= RESPOSTA DO POTENCIÔMETRO 1 3= COMANDO + DA BORBOLETA 4= COMANDO – DA BORBOLETA 5= POSITIVO 5V POTENCIÔMETROS 6= RESPOSTA DO POT. 2

22 RECOVERY – EMERGÊNCIA

23 DICA QUANDO FALTAR ALIMENTAÇÃO OU FALHA DE COMUNICAÇÃO ENTRE O CORPO, ECU E O SENSOR DE PEDAL, O SISTEMA ENTRA EM RECOVERY, SENDO QUE POR AÇÃO DO RECUO DO MOTOR DE CC DEIXA A BORBOLETA EM UMA POSIÇÃO PRÓXIMA A 10º ABERTA, PERMITINDO CONDUZIR EM BAIXA ROTAÇÃO NO MOTOR.

24 PERGUNTA QUAL É O LIMITE MÁXIMO DE ROTAÇÃO CONTROLADO PELA ECU ?

25 RESPOSTA A ECU FAZ O CONTROLE DE ROTAÇÃO ATÉ RPM.

26 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 35/2008 NOVO PÁLIO 1.0/1.3/1.4 FLEX AULA 13 Instrutor Scopino


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