A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 45 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB REDE CAN II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 45 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB REDE CAN II."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB REDE CAN II

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula sobre: REDE CAN. Agora veremos: IAW 4SF E IAW 4AFB REDE CAN PARTE II.

6 DIAGRAMAÇÃO E C U IAW 4SF 4AFB ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO * INTERRUPTOR DE FREIO * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * SONDA LAMBDA * MAP+TEMPERATURA DO AR * 04 INJETORES * BOBINAS 1 e 2 * CANISTER * ATUADOR DE M. LENTA * RELÉ BOMBA * LÂMPADA DE DIAGNOSE * CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO * VSS – VELOCIDADE * ACELERADOR ELETRÔNICO * PRESSOSTATO A/C * ELETROVENTILADOR * IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA * POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 * REDE CAN * INTERRUPTOR DE ÓLEO *

7 REDE CAN NESTA SEGUNDA AULA DA REDE CAN, VAMOS APRESENTAR OS PINOS QUE HÁ LIGAÇÃO DA REDE CAN DO NOVO PÁLIO EM CADA UMA DAS CENTRAIS DE COMANDO INTERLIGADAS, INJEÇÃO ELETRÔNICA, COMPUTADOR DE BORDO E PAINEL DE INSTRUMENTOS.

8 ECU INJEÇÃO

9 DETALHES ALÉM DA LIGAÇÃO ENTRE SI, O MAIS IMPORTANTE É RESSALTAR O CAMINHO DE CADA INFORMAÇÃO, POIS SOMENTE ASSIM SERÁ POSSÍVEL ENTENDER A GRANDE VANTAGEM QUE É UTILIZAR UMA REDE DE COMUNICAÇÃO. SEMPRE TEREMOS O SENSOR LIGADO DIRETAMENTE A UMA ECU, NÃO HÁ SENSORES LIGADOS À REDE.

10 SENSOR DE ROTAÇÕES

11 EXEMPLO A INFORMAÇÃO DO SENSOR DE ROTAÇÃO, QUE VOCÊ JÁ VIU AQUI NA UMEC, VAI DIRETAMENTE À ECU QUE MAIS PRECISA DESTA INFORMAÇÃO, A DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PARA QUE O MOTOR POSSA FUNCIONAR, DEPOIS VIA REDE CAN, ESTA INFORMAÇÃO VAI PARA O BC E PARA O PAINEL DE INSTRUMENTOS.

12 ROTAÇÕES DO MOTOR

13 TACÔMETRO SERÁ QUE É MAIS IMPORTANTE CHEGAR O SINAL DO SENSOR DE ROTAÇÃO PARA O MÓDULO DO PAINEL (TACÔMETRO) OU PARA A CENTRAL DA INJEÇÃO. LÓGICO QUE É PARA A INJEÇÃO, LOGO TODOS OS SINAIS SÃO PRIMEIRO ENCAMINHADOS À CENTRAL QUE MAIS PRECISA DA INFORMAÇÃO, COMO SE O VEÍCULO NÃO TIVESSE A REDE DE COMUNICAÇÃO.

14 ECU COMPUTADOR DE BORDO

15 DICA PRATICAMENTE TODAS INFORMAÇÕES CHEGAM Á CENTRAL DO BODY COMPUTER, POIS É COMO SE ESTE FOSSE UM MÓDULO CENTRAL, ASSIM OS COMANDOS ELÉTRICOS PASSAM POR ESTA ECU E OS COMANDOS DOS RELÉS TAMBÉM. APENAS LINHAS DISTINTAS COMO O AIR BAG E ABS NÃO TEM LIGAÇÃO COM O BC.

16 FIOS LIGADOS À REDE NA ECU PAINEL DE INSTRUMENTOS OS PINOS LIGADOS À REDE SÃO: PINO 8= CAN B PINO 9= CAN A NA ECU BODY COMPUTER TEMOS: PINO 5= CAN B PINO 7= CAN A

17 ECU PAINEL DE INSTRUMENTOS

18 INJEÇÃO NA ECU 4AFB FLEX, OS PINOS LIGADOS À REDE CAN SÃO; 06= CAN A 32= CAN B NA ECU IAW 4SF SÃO: 14= CAN A 25= CAN B

19 CONECTOR DE DIAGNOSE NO CONECTOR PARÃO OBDII E EOBD DE 16 PINOS, TEMOS NO PINO 6 A LIGAÇÃO DO CAN B E O PINO 14 A LIGAÇÃO COM O CAN A. ESTA LIGAÇÃO É UM PADRÃO MUNDIAL. A COMUNICAÇÃO COM A REDE CAN É DE VELOCIDADE DIFERENTE, PORTANTO, OS SCANNER DEVEM TER CONVERSOR DE SINAL INTERNAMENTE OU NO SEU CONECTOR.

20 CONECTOR DE DIAGNOSE

21 DICA A REDE CAN DO NOVO PÁLIO ESTÁ LIGADA ÀS OUTRAS CENTRAIS, COMO A DE RÁDIO, DE LEVANTAMENTO DE VIDROS E AO SISTEMA DE ALARME. NESTES CASOS TEMOS PROGRAMAÇÕES A SEREM EFETUADAS OU FUNÇÕES QUE A REDE EXECUTA COMO AO ACIONAR O ALARME TRAVA AS PORTAS E SÃO FECHADOS OS VIDROS.

22 PERGUNTA COMO FAÇO O DIAGNÓSTICO DE FALHAS NA REDE ?

23 RESPOSTA PRIMEIRO DEVE SER FEITO UM RIGOROSO ESTUDO DO ESQUEMA ELÉTRICO, PARA SE SABER DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI CADA SINAL DOS SENSORES. COM O SCANNER VOCÊ PODE TER MAIS INFORMAÇÕES PROCURANDO AS LEITURAS EM CADA UM DOS MÓDULOS DO SISTEMA.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 47/2008 NOVO PÁLIO 1.0/1.3/1.4 FLEX AULA 19 REDE CAN III Instrutor Scopino


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 45 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB REDE CAN II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google