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AULA TÉCNICA 72 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M CONSIDERAÇÕES FINAIS.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M CONSIDERAÇÕES FINAIS.

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

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5 Já tivemos aula sobre: EGR, RELÉ DA BOMBA E A/C. Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 10 CONSIDERAÇÕES FINAIS.

6 DIAGRAMAÇÃO E C U MULTEC M MOTOR 16 V ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO * FASE * POSIÇÃO BORBOLETA * SONDA LAMBDA * SENSOR MAP * 04 INJETORES * MÓDULO DIS * CANISTER * ATUADOR DE M. LENTA * RELÉ BOMBA * LÂMPADA DE DIAGNOSE * CONECTOR DIAGNOSE AR CONDICIONADO * VSS – VELOCIDADE VÁLVULA EGR LINEAR * COMANDO A/C * ELETROVENTILADOR * IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR *

7 IMOBILIZADOR É UM OPCIONAL NO SISTEMA ANTIFURTO DO MULTEC M, SENDO UM SISTEMA CAPAZ DE EVITAR O FURTO DO VEÍCULO, OU SEJA, SEM A CHAVE CODIFICADA A INJEÇÃO ELETRÔNICA NÃO PERMITE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.

8 A ECU RECEBE/COMANDA O SINAL

9 A BOBINA ANTENA

10 DETALHES É UM SISTEMA COMANDADO PELA ECU MAS COMPOSTO PELAS CHAVES COM TRANSPONDER, CHAMADAS DE CHAVES CODIFICADAS, A BOBINA ANTENA E A ECU DO IMOBILIZADOR, QUE ESTÁ JUNTO DA BOBINA ANTENA.

11 LÂMPADA DO IMOBILIZADOR

12 FUNCIONAMENTO TODA VEZ EM QUE É LIGADA A IGNIÇÃO A ECU DO IMOBILIZADOR ALIMENTA A BOBINA ANTENA, NESTE CASO BOBINA, QUE ATRAVÉS DE CAMPO MAGNÉTICO ENERGIZA A CHAVE (QUE NÃO TEM BATERIA) E DEPOIS RECEBE, NESTE CASO A ANTENA, O CÓDIGO DA CHAVE ENVIANDO-O À ECU PARA RECONHECER OU NÃO.

13 PINOS ECU IMOBILIZADOR LIGAÇÕES: TERMINAL 1=> ANTIFURTO TERMINAL 2=> ANOMALIA INJEÇÃO TERMINAL 4=> TERRA TERMINAL 5=> IGNIÇÃO TERMINAL 6=> SENSOR VSS TERMINAL 7=> DEMAIS ECU´S TERMINAL 8=> DIAGNOSE TERMINAL 9=> BATERIA

14 LÂMPADA DO IMOBILIZADOR É UTILIZADA A LÂMPADA DE ANOMALIA DA INJEÇÃO, COM UMA CARACTERÍSTICA DIFERENTE, AO NÃO SER RECONHECIDO O CÓDIGO DA CHAVE, A ECU FAZ COM QUE A LÂMPADA FIQUE PISCANDO EM RITMO CONSTANTE E SEM INTERVALO. É LIGAR A IGNIÇÃO, O MOTOR NÃO FUNICONARÁ E A LÂMPADA PISCA.

15 DICA PARA PROGRAMAR CHAVES OU REPROGRAMAR, APAGAR OU GRAVAR NOVAS CHAVES, É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE SCANNER HABILITADO E SABER A SENHA, QUE É O CÓDIGO GRAVADO NO CARTÃO INFO CARD, QUE VÊM JUNTO COM OS DOCUMENTOS DO VEÍCULO.

16 FALHAS COMUNS

17 CABEÇOTE NO SISTEMA MULTEC, O CABEÇOTE, POR POSSUIR 16 VÁLVULAS APRESENTA GRAVES FALHAS DE VEDAÇÃO DE VÁLVULAS E DE SUAS HASTES. O TESTE MAIS EFICIENTE PARA SE DESCOBRIR ESTA FALHA É O TESTE DE VAZÃO DE CILINDROS, APRESENTANDO QUEDA DE VAZAMENTO SUPERIOR A 25% INDICA FALHAS.

18 MAL CONTATO

19 SONDA LAMBDA OUTRA FALHA QUE OCORRE É A QUEBRA OU MAL CONTATO NO FIO DE SINAL DO SENSOR DE OXIGÊNIO, POR ESTAR MUITO PRÓXIMO AO MOTOR DO ELETROVENTILADOR E SOFRER COM VIBRAÇÕES E TEMPERATURA ALTA ACABA ALTERANDO O SINAL DE RESPOSTA À ECU.

20 SINCRONISMO MECÂNICO QUANDO TEMOS MUITA OSCILAÇÃO NO MOTOR, PRINCIPALMENTE EM REGIME DE MARCHA LENTA PODEMOS TER ERRO NO SINCRONISMO DA CORREIA DENTADA, QUE MONTADA APENAS COM UM DENTE ERRADO É O SUFICIENTE PARA CAUSAR OSCILAÇÃO OU ATÉ FALHAÇÃO NO MOTOR.

21 DICA QUANDO NÃO HÁ IMOBILIZADOR, A LIGAÇÃO DO SENSOR VSS AO SISTEMA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA É FEITO POR UM JAMPER (LIGAÇÃO) PRÓXIMO AO COMUTADOR DA IGNIÇÃO. SEM ESTA LIGAÇÃO É GRAVADO FALHA NO SINAL DO SENSOR DE VELOCIDADE.

22 PERGUNTA É DIFÍCIL FAZER A MANUTENÇÃO NO SISTEMA MULTEC M ?

23 RESPOSTA NÃO. COM AS DICAS DA UMEC É MAIS FÁCIL AINDA.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ O PRÓXIMO ANO. INJEÇÃO ELETRÔNICA 2009 Instrutor Scopino


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