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AULA TÉCNICA 47 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB REDE CAN III.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB REDE CAN III

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

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5 Já tivemos aula sobre: REDE CAN II. Agora veremos: IAW 4SF E IAW 4AFB REDE CAN PARTE III (final).

6 DIAGRAMAÇÃO E C U IAW 4SF 4AFB ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO * INTERRUPTOR DE FREIO * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * SONDA LAMBDA * MAP+TEMPERATURA DO AR * 04 INJETORES * BOBINAS 1 e 2 * CANISTER * ATUADOR DE M. LENTA * RELÉ BOMBA * LÂMPADA DE DIAGNOSE * CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO * VSS – VELOCIDADE * ACELERADOR ELETRÔNICO * PRESSOSTATO A/C * ELETROVENTILADOR * IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA * POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 * REDE CAN * INTERRUPTOR DE ÓLEO *

7 EXEMPLO NA REDE CAN PARA FINALIZARMOS O ASSUNTO REDE CAN DO NOVO PÁLIO, MOSTRAREMOS O CAMINHO QUE PERCORRE A INFORMAÇÃO DE UM COMPONENTE ENTRE O SENSOR, O CHICOTE, O BODY COMPUTER, A REDE CAN E AS CENTRAIS DO PAINEL DE INSTRUMENTOS E DA INJEÇÃO ELETRÔNICA.

8 SENSOR VSS

9 DETALHES O SENSOR DE VELOCIDADE DO VEÍCULO, VSS, POSSUI TRÊS FIOS EM SEU CONECTOR, SENDO POSITIVO 12V, NEGATIVO E PULSO DE SINAL DE ACORDO COM A VARIAÇÃO DE VELOCIDADE DO VEÍCULO. ESTE SINAL DE RESPOSTA VAI VIA CHICOTE AO PINO 7 DO CONECTOR C DO MÓDULO BODY COMPUTER.

10 ECU COMPUTADOR DE BORDO

11 APÓS O BC O SINAL DE RESPOSTA DO SENSOR DE VELOCIDADE CHEGA AO BODY COMPUTER, QUE USA ESTA INFORMAÇÃO PARA FUNÇÕES COMO CÁLCULO DE CONSUMO E AUTONOMIA, E TRAVAMENTO DE PORTAS, E ESTE VIA REDE CAN, DISPONIBILIZA ESTA INFORMAÇÃO NA REDE CAN, PARA OS DEMAIS MÓDULOS.

12 VELOCIDADE NO PAINEL

13 PAINEL A ECU PAINEL DE INSTRUMENTOS, USA A INFORMAÇÃO QUE VEM DA REDE, TRANSFORMANDO-A EM MOVIMENTO ROTATIVO DO PONTEIRO INDICADOR DE VELOCIDADE NO PAINEL DE INSTRUMENTOS, ALÉM DE CALCULAR E MOSTRAR OS HODÔMETROS PARCIAIS (2) E TOTAL DE KM DO VEÍCULO.

14 ECU INJEÇÃO – DASH POT

15 DICA TAMBÉM PELA REDE, CHEGA À ECU DA INJEÇÃO A INFORMAÇÃO DE VELOCIDADE DO VEÍCULO, QUE É USADA PARA O AJUSTE FINO DA MISTURA E PARA OS CONTROLES DE DASH POT (RETARDAMENTO NO FECHAMENTO DA BORBOLETA) E CUT OFF (CORTE DE COMBUSTÍVEL) DO SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL.

16 FUNÇÕES PREVISTAS ALGUMAS FUNÇÕES SÃO PREVISTAS EM VEÍCULOS EM REDE DE COMUNICAÇÃO, SEMPRE PARA AUMENTAR A SEGURANÇA, FUNCIONABILIDADE E CONFORTO DOS OCUPANTES DO VEÍCULO. POR EXEMPLO, NO PÁLIO TEMOS A OPÇÃO DE SENSOR CREPUSCULAR, SISTEMA DO INTERRUPTOR INERCIAL, ENTRE OUTROS.

17 SENSOR CREPUSCULAR

18 LOCALIZADO JUNTO AO RETROVISOR CENTRAL, SERVE DE INDICATIVO ELETRÔNICO PARA ENVIAR VIA REDE CAN, ATRAVÉS DE REFLEXÃO DE LUZ INFRAVERMELHA AO VIDRO DIANTEIRO A PRESENÇA DE GOTAS DE ÁGUA PARA ACIONAMENTO DO LIMPADOR DE PÁRABRISAS COM A IGNIÇÃO LIGADA.

19 FUNÇÃO NOTURNA ATRAVÉS DO MESMO EQUIPAMENTO, AO ANOITECER OU EM MOMENTOS DE BAIXA INTENSIDADE DE LUZ EXTERNA, COMO EM TÚNEIS, O SENSOR CREPUSCULAR INDICA VIA REDE A NECESSIDADE DE ACIONAMENTO DAS LANTERNAS E FARÓIS BAIXOS ALÉM DA ILUMINAÇÃO DO PAINEL.

20 CONECTOR DA ECU

21 DICA JUNTO AO INTERRUPTOR INERCIAL, QUE EM CASOS DE ACIDENTES INTERROMPE A ALIMENTAÇÃO DA BOMBA, VIA REDE CAN, HÁ O ACIONAMENTO DA LÂMPADA INDICATIVA NO PAINEL, MAIS ACIONAMENTO DA LUZ DE TETO E AINDA DESTRAVAMENTO AUTOMÁTICO DAS PORTAS COM ACIONAMENTO ELÉTRICO.

22 PERGUNTA COMO DESCUBRO SE O PÁLIO É COM OU SEM REDE CAN VENICE ?

23 RESPOSTA PELO PRÓPRIO ANO, MAS PRINCIPALMENTE PELO CONECTOR DE DIAGNOSE, POIS SE O MESMO FOR DE 16 PINOS JUNTO AO BC JÁ INDICA A PRESENÇA DA REDE, SE FOR DE 3 VIAS JUNTO AO MOTOR, É SEM REDE CAN.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 49/2008 NOVO PÁLIO 1.0/1.3/1.4 FLEX AULA 20 IMOBILIZADOR Instrutor Scopino


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