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AULA TÉCNICA 60 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 11 – CANISTER E BLOW.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 11 – CANISTER E BLOW BY

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5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AULA 10 – VÁLVULA EGR Nesta aula veremos: ANÁLISE DE GASES AULA 11 – CANISTER E BLOW BY

6 PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO QUEIMA DA MISTURA DETALHES DOS GASES COMO MEDIR EQUIPAMENTOS DE TESTES SISTEMAS DE CONTROLE CATALISADOR VÁLVULA EGR CANISTER E BLOW BY LEGISLAÇÃO

7 O MEIO AMBIENTE

8 O CONTROLE EVAPORATIVO INDEPENDENTE DO VEÍCULO TER O SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO COM CARBURADOR OU INJEÇÃO, HÁ O SISTEMA DE CANISTER DESDE DE 1988 EM TODOS OS VEÍCULOS MOVIDOS À GASOLINA, VISTO QUE A EMISSÃO DE POLUIÇÃO EVAPORATIVA OCORRE FORTEMENTE COM ESTE TIPO DE COMBUSTÍVEL.

9 VÁLVULA DO CANISTER

10 COMO FUNCIONA Depois de 1992, a emissão de vapores de hidrocarboneto é tema em pauta das instituições internacionais na luta contra a poluição. O sistema do canister absorve os vapores de gasolina provenientes do tanque, permitindo que o motor os recicle. Assim, estes não são liberados ao ar livre. Sendo conduzidos e controlados por um solenóide ao coletor de admissão do motor.

11 DESCRIÇÃO O canister é instalado entre o tanque de combustível e o tubo de admissão. Ele contém carvão ativo e tem a propriedade de absorver os vapores da gasolina. Seu fundo é permeável ao ar. Portanto, o antigo ladrão do tanque (onde saía excesso do combustível) deixa de existir e o tanque de combustível passa a trabalhar com pressão positiva de cerca de 1 bar.

12 DOIS FIOS

13 DICA EM SISTEMAS MAIS ANTIGOS O ACIONAMENTO DE ABERTURA DO SOLENÓIDE DO CANISTER OCORRIA APENAS EM ROTAÇÕES INTERMEDIÁRIAS, MAS ATUALMENTE ESTE CONTROLE E ABERTURA OCORRE TAMBÉM EM DESACELERAÇÕES E EM ROTAÇÃO DE MARCHA LENTA.

14 VÁLVULA ELÉTRICA OU A VÁCUO

15 BLOW BY A recirculação dos gases do cárter do motor é outra forma de controle dos poluentes evaporativos, visto que assim como o CANISTER controla e elimina os poluentes antes mesmo da combustão da mistura ar combustível, e esses gases são misturados com o ar admitido e praticamente eliminados após a queima na câmara de combustão.

16 BLOW BY

17 COMO FUNCIONA No blow by ocorre a recirculação dos gases do cárter, esses gases são na verdade a mistura de gases que escapam da fase de compressão e combustão, pela abertura do entre pontas dos anéis, que se misturam com o óleo lubrificante. Há uma tubulação de sucção destes gases e outra de pressão (maior), desta forma há a renovação constante dos gases no cárter do motor.

18 FALHAS A FALHA MAIS COMUM NO SISTEMA BLOW BY É A OBSTRUÇÃO NO DUTO DE SUCÇÃO, O QUE OCASIONA UM AUMENTO DE PRESSÃO NO CÁRTER DO MOTOR PROVOCANDO AUMENTO FALHAS COMO A EXPULSÃO DA VARETA DE ÓLEO OU VAZAMENTOS POR JUNTAS E/OU RETENTORES, E MAIOR CONTAMINAÇÃO DO ÓLEO LUBRIFICANTE.

19 OBSTRUÇÃO

20 PERGUNTA HÁ SENSOR PARA A VÁLVULA DO CANISTER ?

21 RESPOSTA EM ALGUNS SISTEMAS, COMO EEC-V DA RANGER E EXPLORER HÁ UM SENSOR QUE CONFIRMA Á ECU QUE A VÁLVULA DO CANISTER ESTÁ ABRINDO CORRETAMENTE, JUSTAMENTE PARA UM MELHOR CONTROLE DOS POLUENTES EVAPORATIVOS.

22 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 62 ELÉTRICA E ELETRÔNICA ANÁLISE DE GASES PARTE 12 Instrutor Scopino


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