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A AULA COMEÇARÁ EM BREVE.

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1 A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

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3 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

4 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER ELETROINJETOR E ELETROVENTILADOR

5 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

6 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

7 Já tivemos aula sobre ATUADOR DE MARCHA LENTA E CANISTER na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: FLEXPOWER CELTA 2007 ELETROINJETOR E ELETROVENTILADOR

8 DIAGRAMAÇÃO FLEXPOWER E C U MULTEC H TEMPERATURA DE ÁGUA * TEMPERATURA DE AR + MAP* ROTAÇÃO * POSIÇÃO BORBOLETA* DETONAÇÃO * SENSOR DE OXIGÊNIO * 04 INJETORES* BOBINA CANISTER* ATUADOR DE M. LENTA* RELÉ BOMBA* LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE * PARTIDA A FRIO SENSOR DE FASE * ELETROVENTILADOR* IMOBILIZADOR

9 MOTOR VHC 1.0

10 ELETROINJETOR OS ELETROINJETORES RECEBEM POSITIVO 12 VOLTS (TENSÃO DA BATERIA) DIRETO DO RELÉ PRINCIPAL, E A ECU FAZ O SEU ATERRAMENTO EM FORMA DE PULSO, DESLOCANDO A AGULHA INTERNA VENCENDO A PRESSÃO DA MOLA DE FECHAMENTO, PERMITINDO A PULVERIZAÇÃO DO COMBUSTÍVEL.

11 INJETOR

12 DETALHES POR SER UM MOTOR COM SISTEMA FLEX, A GRANDE DIFERENÇA ESTÁ NA VAZÃO DO COMBUSTÍVEL INJETADO, QUE SE COMPARANDO COM MOTORES SOMENTE A GASOLINA OU SOMENTE A ÁLCOOL, TERÁ UMA VAZÃO INTERMEDIÁRIA ENTRE AS DUAS OPÇÕES DE COMBUSTÍVEL.

13 ESQUEMA DE LIGAÇÃO ECUECU B08 4 B11 B22 B09 INJETORES RELÉ

14 FUNCIONAMENTO OS SINAIS VINDOS DA ECU, SÃO NA VERDADE O TEMPO DE INJEÇÃO, CONHECIDO POR TI, E FAZEM A EXATA PROPORÇÃO ENTRE O AR ADMITIDO E A QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL (ÁLCOOL E/OU GASOLINA) A SER INJETADA, SENDO QUE FICA O TEMPO TODO EM ALTERAÇÃO E ADEQUAÇÃO.

15 DICA DEVIDO AO USO DE BICOMBUSTÍVEL, ESTE TIPO DE INJETOR SOFRE UMA TENDÊNCIA MAIOR DE ALTERAÇÃO DE VAZÃO E JATO DO COMBUSTÍVEL, ONDE SE FAZ NECESSÁRIO UMA LIMPEZA E MANUTENÇÃO A CADA KM. SE UM INJETOR DEIXAR DE FUNCIONAR O MOTOR COMEÇARÁ A FALHAR.

16 TESTE DE FUNCIONAMENTO PODEMOS TESTAR A ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DO INJETOR COM A CANETA DE POLARIDADE, OSCILOSCÓPIO OU MULTÍMETRO. JÁ O TESTE DE RESISTÊNCIA DE SUA BOBINA INTERNA SE FAZ COM O CONECTOR DESLIGADO E O VALOR ENCONTRADO DEVE SER DE 13 OHMS.

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18 TESTE NA PRÁTICA PARA SABERMOS QUAL CILINDRO DO MOTOR ESTÁ FALHANDO, PODEMOS COM ELE EM FUNCIONAMENTO DESCONECTAR INJETOR POR INJETOR PARA A IDENTIFICAÇÃO DAQUELE QUE NÃO APRESENTAR QUEDA. UMA VEZ IDENTIFICADO O CILINDRO QUE FALHA...

19 ...TESTE NA PRÁTICA... FALTA SABER SE A FALHA É DO INJETOR, DA IGNIÇÃO OU DO MOTOR. PODEMOS FAZER UM TESTE SIMPLES, E SENTIR SE O INJETOR ESTÁ OU NÃO PULSANDO (PELA VIBRAÇÃO) E A IGNIÇÃO PELO TESTE DE CENTELHA. JÁ O MOTOR, POR ÚLTIMO, DEVEMOS FAZER O TESTE DE COMPRESSÃO E VAZÃO DE CILINDROS.

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21 ECU

22 ELETROVENTILADOR CONHECIDA COMO VENTOINHA OU VENTILADOR, É UM ATUADOR COMANDADO PELA ECU, QUE FAZ UM CONTROLE SOB SEUS RELÉS DE BAIXA E ALTA VELOCIDADE. TEM A FUNÇÃO DE FAZER A PASSAGEM FORÇADA DE AR PELO RADIADOR DE ARREFECIMENTO, PERMITINDO A DIMINUIÇÃO E CONTROLE DA TEMPERATURA.

23 DIAGRAMA ELETROVENTILADOR COM A/C ECUECU A27 A12 ELETROVENTILADOR RELÉ BAIXA RELÉ ALTA RESISTOR

24 BAIXA E ALTA COMO FOI POSSÍVEL VERIFICAR NO DIAGRAMA ELÉTRICO, OS DOIS RELÉS FAZEM A MESMA ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DO ELETROVENTILADOR, PORÉM O DE BAIXA, TEM EM SEU CIRCUITO UMA RESISTÊNCIA QUE DIMINUI A TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO, DIMINUINDO A SUA VELOCIDADE.

25 PERGUNTA SE HOUVER PANE NO SENSOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA, A ECU ACIONA O ELETROVENTILADOR ?

26 RESPOSTA SIM. SE HOUVER CC OU CA NO SINAL DO SENSOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA. A ECU ACIONA O ELETROVENTILADOR E A LÂMPADA DE ANOMALIA NO PAINEL.

27 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 45 MULTEC-H AULA 10 CELTA FLEX Instrutor Scopino

28 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO

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