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AULA TÉCNICA 65 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M SENSORES LAMBDA E DETONAÇÃO.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M SENSORES LAMBDA E DETONAÇÃO

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

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5 Já tivemos aula sobre: SENSORES DE TEMPERATURA DA ÁGUA E DO AR. Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 06 SENSORES LAMBDA E DE DETONAÇÃO.

6 DIAGRAMAÇÃO E C U MULTEC M MOTOR 16 V ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO * FASE * POSIÇÃO BORBOLETA * SONDA LAMBDA * SENSOR MAP * 04 INJETORES MÓDULO DIS CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE VÁLVULA EGR LINEAR COMANDO A/C * ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR *

7 SENSOR LAMBDA O SENSOR DE OXIGÊNIO DO SISTEMA MULTEC M ESTÁ POSICIONADO PRÓXIMO AO COLETOR DE ESCAPAMENTO DO MOTOR, E DEVE INFORMAR A ECU A QUANTIDADE DE OXIGÊNIO NO PÓS QUEIMA DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL NA CÂMARA DE COMBUSTÃO.

8 A ECU RECEBE O SINAL

9 DETALHES PARA FUNCIONAR, A SONDA LAMBDA PRECISA ESTAR AQUECIDA A TEMPERATURA ACIMA DE 300 º CELSIUS, E NÃO PRECISA DE RESISTÊNCIA DE AQUECIMENTO NESTE SISTEMA, JÁ QUE O SENSOR ESTÁ MONTADO EM UM LOCAL DE ALTA TEMPERATURA, O COLETOR DE ESCAPAMENTO.

10 LOCALIZAÇÃO

11 O SENSOR PARA MEDIR O OXIGÊNIO A SONDA LAMBDA É COMPOSTA DE UMA CERÂMICA QUE SEPARA O OXIGÊNIO COM TEOR CONSTANTE EXTERNO, E O VARIÁVEL NA TUBULAÇÃO DE ESCAPE. ESTA DIFERENÇA DE POTENCIAL GERA UM SINAL ELÉTRICO DE ATÉ 1 VOLT, E SUA VARIAÇÃO IRÁ DETERMINAR A MISTURA.

12 O SENSOR

13 PINOS LIGAÇÕES: PINO 1 => D9 RESPOSTA MASSA=> DIRETO NA TUBULAÇÃO DE ESCAPAMENTO. OBS. ATENÇÃO A MAL CONTATO NO SEU CONECTOR, POR ESTAR MUITO PRÓXIMO AO ELETROVENTILADOR.

14 VALORES O SENSOR LAMBDA ENVIA SINAL EM TENSÃO À ECU SEGUINDO A TABELA: TENSÃO VMISTURA 0,1 a 0,5Pobre 0,5 a 1,0Rica

15 DICA O SINAL DE RESPOSTA DA SONDA LAMBDA SERVE PARA A ECU ADEQUAR A MISTURA, SEMPRE DEIXANDO-A PRÓXIMA A MISTURA IDEAL, POIS NA MÉDIA ENTRE AS VARIAÇÕES ENTRE MISTURA POBRE E RICA, TEREMOS UMA MISTURA ESTEQUIOMÉTRICA, COM MENOS POLUENTES E MAIS ECONOMIA.

16 O SENSOR DE 1 FIO

17 SENSOR DETONAÇÃO O SENSOR DE DETONAÇÃO (do inglês knock sensor) INDICA EM SINAL DE TENSÃO ALTERNADA, AS VIBRAÇÕES DO MOTOR, CAUSADAS PRINCIPALMENTE PELO EFEITO DE DETONAÇÕES. ESTA TENSÃO É ENVIADA PELO CHICOTE E A ECU FAZ AS ALTERAÇÕES NO PONTO DE IGNIÇÃO CORRIGINDO OS AVANÇOS.

18 SENSOR DE DETONAÇÃO

19 FUNÇÃO LOCALIZADO NO BLOCO DO MOTOR, PRÓXIMO AO MOTOR DE ARRANQUE, ESTÁ FIXO POR UM PARAFUSO DE AÇO SEM ARRUELAS. POR ESTAR NA ALTURA DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, CAPTA COM MAIS FACILIDADE AS DETONAÇÕES DO CILINDRO E A ECU ATRASA O PONTO NO CILINDRO CORRESPONDENTE.

20 OS PINOS A LIGAÇÃO DO SENSOR DE DETONAÇÃO COM A ECU SE DÁ PELOS SEGUINTES PINOS: PINO A => C11 RESPOSTA DE SINAL PINO B => D15 MASSA VALOR DE REPOSTA: Cerca de 0,8 VAC – dependendo da detonação

21 SENSOR DE DETONAÇÃO

22 DICA NESTE SISTEMA MULTEC M, TEMOS O CONTROLE DO AR CONDICIONADO PELO BOTÃO DE EXCLUSÃO NO PAINEL, E É A ECU QUEM FAZ A LIGAÇÃO OU INTERRUPÇÃO DO RELÉ DO COMPRESSOR DO A/C DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE RETOMAR A CARGA E POTÊNCIA DO MOTOR.

23 PERGUNTA O QUE CAUSA A DETONAÇÃO ?

24 RESPOSTA PONTO DE IGNIÇÃO AVANÇADO GASOLINA DE BAIXA OCTANAGEM CÂMARA DE COMBUSTÃO BAIXA TEMPERATURA ELEVADA

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 67/2008 AULA 08 - Atuadores CORSA 16V Instrutor Scopino


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