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AULA TÉCNICA 68 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 14 – CONSIDERAÇÕES.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 14 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AULA 13 – LEGISLAÇÃO PARTE 2 Nesta aula veremos: ANÁLISE DE GASES AULA 14 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

6 PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO QUEIMA DA MISTURA DETALHES DOS GASES COMO MEDIR EQUIPAMENTOS DE TESTES SISTEMAS DE CONTROLE CATALISADOR VÁLVULA EGR CANISTER E BLOW BY LEGISLAÇÃO

7 ONDE ESTÁ O CATALISADOR ?

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS NESTA ÚLTIMA AULA SOBRE ANÁLISE DE GASES, DEPOIS DE MUITA INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO, VEREMOS NOVIDADES NA ANÁLISE DE GASES. TRATA-SE DE UM EQUIPAMENTO MUITO CARO, DE TECNOLOGIA ESPACIAL, MAS QUE PODE ANALISAR OS POLUENTES DO VEÍCULO EM MOVIMENTO. TRATA-SE DO SENSORIAMENTO REMOTO.

9 POSIÇÃO NA SUBIDA

10 RAIOS INFRAVERMELHO E ULTRAVIOLETA

11 TECNOLOGIA A tecnologia permite que sensores instalados nas vias públicas façam a medição de gases nocivos que estejam sendo emitidos por automóveis em movimento. Estima-se que em um ano o monitoramento forneça 750 mil leituras, sendo 480 mil identificações consideradas válidas. O equipamento ficará dentro de uma van. Está regulado para verificar as emissões de veículos movidos a álcool, gasolina e GNV.

12 600 TESTES/HORA Os dados obtidos darão uma radiografia do estado da frota por tipo de veículo, ano de fabricação e modelo, e serão utilizados para o desenvolvimento de ações de educação ambiental permanentes. A tecnologia utilizada é baseada nos princípios da espectroscopia infravermelha e ultravioleta. A primeira capta emissões de hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO²). A segunda mede as concentrações de óxido de nitrogênio (NOx). O sistema pode medir emissões de até 600 carros por hora.

13 FOTO DE TODOS OS CARROS

14 DADOS CAPTADOS Os raios infravermelho e ultravioleta atravessam a rua e são refletivos em espelho. Voltam ao equipamento para serem captados por uma série de detectores. As concentrações de HC, CO, CO² e NOx emitidas pelos escapamentos que passam no local são determinadas pela absorção da luz infravermelha e ultravioleta. Basta um segundo para o teste ser concluído. Mas o sistema também capta e digitaliza imagens do veículo, placa de identificação, velocidade e aceleração.

15 SISTEMAS As informações são usadas para validar o teste e para identificar os motores e sistemas de exaustão poluidores e, no futuro, poderá monitorar a eficiência da Inspeção Ambiental Veicular do Município. É importante destacar que o operador do sistema não tem acesso aos dados coletados. São dois sistemas e dois softwares interligados. O escapamento da VAN é desviado por tubos para não interferir nos testes.

16 TESTE REALIZADO NA OFICINA

17 VALORES NA INSPEÇÃO – O MESMO CARRO SP= VELOCIDADEAC= ROTAÇÃO 2.02=2002 RPM

18 VALORES MUITO PRÓXIMOS TESTES NA RUA HC= 121 CO= 0,67 CO2= 14,57

19 ANÁLISE DE GASES NA OFICINA

20 PERGUNTA QUAL É O PRAZO PARA NOVA INSPEÇÃO APÓS O VEÍCULO SER REPROVADO ?

21 RESPOSTA 30 DIAS, PARA A SEGUNDA INSPEÇÃO SEM CUSTO, EM CASO DE NOVA REPROVAÇÃO, O PRAZO CONTINUA O PRIMEIRO MAS É NECESSÁRIO O PAGAMENTO DE NOVA TAXA DA INSPEÇÃO.

22 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. MÓDULO ANÁLISE DE GASES Instrutor Scopino

23 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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