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AULA TÉCNICA 56 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: RELÉS INTRODUÇÃO.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: RELÉS INTRODUÇÃO

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE BATERIA - TESTES Nesta aula veremos: RELÉS INTRODUÇÃO

6 RECAPITULADO: TESTE SUPERFICIAL

7 O QUE SÃO ? OS RELÉS SÃO DISPOSITIVOS COMUTADORES ELETROMECÂNICOS, QUE COM GRANDE SEGURANÇA, PERMITEM QUE COM BAIXA CORRENTE SEJAM CONECTADOS OU LIGADOS CIRCUITOS COM UMA CORRENTE BEM MAIS ALTA, PROPORCIONANDO SEGURANÇA E PRECISÃO NOS SISTEMAS ELÉTRICOS DOS VEÍCULOS.

8 ESQUEMA ELÉTRICO

9 MAIS DEFINIÇÕES E EXEMPLOS Os relés são componentes eletromecânicos capazes de controlar circuitos externos de grandes correntes a partir de pequenas correntes ou tensões, ou seja, acionando um relé com uma pilha podemos controlar um motor que esteja ligado em 110 ou 220 volts, por exemplo, ou um comutador de ignição acionar via relé um motor de partida.

10 FUNCIONAMENTO O funcionamento dos relés é bem simples: quando uma corrente circula pela bobina, esta cria um campo magnético que atrai um ou uma série de contatos fechando ou abrindo circuitos. Ao cessar a corrente da bobina o campo magnético também cessa, fazendo com que os contatos voltem para a posição original.

11 NA ou NF Os relés podem ter diversas configurações quanto aos seus contatos: podem ter contatos NA, NF ou ambos, neste caso com um contato comum ou central (C). Os contatos NA (normalmente aberto) são os que estão abertos enquanto a bobina não está energizada e que fecham, quando a bobina recebe corrente. Os NF (normalmente fechado) abrem-se quando a bobina recebe corrente, ao contrário dos NA.

12 EXEMPLOS

13 CONTROLE E CARGA O contato central ou C é o comum, ou seja, quando o contato NA fecha é com o C que se estabelece a condução e o contrário com o NF. A principal vantagem dos Relés em relação aos SCR e os Triacs é que o circuito de carga está completamente isolado do de controle, podendo inclusive trabalhar com tensões diferentes entre controle e carga.

14 LOCALIZAÇÃO

15 OS RELÉS ESTÃO EM LOCAIS DIFERENTES DE MODELO PARA MODELO DE VEÍCULO, MAS NORMALMENTE SE ENCONTRAM JUNTO A CAIXA DE FUSÍVEIS, DENTRO DO VEÍCULO A ESQUERDA E ABAIXO DO VOLANTE DE DIREÇÃO. HÁ CASOS EM QUE OS RELÉS ESTÃO NO COMPARTIMENTO DO MOTOR, OU DIVIDIDOS ENTRE AS DUAS POSIÇÕES.

16 FORD FIESTA

17 EXEMPLO O FORD FIESTA MODELO 1998, É UM TÍPICO EXEMPLO DE VEÍCULO QUE POSSUI RELÉS JUNTO A CAIXA DE FUSÍVEIS E JUNTO AO COMPARTIMENTO DO MOTOR. OS RELÉS DE PARTIDA, DA BOMBA ELÉTRICA E DA ECU ESTÃO JUNTO AO MOTOR, OS DEMAIS ESTÃO JUNTO A CAIXA DE FUSÍVEIS.

18 QUEM É QUEM É MUITO DIFÍCIL IDENTIFICAR QUEM É O RELÉ DE DETERMINADO CIRCUITO, POIS É RARO ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO, SENDO QUE EM ALGUNS VEÍCULOS, HÁ DESENHOS GRÁFICOS QUE REPRESENTAM A FUNÇÃO E LOCALIZAÇÃO DE ALGUNS RELÉS JUNTO À TAMPA DA CAIXA DE FUSÍVEIS.

19 TAMPA COM INDENTIFICAÇÃO

20 DICA SEMPRE QUE VOCÊ TEM ACESSO A UM MANUAL DO PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO, TIRE CÓPIA DA PARTE TÉCNICA DESTE MANUAL, POIS GERALMENTE CONSTA A POSIÇÃO, NUMERAÇÃO E FUNÇÃO DOS RELÉS E FUSÍVEIS DESTE VEÍCULO, O QUE AUXILIA MUITO NO MOMENTO DO REPARO.

21 PERGUNTA OS RELÉS SÃO SEMPRE IGUAIS OU ATÉ MESMO INTERCAMBEÁVEIS ?

22 RESPOSTA NÃO. DEVE SEMPRE SER OBSERVADO O SEU MODELO E CORRETA APLICAÇÃO, POIS EXISTEM DIFERENÇAS INTERNAS EM ALGUNS MODELOS O QUE TORNA SUA APLICAÇÃO PERIGOSA.

23 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: 2007 / 58 ELÉTRICA E ELETRÔNICA RELÉS PARTE 02 Instrutor Scopino

24 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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