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AULA TÉCNICA 32 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: AIR BAG PARTE 05– CINTO DE SEGURANÇA.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: AIR BAG PARTE 05– CINTO DE SEGURANÇA

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

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5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AIR BAG – ECU. Nesta aula veremos: AIR BAG AULA 05 – CINTO DE SEGURANÇA

6 CINTO DE SEGURANÇA

7 TENSIONADOR JÁ ABORDAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO CINTO DE SEGURANÇA EM VEÍCULOS COM SISTEMA DE AIR BAG, MESMO PORQUE COM ESTE DISPOSITIVO O AIR BAG SERVIRÁ PARA ABSORVER OS IMPACTOS DA REGIÃO DA CABEÇA DO CONDUTOR E PASSAGEIRO, TORNANDO A SUA AÇÃO SEGURA.

8 LOCALIZAÇÃO

9 A EXCLUSÃO HÁ VEÍCULOS, QUE SE A ECU DO SISTEMA DE AIR BAG NÃO RECEBER O SINAL DE CINTO DE SEGURANÇA FECHADO, ESTE MÓDULO NÃO COMANDARÁ O ACIONAMENTO DA RESPECTIVA BOLSA EM CASOS DE ACIDENTES OU DESACELERAÇÕES. ESTE CONTROLE É FEITO NOS DOIS AIR BAGS FRONTAIS, POR EXEMPLO, LINHA BMW.

10 FUNCIONAMENTO DO CINTO COM PRÉ TENSIONADOR

11 FUNCIONAMENTO HÁ ALGUNS ANOS, OS CINTOS DE SEGURANÇA PASSARAM A SER COM MOLA DE PRESSÃO (CINTO RETRÁTIL), OU SEJA, POSSUEM UM DISPOSITIVO INTERNO (TIPO MOLA) QUE MANTÉM O TEMPO TODO, O CINTO DE SEGURANÇA ESTICADO, E EM CASOS DE RÁPIDO DESLOCAMENTO OU COLISÃO, ESTES TRAVAM SEGURANDO O CORPO DO OCUPANTE DO VEÍCULO.

12 CINTO RETRÁTIL

13 PERDA DE AÇÃO O CINTO DE SEGURANÇA RETRÁTIL PERDE UM POUCO DE EFICIÊNCIA, JÁ QUE É NECESSÁRIO UM PEQUENO DESLOCAMENTO PARA QUE O OCORRA SEU TRAVAMENTO, O QUE PODE SIGNIFICAR UM DESLOCAMENTO DO CORPO DO OCUPANTE EM ALGUNS CENTÍMETROS, O QUE PODE OU NÃO SALVAR UMA VIDA.

14 DICA A FIXAÇÃO DO CINTO DE SEGURANÇA DEVE SER SEMPRE POR PARAFUSOS ORIGINAIS, COM TRAVA ROSCA E ARRUELAS PLÁSTICAS QUE PERMITEM SEU MOVIMENTO LATERAL. COMENTÁRIO: RECEBI UM VW FUSCA DE UM CLIENTE, QUE APÓS SER REFORMADO TINHA PARAFUSOS ROSCA SOBERBA NA FIXAÇÃO DOS CINTOS.

15 CINTO COM PRÉ TENSIONADOR ESTE CINTO DE SEGURANÇA É ATIVO, OU SEJA, NÃO APENAS SEGURA O CORPO DO OCUPANTE DO VEÍCULO COMO TAMBÉM DIMINUI A FOLGA ENTRE O CORPO E O CINTO, DIMINUINDO ALGUNS CENTÍMETROS A PROJEÇÃO DO CORPO EM CASOS DE ACIDENTES EM QUE HÁ DISPARO DO SISTEMA DE AIR BAG.

16 CINTO COM PRÉ TENSIONADOR

17 ACIONAMENTO QUANDO OCORRE UM IMPACTO OU MESMO, UMA FORTE DESACELERAÇÃO A ECU DO SISTEMA DE AIR BAG ACIONA AS BOLSAS DE AR E TAMBÉM O CINTO COM PRÉ TENSIONADOR, QUE POR MEIO DE UM DISPOSITIVO PIROTÉCNICO, PUXA O CINTO DE SEGURANÇA, DEIXANDO SEU CURSO MENOR, TRAZENDO O CORPO DO OCUPANTE MAIS PERTO DO BANCO.

18 LÂMPADA DE ANOMALIA

19 DETALHES ESTE TIPO DE ACIONAMENTO DO CINTO, DEIXA O SISTEMA MAIS EFICAZ E MAIS COMPLETO, JÁ QUE PROTEJE A CABEÇA, TORAX E PEITO DO MOTORISTA E PASSAGEIRO. ALGUNS VEÍCULOS, POR EXEMPLO PEUGEOT 206, PODEM TER APENAS OS CINTOS COM PRÉ TENSIONADORES + ECU SEM AS BOLSAS DE AR.

20 CINTOS DO MAREA

21 PERGUNTA DEVEMOS FAZER A TROCA APÓS O DISPARO DOS CINTOS COM PRÉ TENSIONADORES ?

22 RESPOSTA SIM. APÓS O SEU ACIONAMENTO DEVEMOS FAZER A SUBSTITUIÇÃO E PROGRAMAÇÃO DO SISTEMA VIA SCANNER.

23 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 34 ELÉTRICA E ELETRÔNICA AIR BAG PARTE 06 Instrutor Scopino


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