A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 60 2007 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 60 2007 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

2 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

3 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: RELÉS TESTES

4 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

5 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

6 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE RELÉS - FUNCIONAMENTO Nesta aula veremos: RELÉS TESTES

7 RECAPITULADO: BOBINA

8 TESTES OS TESTES DE FUNCINAMENTO DOS RELÉS SÃO VÁLIDOS PARA SE AVALIAR O COMPONENTE, JÁ QUE É MUITO RARO OCORRER A FALHA INTERMITENTE, E UMA VEZ ENTENDENDO O ESQUEMA ELÉTRICO QUE ATUA, É POSSÍVEL FAZER SIMULAÇÕES DE TESTES COM A DEVIDA AVALIAÇÃO.

9 OS PINOS

10 COMO TESTAR OS TESTES DE UM RELÉ DEVEM SER SEGUIDOS QUANDO NÃO HÁ ALIMENTAÇÃO NO EQUIPAMENTO TESTADO, POR EXEMPLO, A BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL NÃO FUNCIONA, POIS NÃO CHEGA TENSÃO NA BATERIA EM SEU TERMINAL, NÃO SENDO DEFEITO NO CHICOTE, VAMOS TESTAR O RELÉ.

11 TESTE NO VEÍCULO NESTE TIPO DE TESTE PODEMOS UTILIZAR COMO FERRAMENTA UMA CANETA DE POLARIDADE OU ATÉ UM MULTÍMETRO COMUM. E OS TESTES SÃO SIMPLES, UMA VEZ QUE NOS BORNES 30 E 85 DEVEMOS TER ALIMENTAÇÃO POSITIVA, E NO 86 NEGATIVA, E O TERMINAL 87 SERÁ POSITIVO APÓS A BOBINA INTERNA ESTAR ENERGIZADA.

12 EXEMPLO TESTE NA LIGADO AO POSITIVO LIGADO AO NEGATIVO BOBINA ENERGIZADA

13 EXPLICAÇÃO NESTE TESTE DE UM RELÉ NA, PODEMOS SIMULAR OU TESTAR NO PRÓPRIO VEÍCULO, USANDO ALGUMAS ALIMENTAÇÕES (PONTES) DE TESTES, ALIMENTANDO COM 12V OS BORNES 30 E 85, E COM NEGATIVO O 86, TESTAMOS O BORNE 87 COM UMA LÂMPADA DE TESTES LIGADA À MASSA, OU AO PRÓPRIO TERMINAL 86.

14 EXEMPLO TESTE NF LIGADO AO POSITIVO LIGADO AO NEGATIVO BOBINA ENERGIZADA

15 MAIS EXPLICAÇÕES NO TESTE DE UM RELÉ NF, OCORRE EXTAMENTE AO CONTRÁRIO, ONDE SEM ENERGIZAR O RELÉ A LÂMPADA DE TESTE PERMANECE ACESA, AO ENERGIZAR O TERMINAL 87 NÃO TERÁ MAIS POSITIVO E IRÁ APAGAR A LÂMPADA DE TESTES.

16 RELÉ NA / NF

17 EXEMPLO NA ENERGIZADO ARMADURA MÓVEL CONTATO FIXO

18 O JUMPER É POSSÍVEL SER FEITO UM JUMPER (LIGAÇÃO OU UMA PONTE) ENTRE TERMINAIS 30 E 87 DO RELÉ PARA UMA SIMULAÇÃO. SEMPRE LEMBRANDO QUE ESTE JUMPER SÓ PODE SER PROVISÓRIO OU PARA UM TESTE DE FUNCIONAMENTO. UTILIZE UM FIO OU CABO ENCAPADO APENAS COM AS PONTAS DESCASCADAS.

19 JUMPER NO PORTA RELÉ

20 QUANDO NÃO É POSSÍVEL EM ALGUNS TIPOS DE RELÉS NÃO É POSSÍVEL A SUA SIMULAÇÃO DE TESTES, POIS ALÉM DE POSSUIR MUITOS TERMINAIS, TEM LIGAÇÕES INTERNAS COMPLEXAS E QUE INTERLIGAM VÁRIOS COMPONENTES DE SISTEMAS NO VEÍCULO. SÃO OS RELÉS ELETRÔNICOS.

21 RELÉ ELETRÔNICO

22 EXEMPLOS DE APLICAÇÃO ENCONTRAMOS OS RELÉS ELETRÔNICOS EM VEÍCULOS COMO:.FIAT PÁLIO 1.0 – 1.5 MPI 1996.PEUGEOT V 2001.CITROEN ZX 1995 DETALHE: ESTE RELÉS, EMBORA PARECIDOS PODEM NÃO SER INTERCAMBEÁVEIS.

23 PERGUNTA JUNTO AO RELÉ HÁ PROTEÇÃO DE UM FUSÍVEL ?

24 RESPOSTA NORMALMENTE SIM. ESTES DOIS COMPONENTES DE SEGURANÇA TRABALHAM EM SÉRIE.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: 2007 / 62 ELÉTRICA E ELETRÔNICA RELÉS PARTE 04 NORMA DIN Instrutor Scopino


Carregar ppt "A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 60 2007 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google