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AULA TÉCNICA 38 2007 INSTRUTOR: SCOPINO SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: MULTÍMETRO 1.

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2 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

3 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: MULTÍMETRO 1

4 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

5 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

6 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE TENSÃO ELÉTRICA Nesta aula veremos: MULTÍMETRO

7 RECAPITULANDO CIRCUITO PARA EXEMPLO

8 TEORIA QUANDO HÁ A AGRUPAÇÃO DE TRÊS OU MAIS MEDIÇÕES EM ÚNICO APARELHO PARA MEDIÇÕES, É DADO O NOME DE MULTÍMETRO. CADA FABRICANTE DESTE TIPO DE EQUIPAMENTO APRESENTA SUAS PARTICULARIDADES DE TESTES, MANUSEIO E FUNÇÕES.

9 O MULTÍMETRO AUTOMOTIVO

10 ANALÓGICO x DIGITAL O MULTÍMETRO ANALÓGICO APRESENTA O RESULTADO DA MEDIÇÃO ATRAVÉS DE UM PONTEIRO E UMA TABELA DE VALORES NO FUNDO DE SEU VISOR. UM DIGITAL APRESENTA DE FORMA MAIS PRÁTICA NA SUA TELA O VALOR MEDIDO.

11 DIGITAL AUTORANGE UM CUIDADO QUE DEVE SER DADO NAS MEDIÇÕES É NA QUESTÃO DE ADEQUAÇÃO DO VALOR MEDIDO À MARGEM SELECIONADA. NESTE CASO DEVE-SE SELECIONAR SEMPRE DA ESCALA MAIOR PARA A MENOR. OS MODELOS DIGITAIS AUTORANGE NÃO APRESENTAM ESTE TIPO DE PREOCUPAÇÃO.

12 AS FUNÇÕES HÁ DUAS GARRAS NO MULTÍMETRO, UMA PRETA E UMA VERMELHA. O LOCAL DE FIXAÇÃO DESTES GARRAS VAI DEPENDER DA FUNÇÃO DESEJADA, SENDO QUE A GARRA PRETA SEMPRE FICARÁ NA POSIÇÃO COM (COMUM), E A VERMELHA FICARÁ NA POSIÇÃO VOLTS OU OHMS, OU NA POSIÇÃO AMPÉRES.

13 POSIÇÃO PARA MEDIÇÃO

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15 FUNÇÃO VOLTÍMETRO NESTA POSIÇÃO, DEVEMOS SELECIONAR A ESCALA ADEQUADA (CC ou CA) E UTILIZAR AS GARRAS NA CORRETA POSIÇÃO NO MULTÍMETRO, LIGAR AS GARRAS EM PARALELO COM O CIRCUITO, E O MESMO DEVE ESTAR ENERGIZADO. SE AS GARRAS FOREM COLOCADAS INVERTIDAS TEREMOS O SINAL DE NEGATIVO NO RESULTADO.

16 TESTE DE TENSÃO

17 FUNÇÃO AMPERÍMETRO NESTA POSIÇÃO, DEVEMOS SELECIONAR A ESCALA ADEQUADA (A) E UTILIZAR AS GARRAS NA CORRETA POSIÇÃO NO MULTÍMETRO, LIGAR AS GARRAS EM SÉRIE COM O CIRCUITO, E O MESMO DEVE ESTAR ENERGIZADO. SE AS GARRAS FOREM COLOCADAS INVERTIDAS TEREMOS O SINAL DE NEGATIVO NO RESULTADO.

18 POSIÇÃO PARA MEDIÇÃO

19 TESTE DE CORRENTE

20 CUIDADO NO AMPERÍMETRO SE LIGARMOS AS GARRAS DE MEDIÇÃO NESTA POSIÇÃO, SE DEPOIS FOR ESQUECIDO DE MUDAR O LOCAL DE ENCAIXE DAS PONTAS DE PROVA, PODERÁ OCORRER A QUEIMA DO MULTÍMETRO.

21 PERGUNTA POR QUE É CHAMADO DE MULTÍMETRO AUTOMOTIVO, EXISTEM OS NÃO AUTOMOTIVOS ?

22 RESPOSTA É CONSIDERADO MULTÍMETRO AUTOMOTIVO QUANDO REÚNE FUNÇÕES COMO ROTAÇÃO DO MOTOR, ÂNGULO DE PERMANÊNCIA, E OUTRAS MEDIÇÕES QUE SÃO DE USO QUASE QUE EXCLUSIVO DA ÁREA AUTOMOTIVA.

23 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: 2007 / 40 ELÉTRICA E ELETRÔNICA MULTÍMETRO 2 Instrutor Scopino

24 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO

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