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AULA TÉCNICA 63 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M SENSORES TEMPERTAURA DE ÁGUA E AR.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M SENSORES TEMPERTAURA DE ÁGUA E AR

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

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5 Já tivemos aula sobre: SENSORES DE MAP E TPS. Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 06 SENSORES DE TEMPERATURA DE ÁGUA E DO AR.

6 DIAGRAMAÇÃO E C U MULTEC M MOTOR 16 V ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO FASE * POSIÇÃO BORBOLETA * SONDA LAMBDA SENSOR MAP * 04 INJETORES MÓDULO DIS CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE VÁLVULA EGR LINEAR COMANDO A/C ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR *

7 TEMPERATURA DE ÁGUA O SENSOR ECT (do inglês Engine Coolant Temperature Sensor) É O SENSOR DE TEMPERATURA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR, UMA ESPÉCIE DE TERMÔMETRO QUE INDICA À ECU A EXATA TEMPERATURA DO MOTOR PARA QUE ESTÁ A CENTRAL, MAPEIE A INJEÇÃO DE ACORDO COM A TEMPERATURA DO MOTOR.

8 A ECU RECEBE O SINAL

9 DETALHES O SENSOR ECT PARA FUNCIONAR USA UMA FORMA DIFERENTE DE ALIMENTAÇÃO, SENDO UM POSITIVO 5 VOLTS ENVIADO E CONTROLADO PELA ECU, E O OUTRO FIO (SÃO APENAS DOIS TERMINAIS) HÁ NEGATIVO ENVIADO PELA ECU. INTERNAMENTE HÁ UM RESISTOR NTC QUE DE ACORDO COM A TEMPERATURA MUDA ESTA TENSÃO.

10 LOCALIZAÇÃO

11 O SENSOR LOCALIZADO NA TUBULAÇÃO DE ÁGUA DO ARREFECIMENTO, PRÓXIMO À VALVULA TERMOSTÁTICA (LADO BLOCO) ESTÁ FISICAMENTE LIGADA AO LÍQUIDO DO SISTEMA, E CONFORME HÁ AQUECIMENTO DO MOTOR, ALTERA O SINAL DE RESPOSTA Á ECU.

12 O SENSOR

13 PINOS LIGAÇÕES: PINO 1 => B2 MASSA PINO 2 => B3 TENSÃO DE 5 VOLTS COM CONTROLE CONCENTRAR OS TESTES PRIMEIRO NO PINO 2, E DEPOIS NA ALIMENTAÇÃO.

14 VALORES O SENSOR ECT ENVIA SINAL EM TENSÃO À ECU SEGUINDO A TABELA: TEMP. ºCTENSÃO V 802,40 902, , ,40

15 DICA O SINAL DO SENSOR ECT SERVE TAMBÉM PARA A ECU CONTROLAR O ELETROVENTILADOR ATRAVÉS DO DOIS RELÉS (DUAS VELOCIDADES). JÁ O SINAL DE TEMPERATURA DO PAINEL DE INSTRUMENTOS É FEITO PELO SENSOR DO PAINEL, LOCALIZADO AO LADO DO SENSOR DA INJEÇÃO.

16 O SENSOR DO PAINEL

17 SENSOR IAT O SENSOR DE TEMPERATURA DO AR ADMITIDO (do inglês Intake Air Temperature) INDICA EM SINAL DE TENSÃO CONTROLADA, E A ECU DETERMINA DE UMA FORMA MAIS PRECISA, A DENSIDADE DO AR ADMITIDO, PARA MAPEAR A INJEÇÃO DO COMBUSTÍVEL. QUANTO MAIS QUENTE MAIS LEVE ESTARÁ O AR.

18 SENSOR IAT

19 FUNÇÃO LOCALIZADO NA TUBULAÇÃO DE ENTRADA DE AR, PRÓXIMO AO ELEMENTO DO FILTRO DE AR, É UM RESISTOR DO TIPO NTC, COEFICIENTE NEGATIVO DE TEMPERATURA, QUANTO MAIS ALTA A TEMPERATURA MENOR SERÁ A RESPOSTA AO MÓDULO. A SUA FUNÇÃO É INFORMAR ESTA TEMPERATURA.

20 OS PINOS A LIGAÇÃO DO SENSOR IAT COM A ECU SE DÁ PELOS SEGUINTES PINOS: PINO A => D15 MASSA PINO B => B4 TENSÃO DE 5 VOLTS COM CONTROLE VALOR DE REPOSTA: 10ºC = 2,5 V 45ºC = 1,0 V

21 SENSOR IAT

22 DICA NESTE SISTEMA MULTEC M, OCORRE RESSECAMENTO E RUPTURA DA TUBULAÇÃO SANFONADA (MANGUEIRA) QUE LIGA O FILTRO DE AR AO CORPO DE BORBOLETA, ALÉM DE PERMITIR A ENTRADA DE AR NÃO FILTRADO, TAMBÉM ALTERA A RESPOSTA DO SENSOR DE AR QUE NÃO MEDE CORRETAMENTE ESTE AR.

23 PERGUNTA OS DOIS SENSORES SÃO SEMELHANTES ?

24 RESPOSTA SIM. SEMELHANTES NA CONSTRUÇÃO E EM POSSUIR RESISTOR DO TIPO NTC, MAS CADA UM TEM SUA FUNÇÃO E A RESPOSTA INDEPENDENTE COM A ECU.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 65/2008 AULA 07 CORSA 16V Instrutor Scopino


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