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AULA TÉCNICA 40 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 02 – QUEIMA DA MISTURA.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 02 – QUEIMA DA MISTURA

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

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5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AULA 01 – INTRODUÇÃO Nesta aula veremos: ANÁLISE DE GASES AULA 2 – QUEIMA DA MISTURA

6 PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO QUEIMA DA MISTURA DETALHES DOS GASES COMO MEDIR EQUIPAMENTOS DE TESTES SISTEMAS DE CONTROLE CATALISADOR VÁLVULA EGR CANISTER LEGISLAÇÃO

7 O AR E OS POLUENTES

8 QUEIMA DA MISTURA A MISTURA É CONSIDERADA A FORMAÇÃO DE DOIS COMPONENTES NO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA. AR + COMBUSTÍVEL O COMBUSTÍVEL PODE SER: GASOLINA – ÁLCOOL – DIESEL - GNV

9 COMO É FORMADA OS MOTORES DE AUTOMÓVEIS SÃO CHAMADOS DE COMBUSTÃO INTERNA, E PARA QUE ESTA OCORRA DEVE TER EM SUA CÂMARA DE COMBUSTÃO, A MISTURA HOMOGÊNEA DO AR COM O COMBUSTÍVEL EM QUESTÃO. ESTA FORMAÇÃO PODE SER DIRETA OU INDIRETA.

10 MOTOR DIESEL - DIRETA

11 INJEÇÃO DIRETA A FORMAÇÃO DA MISTURA DIRETA DENTRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO É MUITO MAIS CONHECIDA EM MOTORES DIESEL DE TODOS OS ANOS COM OU SEM ELETRÔNICA, MAS JÁ TEMOS APLICAÇÕES ATUAIS, DE MOTORES A GASOLINA COM A INJEÇÃO DIRETA NA CÂMARA, COMO ALGUNS VEÍCULOS DA VW COMO O NOVO PASSAT.

12 INJEÇÃO DIRETA

13 INJEÇÃO DIRETA 2

14 INJEÇÃO INDIRETA É O TIPO DE FORMAÇÃO MAIS POPULAR DA MISTURA, QUE OCORRE AINDA NO COLETOR DE ADMISSÃO ONDE É INJETADO O COMBUSTÍVEL, E A FORMAÇÃO COMPLETA OCORRE DENTRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO. NESTE TIPO DE FORMAÇÃO TEMOS A GRANDE MAIORIA DAS INJEÇÕES ELETRÔNICAS E OS VEÍCULOS CARBURADOS.

15 MOTOR MAREA - INDIRETA

16 INJEÇÃO MPFI - INDIRETA

17 HOMOGENIZAÇÃO QUANTO MAIOR FOR A QUEBRA E MISTURAS DAS MOLÉCULAS DO AR ADMITIDO COM O COMBUSTÍVEL, MELHOR SERÁ A QUEIMA E A FORÇA DA COMBUSTÃO, MELHOR SERÁ A POTÊNCIA DESTE MOTOR E MENOR SERÃO OS POLUENTES RESULTANTES DESTA QUEIMA. PORTANTO QUANTO MELHOR FOR A QUEIMA MENOR SERÁ A POLUIÇÃO.

18 COLETOR DE ADMISSÃO

19 REAÇÃO DA COMBUSTÃO Combustível + Comburente Combustão = + Calor (Ignição)

20 A COMBUSTÃO Resultado da Combustão no Motor : Combustão Chama + Calor + Gases

21 TAXA DE COMPRESSÃO Motores à Gasolina - Taxa de 9 :1 Motores à Álcool - Taxa de 13 :1

22 GASES RESULTANTES Gases e Partículas expelidos na combustão de motores ciclo Otto : - Monóxido de Carbono (CO) - Dióxido de Carbono (CO2) - Oxido de Nitrogênio (Nox) - Hidrocarbonetos (HC)

23 PERGUNTA A MUDANÇA DE ALTITUDE PODE ALTERAR A MISTURA E RELAÇÃO AR / COMBUSTÍVEL ?

24 RESPOSTA SIM. MAS ESTE EFEITO É PERCEPTÍVEL APENAS EM VEÍCULOS CARBURADOS.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 42 ELÉTRICA E ELETRÔNICA ANÁLISE DE GASES PARTE 03 Instrutor Scopino


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