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AULA TÉCNICA 63 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP 206 1.016V SENSORES PARTE 3.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP V SENSORES PARTE 3

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

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5 Já tivemos aula sobre a SENSOR MAP E TEMPERATURA DO AR. Agora veremos: MM5-NP V SENSORES PARTE 03

6 DIAGRAMAÇÃO MM5-NP E C U MM5-NP ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO MAP * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 SONDA LAMBDA TEMPERATURA DO AR* 04 INJETORES BOBINAS CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2* AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE ACELERADOR ELETRÔNICO PRESSOSTATO ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR* TEMPERATURA DA ÁGUA* POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2* REDE MULTIPLEXADA

7 SENSOR POSIÇÃO DO PEDAL ESTÁ FIXO NO INTERIOR DO VEÍCULO, E É O PRÓPRIO PEDAL DO ACELERADOR, INCLUSIVE POSSUI UMA MOLA QUE SERVE PARA SIMULAR A CARGA DE ACIONAMENTO E RETORNO À POSIÇÃO DE DESCANÇO. ESTA INFORMAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA O CORRETO FUNCIONAMENTO DO SISTMA.

8 SENSOR PEDAL

9 FUNCIONAMENTO ESTÁ CONECTADO COM A ECU ATRAVÉS DE 06 TERMINAIS, SENDO NA VERDADE DOIS SENSORES EM UM, POR QUESTÕES DE SEGURANÇA E CONFIABILIDADE DO SINAL DE RESPOSTA. AO PEDER O SINAL DO SENSOR 1 A ECU SUBSTITUI E COMEÇA A MONITORAR APENAS O SENSOR 2.

10 TESTE SENSOR PEDAL MEDIR A TENSÃO DE RESPOSTA DE ACORDO COM A IGNIÇÃO LIGADA. PINOSTENSÃO Volts 1 E 2MASSA 4 E 55 VOLTS 3 E 6RESPOSTAS

11 DRIVE BY WIRE ESTA EXPRESSÃO SIGNIFICA DIRIGIR POR UM FIO, OU ACIONAMENTO ELETRÔNICO DA BORBOLETA MONITORADO PELA ECU. TEM POR VANTAGEM O CORRETO MAPEAMENTO E ADEQUAÇÃO DA ABERTURA DA BORBOLETA DE ACORDO COM A CARGA SOLICITADA PELO PEDAL DO ACELERADOR.

12 MAIS DETALHES PINOS DO PEDALFUNÇÃO 1MASSA 2 2MASSA 1 3SINAL 1= 0,3 a 4,3V 4POSITIVO 1 5POSITIVO 2 6SINAL 2= 0,3 a 4,3V

13 O CORPO

14 DICA ESTE SENSOR DO PEDAL, POR ESTAR DENTRO DO HABITÁCULO ESTÁ EXPOSTO A UMIDADE E ENCHARCAMENTO QUANDO O VEÍCULO SOFRE PEQUENA ENTRADA DE ÁGUA (ENCHENTES) OU LAVAGEM INTERNA DO ESTOFAMENTO. REMOVER OS TERMINAIS E APLICAR LIMPA CONTATOS.

15 TEMPERATURA DA ÁGUA COM O SINAL DA TEMPERATURA DE ÁGUA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO, A ECU CONTROLA O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO E CONTROLE DE IGNIÇÃO, E AINDA CONTROLA O ACIONAMENTO DO ELETROVENTILADOR, ATRAVÉS DO RELÉ OU VIA REDE CAN DE COMUNICAÇÃO.

16 SENSOR DE TEMP. DE ÁGUA

17 DETALHE ESTE SENSOR POSSUI DOIS TERMINAIS, SENDO UM NEGATIVO ENVIADO PELA ECU E OUTRO EM 5 VOLTS COM CONTROLE DE TENSÃO. O VEÍCULO NÃO TEM INTERRUPTOR DO ELETROVENTILADOR (CEBOLÃO) SENDO ESTA FUNÇÃO INCORPORADA A PRÓPRIA ECU.

18 MEDIÇÕES - verificar fiação quanto a circuito aberto ou curto circuito. - verificar continuidade dos fios da ECU. - verificar o aterramento do sensor - verificar o sensor. Comparar com os valores da tabela. Temperatura Resistência (ºC) (Kohms) 25 1,8 a 2,3 40 1,0 a 1,4 80 0,26 a 0, ,14 a 0,22

19 DICA ATENÇÃO AO CONECTOR DESTE SENSOR, QUE APRESENTA FALHAS DE CONTATO, QUANDO NA SUA INSTALAÇÃO OS TERMINAIS INTERNOS DO CONECTOR RECUAM (ENTORTA A TRAVA DO TERMINAL) APRESENTANDO MAL CONTATO INTERMITENTE.

20 CONECTOR DA ECU

21 PERGUNTA EXISTE SENSOR DO PEDAL NO COMPARTIMENTO DO MOTOR ?

22 RESPOSTA SIM. HÁ VEÍCULOS COMO O V, OU O CITROEN PICASSO QUE SÃO CONSIDERADOS DRIVE BY WIRE, MAS HÁ UM PEQUENO CABO LIGANDO O PEDAL AO POTENCIÔMETRO NO COMPARTIMENTO DO MOTOR.

23 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 65 PEUGEOT 206 AULA 06 Instrutor Scopino


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