A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 52 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: BATERIA AULA 05 SULFATAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 52 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: BATERIA AULA 05 SULFATAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: BATERIA AULA 05 SULFATAÇÃO

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE BATERIA AULA 03 NORMA CONSTITUIÇÃO Nesta aula veremos: A ÚLTIMA AULA SOBRE BATERIA 05 SULFATAÇÃO

6 RECAPITULANDO

7 SULFATAÇÃO A PALAVRA SULFATAÇÃO PODE SER USADA DE MUITAS MANEIRAS E MERECE SEU DEVIDO ESCLARECIMENTO. EM GERAL SIGNIFICA A FORMAÇÃO OU ACÚMULO OU DEPÓSITO DE SULFATO DE CHUMBO NA SUPERFÍCIE E NO POROS DO MATERIAL ATIVO DAS PLACAS DA BATERIAS.

8 COMO OCORRE O SULFATO DE CHUMBO SE FORMA COMO UMA PARTE NATURAL DO PROCESSO QUÍMICO QUE ENVOLVE A DESCARGA E RECARGA DA BATERIA, E NESTE SENTIDO É UM PROCESSO NECESSÁRIO NO SEU FUNCIONAMENTO. ESSE SULFATO TEM ESTRUTURA FINAMENTE CRISTALINA E É FACILMENTE REDUZIDA POR UMA CORRENTE DE CARGA.

9 SULFATAÇÃO

10 FORMAÇÃO O SULFATO DE CHUMBO É TAMBÉM FORMADO COMO RESULTADO DA AÇÃO LOCAL OU AUTO DESCARGA DAS PLACAS. ISSO É PROVOCADO PELA AÇÃO DA SOLUÇÃO ÁCIDA, ELETRÓLITO, NOS MATERIAIS DAS PLACAS. O SULFATO DE CHUMBO FORMADO COMO RESULTADO DESSA AÇÃO TAMBÉM É FACILMENTE REDUZIDO COM A CORRENTE DE CARREGAMENTO.

11 ESPECIFICAÇÕES DA CARGA

12 GRANDES CRISTAIS A TERCEIRA E TALVEZ A MAIS USUAL UTILIZAÇÃO DA PALAVRA SULFATAÇÃO OCORRE QUANDO OS CHAMADOS GRANDES CRISTAIS SE FORMAM NAS PLACAS COMO RESULTADO DE USO INCORRETO DA BATEIRA. ESTE TIPO DE SULFATAÇÃO EXCESSIVA É DIFÍCIL DE SER REDUZIDO NO MOMENTO DA RECARGA, PODENDO CAUSAR DANOS PERMANENTES ÀS PLACAS DA BATERIA. A SULFATAÇÃO É O RESULTADO DE UM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO SOB ALTA TEMPERATURA POR PERÍODOS PROLONGADOS OU DE ALTA RECRISTALIZAÇÃO.

13 DENSÍMETRO

14 É CAUSADA POR: Deixar baterias sem recarregar por longos períodos após a descarga. Armazenamento contínuo da bateria sob temperaturas excessivas. Prolongados períodos a baixa carga. Longo período sem recargas periódicas (auto-descarga). Permitir descargas da bateria a tensões abaixo da baixa tensão de corte recomendada.

15 CARREGADOR

16 PRECAUÇÕES AUTO-DESCARGA: As baterias deverão estar armazenadas em lugar ventilado e seco. As baterias não deverão estar armazenadas sob incidência direta de luz solar. Um controle adequado de estoque deverá ser adotado. A tensão das baterias em estoque deve ser checada regularmente.

17 VIDA DA BATERIA COM A SULFATAÇÃO A VIDA ÚTIL DA BATERIA USADA CAI PARA CERCA DE 30% DE SUA CAPACIDADE DE RECUPERAR SUA CORRENTE ELÉTRICA, OU SEJA, MESMO APÓS O SEU COMPLETO E PLENO RECARREGAMENTO NÃO TERÁ CORRENTE SUFICIENTE PARA UMA PARTIDA CONFIÁVEL.

18 ANÁLISE

19 PERGUNTA UMA BATERIA QUE ACABOU DE SER INSTALADA PODE APRESENTAR PROBLEMAS ?

20 RESPOSTA SIM. PODE OCORRER CASOS EM QUE UMA BATERIA NOVA JÁ SER BEM VELHA ! OCORRE FALHAS NO ARMAZENAMENTO NO DISTRIBUIDOR, OU AUTO PEÇAS OU MESMO NA OFICINA. UMA BATERIA NÃO PODE FICAR MAIS QUE 06 MESES ESTOCADA.

21 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: 2007 / 54 ELÉTRICA E ELETRÔNICA BATERIA 06 TESTES NA BATERIA Instrutor Scopino


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 52 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: BATERIA AULA 05 SULFATAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google