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AULA TÉCNICA 39 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB ATUADORES ELETROVENTILADOR E AR CONDICIONADO.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB ATUADORES ELETROVENTILADOR E AR CONDICIONADO

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

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5 Já tivemos aula sobre: BOBINAS E CANISTER. Agora veremos: IAW 4SF E IAW 4AFB ELETROVENTILADOR E AR CONDICIONADO.

6 DIAGRAMAÇÃO E C U IAW 4SF 4AFB ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO * INTERRUPTOR DE FREIO * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * SONDA LAMBDA * MAP+TEMPERATURA DO AR * 04 INJETORES * BOBINAS 1 e 2 * CANISTER * ATUADOR DE M. LENTA * RELÉ BOMBA * LÂMPADA DE DIAGNOSE * CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO * VSS – VELOCIDADE * ACELERADOR ELETRÔNICO * PRESSOSTATO A/C * ELETROVENTILADOR * IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA * POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 * REDE CAN INTERRUPTOR DE ÓLEO *

7 ATUADORES CAROS ALUNOS DA UMEC, CHEGAMOS A ÚLTIMA AULA SOBRE ATUADORES DESTE MÓDULO, AINDA TEREMOS AULAS DO NOVO PÁLIO, MAS NESTA AULA VEREMOS AS FUNÇÕES E FUNCIONAMENTO DO ELETROVENTILADOR E DO SISTEMA DE CONFORTO QUE É O AR CONDICIONADO.

8 ELETROVENTILADOR

9 TRATA-SE UM MOTOR ELÉTRICO QUE ATRAVÉS DE SEU MOVIMENTO GIRATÓRIO E SUAS ALETAS, CAUSA UM FLUXO DE AR FORÇADO NO RADIADOR DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO, FAZENDO COM QUE ESTE AR TIRE CALOR DO RADIADOR, PARA CONTROLE DA TEMPERATURA DO MOTOR.

10 LOCALIZAÇÃO

11 SENSOR DE TEMPERATURA

12 FUNCIONAMENTO A ECU DA INJEÇÃO, RECEBE CONSTANTEMENTE O SINAIS DE TEMPERATURA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO. COM ESTES VALORES CONTROLA O ACIONAMENTO DOS RELÉS DE 1ª E 2ª VELOCIDADES. A 1ª COM A TEMPERATURA EM TORNO DE 97º E A 2ª EM TORNO DE 102º CELSIUS. NÃO TEMOS SENSORES NO RADIADOR.

13 LUZ DE ANOMALIA

14 RECOVERY EM CASOS DE FALHA OU ERRO DE LEITURA DO SENSOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA, A ECU ATIVA A SEGUNDA VELOCIDADE DO ELETROVENTILADOR PARA GARANTIR INTEGRIDADE DO MOTOR, OU SEJA, MESMO FRIO O ELETROVENTILADOR FUNCIONA NESTE CASO.

15 PINOS DA ECU 4AFB= 1ª RELÉ 06 PINO 40 2ª RELÉ 07 PINO 14 4SF = 1ª RELÉ 06 PINO 42 2ª RELÉ 07 PINO 32

16 DICA A INVERSÃO DOS TERMINAIS DO ELETROVENTILADOR EM CASOS DE REPARO OU TROCA, FARÃO COM QUE O FLUXO DA CORRENTE NO MOTOR DE ELÉTRICO SEJA INVERTIDO, OU SEJA, O MOTOR IRÁ GIRAR EM SENTIDO INCORRETO, O QUE CAUSARÁ AQUECIMENTO DO MOTOR A BAIXA VELOCIDADE.

17 AR CONDICIONADO OS SISTEMAS DE INJEÇÃO DO NOVO PÁLIO JÁ ESTÃO PRÉ-DISPOSTOS A TER O ACESSÓRIO, CADA VEZ MAIS COMUM, CONSIDERADO DE CONFORTO E SEGURANÇA, QUE POSSIBILITA UM CONTROLE E FILTRAGEM DO AR DO HABITÁCULO. O AR CONDICIONADO, TEM SEU CONTROLE DE LIGAÇÃO FEITO PELA ECU DA INJEÇÃO.

18 COMPRESSOR

19 SISTEMA O SISTEMA DO AR CONDICIONADO PRECISA DE UM ACIONAMENTO MECÂNICO DO COMPRESSOR, VIA CORREIA AUXILIAR, A ECU FAZ ESTE CONTROLE DE ACIONAMENTO DO RELÉ DO COMPRESSOR PELO PINO 17 (SISTEMA 4SF) E 41 (4AFB). A SOLICITAÇÃO, BOTÃO NO PAINEL DE INSTRUMENTOS, DO SISTEMA É FEITA PELO PINO 48 (4AFB) E 19 (4SF).

20 PRESSOSTATO É UM TIPO DE MEDIDOR DE PRESSÃO QUE INFORMA Á ECU A PRESSÃO DO SISTEMA, E ESTA FAZ O CONTROLE DE SEGURANÇA NO ACIONAMENTO OU NÃO DO COMPRESSOR E ACIONAMENTO EM 1ª OU 2ª VELOCIDADE DO ELETROVENTILADOR. ESTÁ LIGADO PELOS PINOS 21/22 (4AFB) E 36/39 (4SF).

21 PRESSOSTATO DO A/C

22 DICA A FALTA OU EXCESSO DE CARGA NO SISTEMA DE AR CONDICIONADO PODE INIBIR SEU FUNCIONAMENTO, UMA VEZ QUE A ECU RECEBENDO SINAL DE CARGA E PRESSÃO (FALTA OU EXCESSO) DO PRESSOSTATO DESABILITA O ACIONAMENTO DO COMPRESSOR PARA SUA PRESERVAÇÃO.

23 PERGUNTA É POSSÍVEL INSTALAR AR CONDICIONADO E AINDA ESTE SER CONTROLADO PELA ECU ?

24 RESPOSTA SIM. A ECU JÁ ESTÁ PRÉ-DISPOSTA A FUNCIONAR COM CONTROLE DO AR CONDICIONADO, BASTA PARA ISSO UTILIZAR UM KIT COMPATÍVEL.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 40/2008 NOVO PÁLIO 1.0/1.3/1.4 FLEX AULA 16 SISTEMA DE PARTIDA A FRIO Instrutor Scopino


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