A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 57 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 57 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

2 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

3 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M A ECU

4 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

5 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

6 Já tivemos aula sobre: BOMBA DE COMBUSTÍVEL Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 03 A ECU.

7 DIAGRAMAÇÃO E C U MULTEC M MOTOR 16 V ROTAÇÃO E PMS DETONAÇÃO FASE POSIÇÃO BORBOLETA SONDA LAMBDA SENSOR MAP 04 INJETORES MÓDULO DIS CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE VÁLVULA EGR LINEAR COMANDO A/C ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA TEMPERATURA DO AR

8 ECU SIGNIFICA UNIDADE DE COMANDO ELETRÔNICO, É O CÉREBRO DO SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO E FAZ O GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DO VEÍCULO, SENDO UMA ESPÉCIE DE CPU DO COMPUTADOR, QUE CONTÉM OS MAPAS E AS COMUNICAÇÕES COM OS SINAIS DE ENTRADA E DE SAÍDA.

9 A ECU

10 DETALHES LOCALIZADA DENTRO DO VEÍCULO ABAIXO DO PORTA LUVAS, POSSUI DOIS CONECTORES, POR ISSO É CHAMADO DE VIAS. NESTE MESMO CONECTOR TEMOS DUAS LETRAS, SENDO DISTRIBUÍDO DA SEGUINTE FORMA: A1 ATÉ A12 E B1 ATÉ B12 = 24 C1 ATÉ C16 E D1 ATÉ D16 = 32

11 LOCALIZAÇÃO

12 ENTRADA x SAÍDA ALÉM DOS FIOS RELACIONADOS À ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU, TEMOS OS COMANDOS DE SAÍDA DA ECU, OS ATUADORES, E OS SINAIS DE ENTRADA, OS SENSORES. ESTA CONFIGURAÇÃO É DETERMINADA AINDA NO PROJETO E A VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO DA ECU É O GRANDE DESTAQUE.

13 LUZ DE ANOMALIA

14 AUTODIAGNÓSTICO É A FUNÇÃO DE AUTO CHECK-UP QUE A ECU FAZ SEMPRE EM QUE É INICIADO UM NOVO PROCESSO DE LIGAR A IGNIÇÃO OU ATÉ MESMO FUNCIONAR O MOTOR. A ECU PODE IDENTIFICAR FALHAS EM CC E CA EM SENSORES, EM ALGUNS ATUADORES E ATÉ MESMO EM FALHA DA PRÓPRIA ECU.

15 PONTO DE ATERRAMENTO

16 DICA ATENÇÃO ESPECIAL DEVE SER DADA AO ATERRAMENTO DO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA LOCALIZADO JUNTO AO CORPO DE BORBOLETA, NA REGIÃO DO CABEÇOTE DO MOTOR. MUITAS VEZES A PORCA DE FIXAÇÃO ESTÁ PRESA MAS O PRISIONEIRO É QUE ESTÁ SOLTO.

17 ALIMENTAÇÃO DA ECU A ECU DO CORSA 16v MULTEC M NÃO POSSUI RELÉ DE ALIMENTAÇÃO, COMO OCORRE NA GRANDE MAIORIA DOS SISTEMAS ELETRÔNICOS. COMO JÁ VIMOS NA AULA ANTERIOR, O RELÉ JUNTO À ECU É DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL. A ALIMENTAÇÃO DA ECU É DIRETA VIA FUSÍVEIS.

18 CAIXA DE FUSÍVEIS

19 OS PINOS O ATERRAMENTO DA ECU É FEITO PELOS PINOS: B1 – D7 – C7 – C9 – D16 A LINHA 15 PELOS PINOS C16 E D3 E A LINHA 30 PELO PINO A6.

20 TAMPA COM IDENTIFICAÇÃO

21 FUSÍVEIS F26- 20A – FUSÍVEL DO RELÉ DA BOMBA F17- 10A – DO SENSOR VSS – LUZ DE ANOMALIA F19- 15A – PINO 86 DO RELÉ DA BOMBA – BOBINA DIS – FASE – EGR E LINHA 30 F26- MEMÓRIA DA ECU

22 DICA QUANDO HOUVER A QUEIMA DE UM FUSÍVEL VERIFIQUE NO ESQUEMA ELÉTRICO DO VEÍCULO TODOS OS COMPONENTES ALIMENTADOS NESTA LINHA DE DERIVAÇÃO, DEPOIS FAÇA UMA ISOLAÇÃO DE CADA ITEM PARA SER DESCOBERTO A PEÇA DEFEITUOSA. FUSÍVEIS SÓ QUEIMAM QUANDO HÁ AQUECIMENTO NO CIRCUITO.

23 PERGUNTA HÁ MANUTENÇÃO OU REPARO NA UNIDADE ELETRÔNICA ?

24 RESPOSTA MANUTENÇÃO NÃO HÁ, MAS HÁ QUEM FAÇA REPARO EM ECU DEFEITUOSA, EMBORA SEJA UM PROCEDIMENTO NÃO RECOMENDADO.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 59/2008 AULA 04 CORSA 16V Instrutor Scopino

26 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


Carregar ppt "A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 57 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google