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AULA TÉCNICA 58 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 10 – VÁLVULA EGR.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 10 – VÁLVULA EGR

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5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AULA 09 – CATALISADOR II Nesta aula veremos: ANÁLISE DE GASES AULA 10 – VÁLVULA EGR

6 PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO QUEIMA DA MISTURA DETALHES DOS GASES COMO MEDIR EQUIPAMENTOS DE TESTES SISTEMAS DE CONTROLE CATALISADOR VÁLVULA EGR CANISTER E BLOW BY LEGISLAÇÃO

7 O MEIO AMBIENTE

8 EGR Os sistemas EGR têm sido usados em veículos há muitos anos. O principal objetivo do sistema é controlar as temperaturas da câmara de combustão. Isto é feito para reduzir a quantidade de Óxidos de Nitrogênio (NOx) no escapamento. Embora o EGR seja necessário para controlar emissões de Nox, o mesmo também afeta a eficiência volumétrica.

9 VÁLVULA EGR

10 COMO FUNCIONA A EGR pode ou não ter um controle eletrônico via ECU da injeção eletrônica, ou simplesmente ter acionamento via depressão (linha de vácuo) do motor. Sempre lembrando que a EGR diminui a eficiência da combustão, baixando a temperatura da câmara de combustão, contribuindo para a não formação do gás tóxico NOx.

11 ALTA TEMPERATURA

12 LIGANDO OS COLETORES A válvula EGR mecânica ou a linear propicia uma ligação entre o coletor de admissão e o sistema de escapamento. Normalmente, o motor puxa ar através do corpo de borboleta para o coletor de admissão. A válvula EGR linear é colocada numa posição entre os coletores ou por tubos, quando a mesma é aberta, um pouco de gases de escapamento flui também para a admissão.

13 ABERTURA VIA VÁCUO DIAFRAGMA E HASTE COM VÁLVULA

14 EGR ELETRÔNICA

15 ALTA TEMPERATURA A recirculação dos gases de escapamento (do inglês exhaust gas recirculation, EGR) serve para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx). A redução se dá mantendo a temperatura de combustão abaixo de 1.400° C mediante a introdução no motor, pela admissão, de pequena quantidade (recirculação) de gases de escapamento, de maneira a "contaminar" a mistura ar- combustível.

16 LIGANDO OS COLETORES

17 PRENDER ABERTA Haverá contaminação excessiva quando a recirculação não é necessária, como em rotações baixas e médias com pouco acelerador. O motor engasga, a dirigibilidade é afetada. Se prender fechada, não haverá contaminação e controle de emissões de NOx. A válvula EGR pode ser comandada por depressão, pressão ou solenóide, nesse caso recebendo sinal elétrico do módulo eletrônico de comando.

18 SEM EGR Atualmente existem motores que não utilizam válvulas EGR. Isto é obtido de uma combinação de projeto de motor e calibrações computadorizados de controle de alimentação e tempo. Com a sobreposição apropriada da válvula, as temperaturas do cilindro são controladas e as emissões de NOx, reduzidas. O controle deste poluente já faz parte de inspeções futuras.

19 EGR LINEAR COM SENSOR

20 PERGUNTA COMO TESTAR UMA VÁVULA EGR ?

21 RESPOSTA COM O MOTOR EM FUNCIONAMENTO, APLICAR DEPRESSÃO NA EGR OU ACIONÁ- LA VIA SCANNER QUE O MOTOR DEVERÁ TER GRANDE VARIAÇÃO DE ROTAÇÃO PELO EMPOBRECIMENTO DA MISTURA. ATENÇÃO PARA DIAFRAGMA FURADO.

22 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 60 ELÉTRICA E ELETRÔNICA ANÁLISE DE GASES PARTE 11 Instrutor Scopino


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