A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 09 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS BIELAS E PINOS AULA 09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 09 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS BIELAS E PINOS AULA 09."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS BIELAS E PINOS AULA 09

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO FINAL DESTA AULA COM O INSTRUTOR SCOPINO. AS SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS CONFORME O ASSUNTO ABORDADO.

4 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE PISTÕES. Nesta aula veremos: BIELAS E PINOS

5 BIELAS

6 DEFINIÇÃO É CONSTRUÍDA EM LIGA DE AÇO, E TRANSMITE OS MOVIMENTOS RETILÍNIOS ALTERNATIVOS DOS ÊMBOLOS AO VIRABREQUIN. NO ORIFÍCIO SUPERIOR HÁ O ESPAÇO PARA O ENCAIXE DO PINO DE AÇO DO PISTÃO, SOB INTERFERÊNCIA OU COM BUCHA.

7 LIGA O PISTÃO AO VIRABREQUIN

8 DETALHES POSSUI O CORPO EM FORMATO DE PERFIL EM I, O QUE FAVORECE SUA RIGIDEZ E POSSIBILITA A DIMINUIÇÃO DE PESO. PODE TER EM SEU INTERIOR UM DUTO PARA CONDUÇÃO DE ÓLEO DA CABEÇA (LADO VIRABREQUIN) AO LADO DO PINO.

9 BIELA E CAPA DA BIELA DUTO DE LUBRIFICAÇÃO

10 CONSTITUIÇÃO NA CABEÇA DA BIELA É ENCAIXADA NO MOENTE DO VIRABREQUIN, ONDE HÁ A CAPA DA BIELA. ENTRE A BIELA E O VIRABREQUIN TEMOS AS BRONZINAS COMO MATERIAL DE ATRITO. NÃO PODE OCORRER A INVERSÃO DE BIELAS E CAPAS.

11 FRATURADA ATUALMENTE, HÁ MUITA APLICAÇÃO DE BIELAS FRATURADAS, ONDE NO SEU PROCESSO DE FUNDIÇÃO, UM PINO EXPANSOR QUEBRA A BIELA DE SUA RESPECTIVA CAPA, FORMANDO INÚMEROS PONTOS DE CONTATO E MELHOR ENCAIXE ENTRE AS PEÇAS.

12 BIELA FRATURADA

13 A MANUTENÇÃO OCORRE APENAS NO RECONDICIONAMENTO DO MOTOR, QUANDO É VERIFICADO O EMPENAMENTO E DESGASTE ACENTUADO, TANTO NA BUCHA DO PINO COMO NA CABEÇA DA BIELA. A MEDIÇÃO DE SEU PESO DEVE SER COMPARADA E RESPEITADA.

14 MONTAGEM

15 RAIO DE CONCORDÂNCIA

16 DICA TÉCNICA DURANTE A RETÍFICA DO EIXO VIRABREQUIN, DEVE HAVER O RAIO DE CONCORDÂNCIA, PARA QUE HAJA UM CONTROLE NA FOLGA AXIAL E A PRESSÃO DE ÓLEO SEJA MANTIDA DENTRO DOS PADRÕES RECOMENDADOS. PODE-SE UTILIZAR UMA ESFERA OU CALIBRADORES DE LÂMINAS ESPECIAIS.

17 PINO DO PISTÃO

18 O PINO PODE ESTAR NO CENTRO, OU TER LEVE DESCENTRALIZAÇÃO. TIPOS:.PINO FLUTUANTE.PINO SEMI-FLUTUANTE.PINO FIXO

19 DEFINIÇÃO DOS TIPOS DE PINO FLUTUANTE- desliza livre no êmbolo e na biela, limitado pelo anel de trava SEMI-FLUTUANTE- desliza livre no êmbolo e é fixo à biela FIXO - é preso no êmbolo por parafuso ou trava e não tem movimento de rotação

20 PERGUNTA QUAIS OS DETALHES NA MONTAGEM DAS BIELAS ?

21 RESPOSTA LIMPEZA E CUIDADOS NA MONTAGEM, BRONZINAS CORRETAS E TORQUE DOS PARAFUSOS OU PORCAS DE FIXAÇÃO. (OBSERVAR A RECOMENDAÇÃO DE TROCA DESTES PARAFUSOS)

22 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 10 ANÉIS DE SEGMENTO Instrutor Scopino

23 E AGORA VAMOS: AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 09 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS BIELAS E PINOS AULA 09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google