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AULA TÉCNICA 04 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS CABEÇOTE AULA 04.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS CABEÇOTE AULA 04

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO FINAL DESTA AULA COM O INSTRUTOR SCOPINO. AS SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS CONFORME O ASSUNTO ABORDADO.

4 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE INTRODUÇÃO DE MOTORES E FASE DO 4 E 2 TEMPOS. Nesta aula veremos: CABEÇOTE

5

6 DEFINIÇÃO O CABEÇOTE DO MOTOR SERVE COMO FECHAMENTO DO CILINDRO E TAMBÉM COMO FIXADOR DE ITENS COMO VÁLVULAS, SEDES, GUIAS, RETENTORES, VELAS DE IGNIÇÃO E COMANDOS. MAS TAMBÉM DÁ O FORMATO ESPECIAL PARA A CÂMARA DE COMBUSTÃO.

7 VÁLVULAS COMO O ESTUDO CONSISTE EM UM MOTOR 4 TEMPOS (CICLO OTTO), TEREMOS PELO MENOS UMA VÁLVULA DE ADMISSÃO E UMA DE ESCAPAMENTO POR CILINDRO. MAS PODEMOS TER TAMBÉM, MOTORES MULTIVÁLVULAS OU COM MAIS DE UM CABEÇOTE (BOXER E MOTORES EM V).

8 O EXEMPLO NA FOTO SEGUINTE, VEREMOS UM CABEÇOTE DE UM MOTOR COM 6 CILINDROS E 24 VÁLVULAS, SENDO UM TÍPICO MOTOR V 6. OBSERVE O FORMATO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO E AS 12 GUIAS DE VÁLVULAS, JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE UM MOTOR COM 2 CABEÇOTES.

9 MULTIVÁLVULAS

10 GUIAS E RETENTORES TEMOS FIXAS AO CABEÇOTE, AS GUIAS DE VÁLVULAS, QUE SERVEM PARA POSICIONÁ-LAS, E AS SEDES DE VÁLVULAS, QUE FAZEM A VEDAÇÃO ENTRE AS VÁLVULAS E O CABEÇOTE. ALÉM DISTO, HÁ TAMBÉM OS RETENTORES DE VÁLVULAS.

11 RETENTOR

12

13 GUIA A GUIA DE VÁLVULA DEVE SER SUBSTITUÍDA SEMPRE QUE APRESENTAR DESGASTE, OU TER SOFRIDO FORTE IMPACTO, COMO POR EXEMPLO, QUANDO OCORRE A QUEBRA DE CORREIA DENTADA E AS VÁLVULAS SOFREM UM FORTE IMPACTO DOS PISTÕES DO MOTOR.

14 GUIAS

15 A JUNTA A JUNTA DO CABEÇOTE, É UM ITEM DE SUBSTITUIÇÃO OBRIGATÓRIA. SEMPRE QUE FOR REMOVIDA DEVE SER TROCADA. A SEQUÊNCIA E O TORQUE DE APERTO DEVE SER OBEDECIDA, ASSIM COMO A SUBSTITUIÇÃO DOS PARAFUSOS DE FIXAÇÃO QUANDO RECOMENDADA.

16 JUNTA DO CABEÇOTE

17 PERGUNTA POR QUE HÁ POSSIBILIDADE DE TERMOS CONSUMO DE ÓLEO PELAS VÁLVULAS DO MOTOR?

18 RESPOSTA TEMOS UM DESGASTE NATURAL ENTRE A GUIA E VÁLVULA, QUE ACABA DANIFICANDO O RETENTOR. HÁ TAMBÉM O RESSECAMENTO E DESGASTE NATURAL DO RETENTOR. EM AMBOS OS CASOS, OCORRE A ASPIRAÇÃO DO ÓLEO PARA A CÂMARA.

19 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 5 COMANDO DE VÁLVULAS Instrutor Scopino

20 E AGORA VAMOS: AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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