A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 19 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ ATUADORES 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 19 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ ATUADORES 3."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ ATUADORES 3

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula com os atuadores partes 1 e 2 no sistema de injeção eletrônica CSFI OBD1+. Agora veremos: ATUADORES 3 CSFI / OBD 1+

6 DIAGRAMAÇÃO E C U CSFI OBD 1+ TEMP. ÁGUA TEMP. AR ROTAÇÃO MAP POSIÇÃO BORBOLETA DETONAÇÃO SENSOR DE OXIGÊNIO 1 e 2 06 INJETORES * BOBINA CANISTER* ATUADOR DE M. LENTA* RELÉ BOMBA * LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD AR CONDICIONADO MAF –MASSA DE AR VSS - VELOCIDADE VÁLVULA EGR* SENSOR DE FASE

7 REPRESENTAÇÃO DOS CONECTORES DA ECU CADA CONECTOR POSSUE 32 PINOS

8 OS ATUADORES SÃO VÁRIOS COMPONENTES QUE TEM A FUNÇÃO DE TRANSFORMAR OS SINAIS ENVIADOS PELA ECU EM AÇÕES PROGRAMADAS. TAMBÉM SÃO CONHECIDOS COMO SINAIS DE SAÍDA, TRABALHAM COM TENSÃO DE 12 VOLTS (OU TENSÃO DA BATERIA) E O ATERRAMENTO OU COMANDO DE SINAL É ENVIADO PELA ECU.

9 UMA DÚVIDA GERAL UMA DÚVIDA QUE OCORREU NA ÚLTIMA AULA É A FALHA QUE ESTES VEÍCULOS APRESENTAM DIFICULDADE NA PRIMEIRA PARTIDA, FALHA GERALMENTE CAUSADA POR BAIXA PRESSÃO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL, OU FURO NA TUBULAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO.

10 DIAGRAMAÇÃO M

11 BOBINA DE IGNIÇÃO

12 TEM A FUNÇÃO DE ELEVAR E TRANSFORMAR A TENSÃO DO SECUNDÁRIO PARA VALORES NECESSÁRIOS AO CENTELHAMENTO DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL. ESTÁ FIXA EM UM SUPORTE ACIMA DO COLETOR DE ADMISSÃO, E JUNTO ESTÁ O MÓDULO ELETRÔNICO DE POTÊNCIA.

13 MÓDULO DE POTÊNCIA

14 SISTEMA DE IGNIÇÃO É COMPOSTO PELA BOBINA, DISTRIBUIDOR E O MÓDULO ELETRÔNICO DE POTÊNCIA, COMANDADO PELA ECU DA INJEÇÃO ELETRÔNICA. A ECU CONTROLA O MÓDULO DE POTÊNCIA E ESTE CONTROLA A BOBINA (FAZ O SEU CHAVEAMENTO EM FORMA DE PULSO NEGATIVO).

15 OS TESTES

16 VALORES NO TESTE DA IGNIÇÃO TEMOS: RESISTÊNCIA DA BOBINA PRIMÁRIO= 0,06 A 0,25 OHMS ENTRE BORNES A E C DA BOBINA. SECUNDÁRIO: 4500 A 6500 OHMS ENTRE TORRE E BORNE A DA BOBINA

17 MAIS TESTES MÓDULO DE POTÊNCIA: A E C = ALIMENTAÇÃO (A POSITIVO E C NEGATIVO) D = PULSO ENVIADO À BOBINA B = PULSO ENVIADO PELA ECU

18 TESTE DO PULSO ATRAVÉS DA CANETA DE POLARIDADE PODEMOS SABER SE HÁ OU NÃO SINAL POSITIVO OU PULSO NEGATIVO PARA A BOBINA OU MESMO AO MÓDULO DE POTÊNCIA. O PRIMEIRO TESTE A SER FEITO É COM O CENTELHADOR, DEPOIS DE PULSO, DEPOIS DE RESISTÊNCIA E ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA.

19 SINCRONISMO COM A CHAVE DESLIGADA E O DISTRIBUIDOR REMOVIDO, VAMOS REGULAR E POSICIONAR O PONTO DE IGNIÇÃO DO SISTEMA CSFI OBD 1+. POSICIONE O VIRABREQUIM EM PMS DO CILINDRO 1, ATRAVÉS DA MARCA INFERIOR DA POLIA E O PINO DA TAMPA DO MOTOR.

20 SINCRONISMO

21 ...SINCRONISMO ACERTE A POSIÇÃO DO DISTRIBUIDOR COINCIDINDO A CAVIDADE DA ENGRENAGEM COM A MARCA PINTADA NA SUA HASTE. ALINHE O EIXO DA BOMBA DE ÓLEO COM O EIXO DO DISTRIBUIDOR, SENDO QUE O EIXO DEVE COINCIDIR COM A MARCA 6 DA SUA BASE E O FURO DE FIXAÇÃO.

22 SINCRONISMO

23 INTERRUPTOR DE FREIO ESTÁ LOCALIZADA JUNTO AO PEDAL DE FREIO DE SERVIÇO, E SERVE PARA IDENTIFICAR PARA A ECU A POSIÇÃO DO PEDAL PARA CONTROLE DOS ATUADORES EM FUNÇÕES ESPECÍFICAS COMO CUT-OFF, DESACELERAÇÕES E AVANÇO DE IGNIÇÃO.

24 AR CONDICIONADO TEM O SEU FUNCIONAMENTO CONTROLADO PELA ECU, QUE PERMITE SEU DESLIGAMENTO EM CASOS ESPECÍFICOS.

25 LÂMPADA DE DIAGNOSE LOCALIZADA NO PAINEL DE INSTRUMENTOS É A FORMA QUE A ECU TEM PARA COMUNICAR MAL FUNCIONAMENTO DO SISTEMA. CHAVE LIGADA= ACESA MOTOR FUNCIONANDO= APAGADA

26 LÂMPADA

27 PERGUNTA HÁ CÓDIGO DE PISCADAS ?

28 RESPOSTA NÃO. APENAS VIA SCANNER É POSSÍVEL IDENTIFICAR OS CÓDIGOS ARMAZENADOS NA MEMÓRIA DA ECU.

29 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 21 CSFI / OBD 1+ Instrutor Scopino

30 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 19 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ ATUADORES 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google