A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 10 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS ANÉIS DE SEGMENTO AULA 10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 10 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS ANÉIS DE SEGMENTO AULA 10."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS ANÉIS DE SEGMENTO AULA 10

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO FINAL DESTA AULA COM O INSTRUTOR SCOPINO. AS SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS CONFORME O ASSUNTO ABORDADO.

4 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE BIELAS E PINOS. Nesta aula veremos: ANÉIS DE SEGMENTO

5 ANÉIS

6 DEFINIÇÃO OS ANÉIS DE SEGMENTO SÃO INSTALADOS NA CABEÇA DO ÊMBOLO, COM FORMATO CIRCULAR, SÃO CONSTRUÍDOS EM FERRO FUNDIDO E AÇOS ESPECIAIS. SÃO INSTALADOS NOS PORTA ANÉIS DOS ÊMBOLOS.

7 MONTAGEM OS ANÉIS DE COMPRESSÃO POSSUEM LADO DE MONTAGEM, PARA FAZER A VEDAÇÃO DOS CILINDROS. ESTA MARCAÇÃO ESTÁ DESCRITA EM SUA EMBALAGEM, E É MARCADA COM A PALAVRA TOP OU MARCA DO FABRICANTE PARA O LADO DE CIMA DO ÊMBOLO.

8 ZONA DOS ANÉIS

9 TIPOS TEMOS DOIS TIPOS BÁSICOS DE ANÉIS:.COMPRESSÃO (VEDAÇÃO).RASPADORES E RECOLHEDORES DE ÓLEO

10 CONSTITUIÇÃO ANEL 1 DE COMPRESSÃO ANEL 2 DE COMPRESSÃO

11 ANÉIS DE COMPRESSÃO SÃO REVESTIDOS EM CROMO OU MOLIBDÊNIO, QUE LHES CONFEREM MAIOR RESISTÊNCIA AO ATRITO E AO DESGASTE, ESTA PROPRIEDADE É MUITO IMPORTANTE NA FASE INICIAL DE FUNCIONAMENTO DO MOTOR (AMACIAMENTO).

12 DETALHES OS ANÉIS DE COMPRESSÃO SÃO INSTALADOS NAS DUAS PRIMEIRAS CANALETAS DA ZONA DE ANÉIS, OU EM ALGUNS MOTORES NAS TRÊS PRIMEIRAS CANALETAS. SÃO OS ANÉIS RESPONSÁVEIS PELA VEDAÇÃO ENTRE OS ÊMBOLOS E OS CILINDROS. EVITAM A PASSAGEM DOS GASES AO CÁRTER.

13 CONSTITUIÇÃO ANEL RASPADOR 1 ANEL RASPADOR 2 ESPAÇADOR

14 ANÉIS RASPADORES TEM COMO PRINCIPAL FUNÇÃO RASPAR O EXCESSO DE ÓLEO NA PAREDE DO CILINDRO, FAZENDO A RASPAGEM ENTRE O PISTÃO E A PAREDE, DIRECIONANDO ESTE EXCESSO PARA O CÁRTER. DESTA FORMA ASSEGURAM A LUBRIFICAÇÃO DOS ANÉIS EM RELAÇÃO AOS ÊMBOLOS E O CILINDRO.

15 DETALHES OS ANÉIS RASPADORES SÃO EM DUAS PEÇAS, PARA UMA MELHOR EFICÊNCIA, SENDO SEPARADOS PELOS ESPAÇADORES. A POSIÇÃO DE MONTAGEM DE TODOS OS ANÉIS DEVEM SEGUIR A RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE.

16 POSICIONAMENTO A POSIÇÃO DAS PONTAS DOS ANÉIS VARIAM DE MOTOR E FABRICANTE. PODEMOS TER A MONTAGEM A CADA 120 GRAUS ENTRE OS DE COMPRESSÃO E OS RASPADORES, OU DE 180 GRAUS. OBS. HÁ O MOVIMENTO GIRATÓRIO DOS ANÉIS EM RELAÇÃO AO PISTÃO.

17 PONTAS DO ANEL DE COMPRESSÃO 1 PINO DO PISTÃO

18 PONTAS DO ANEL DE COMPRESSÃO 2 PINO DO PISTÃO 120 GRAUS 180 GRAUS

19 PONTAS DO ANEL RASPADOR 1 PINO DO PISTÃO 120 GRAUS 180 GRAUS

20 PONTAS DO ANEL RASPADOR 2 PINO DO PISTÃO 120 GRAUS 180 GRAUS

21 PERGUNTA O QUE É O FLUTTER ?

22 RESPOSTA É A VIBRAÇÃO DOS ANÉIS EM SUAS CANALETAS, CAUSADO POR MONTAGEM INCORRETA, O QUE DANIFICA O PISTÃO PODENDO CAUSAR FISSURA NA ZONA DE ANÉIS.

23 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 11 ÁRVORE DE MANIVELAS Instrutor Scopino

24 E AGORA VAMOS: AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 10 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS ANÉIS DE SEGMENTO AULA 10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google