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AULA TÉCNICA 10 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MARELLI IAW 1AB ATUADORES AULA 3/3.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MARELLI IAW 1AB ATUADORES AULA 3/3

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 Já tivemos aula sobre a introdução e sensores no sistema de injeção eletrônica MARELLI IAW 1AB. Agora veremos: Injeção Eletrônica Multiponto ATUADORES

5 VÁLVULAS INJETORAS

6 TEMOS 4 INJETORES, DE DIFÍCIL LOCALIZAÇÃO. O ACIONAMENTO É SEQUÊNCIAL, TEMOS O SINAL POSITIVO DISTRIBUÍDO ENTRE OS ATUADORES QUE VÊM DO RELÉ DUPLO, E CONTROLE INDIVIDUAL CILINDRO POR CILINDRO. A RESISTÊNCIA DE CADA INJETOR É DE 12 A 19 OHMS.

7 DICA TÉCNICA POR SER UM MOTOR DE DUPLO COMANDO DE VÁLVULAS, ESTÃO AO LADO DO COLETOR DE ADMISSÃO. OS INJETORES PERMITEM DOIS JATOS LATERAIS PARA PULVERIZAR MELHOR O COMBUSTÍVEL. ATENÇÃO NA REMOÇÃO PARA NÃO OCORRER A QUEBRA DE SEU CONECTOR ELÉTRICO.

8 DETALHE DO INJETOR

9 LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO

10 ATUADOR DE MARCHA LENTA

11 MOTOR DE PASSO É UM MOTOR DE PASSO A PASSO, SENDO COMANDADO PELA ECU. CADA UM DE SEUS ENROLAMENTOS ELÉTRICOS POSSUI RESISTÊNCIA DE 40 A 60 OHMS. HÁ UM DESGASTE ACENTUADO EM SUA PORCA PLÁSTICA INTERNA, CAUSANDO FOLGA NO EIXO DE SEU FUSO.

12 CORPO CONJUGADO

13 BOBINA DE IGNIÇÃO DUPLA

14 BOBINA DE IGNIÇÃO TEMOS DUAS BOBINAS EM UM MESMO CORPO, O SINAL POSITIVO VEM DO RELÉ DUPLO, E CADA PULSO NEGATIVO É CONTROLADO PELA ECU, ONDE É FEITO O AVANÇO E ÂNGULO DE PERMANÊNCIA DA IGNIÇÃO. DEVIDO A ALTA TEMPERATURA DO MOTOR, APRESENTA MUITA FALHA. A IGNIÇÃO É MAPEADA ESTÁTICA.

15 TESTE MEDIR A RESISTÊNCIA DIRETAMENTE NOS TERMINAIS DA PEÇA. PRIMÁRIODE 0,4 A 0,9 OHMS SECUNDÁRIODE 8,0 K A 12,5 KOHMS

16 RELÉ DUPLO

17 LOCALIZADO PRÓXIMO A BATERIA, TEM A FUNÇÃO DE FAZER A ALIMENTAÇÃO POSITIVA DOS SEGUINTES COMPONENTES: ECU (PINOS ) – INJETORES – VÁLVULA DO CANISTER - BOMBA DE COMBUSTÍVEL – BOBINA - SONDA LAMBDA (RESISTÊNCIA DE AQUECIMENTO)

18 RELÉ DUPLO

19 VÁLVULA DO CANISTER É ABERTA EM ROTAÇÕES INTERMEDIÁRIAS E MOTOR AQUECIDO ATRAVÉS DO ATERRAMENTO ENVIADO PELA ECU. LOCALIZADA PRÓXIMO AO COLETOR DE ADMISSÃO, TEM A FUNÇÃO DE PERMITIR A LIMPEZA DO SISTEMA CANISTER. RESISTÊNCIA ELÉTRICA: DE 20 A 35 OHMS.

20 VÁLVULA DO CANISTER

21 PERGUNTA O SISTEMA POSSUI ALGUMA SEGURANÇA EM CASO DE COLISÕES OU ACIDENTES ?

22 RESPOSTA SIM. TEMOS O INTERRUPTOR INERCIAL

23 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 11 IAW 1AVB LINHA VW MI Instrutor Scopino

24 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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