A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A via pública é composta pela faixa de rodagem, por onde circulam os veículos e pelo passeio ou berma, onde circulam os peões. Os peões, quando não estão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A via pública é composta pela faixa de rodagem, por onde circulam os veículos e pelo passeio ou berma, onde circulam os peões. Os peões, quando não estão."— Transcrição da apresentação:

1

2 A via pública é composta pela faixa de rodagem, por onde circulam os veículos e pelo passeio ou berma, onde circulam os peões. Os peões, quando não estão atentos, são quem corre mais perigo na estrada. Por isso, é importante que conheçam algumas regras fundamentais para andar a pé em segurança.

3 Devemos sempre circular nos passeios e do lado direito, de modo que quem circule do lado de fora do passeio esteja virado de frente para os veículos. Caso não haja passeio, devemos circular do lado esquerdo, de frente para os veículos e o mais longe possível da faixa de rodagem. Quando se circula em grupo, em passeios estreitos, bermas ou em estradas sem berma ou passeio, deve caminhar-se em fila indiana.

4 N a passadeira ou na passagem para peões junto a semáforos, em passagens protegidas superiores ou inferiores à via. Devem evitar-se locais junto a veículos estacionados, caixotes do lixo, arbustos ou outro tipo de obstáculos, que nos possam esconder, assim como junto a curvas e em cruzamentos e entroncamentos sem passagens protegidas.

5 Devemos verificar se os veículos estão a circular a alta ou baixa velocidade e se estão perto ou longe do local onde vamos atravessar. Se atravessarmos numa passadeira, devemos colocar- -nos do lado direito para não nos encontrarmos com os peões, que atravessam no outro sentido. Devemos olhar à esquerda, à direita e novamente à esquerda, observarmos quais os sentidos do trânsito e sabermos de onde podem surgir os veículos.

6 Não devemos correr, pois podemos tropeçar e cair; devemos atravessar a direito e nunca na diagonal, pois assim permanecemos menos tempo na faixa de rodagem. Devemos continuar a olhar e ver se vem algum condutor com intenção de ultrapassar na passadeira, sem nos ver.

7 DURANTE O DIA E A NOITE É importante usar material retro-reflector durante a noite, pois somos mais visíveis sob as luzes dos veículos. Para atravessar, devemos escolher um local bem iluminado para que estejamos visíveis para os condutores.

8 – Num acidente, o cinto de segurança pode salvar-te a vida. –O cinto de segurança reduz os riscos de ferimentos graves. – Muitas pessoas que acabam por morrer em acidentes poderiam ter sobrevivido se tivessem usado os cintos de segurança. – É fácil de usar! Demora 5 segundos e pode salvar- te a vida!

9 – Todas as crianças com menos de 12 anos DEVEM circular em assentos apropriados à idade, sempre no banco de trás. – Recém-nascidos devem ir SEMPRE em cadeirinhas próprias, voltadas para trás no banco de trás. – Todos os passageiros DEVEM usar o cinto de segurança, quer circulem à frente ou atrás.

10


Carregar ppt "A via pública é composta pela faixa de rodagem, por onde circulam os veículos e pelo passeio ou berma, onde circulam os peões. Os peões, quando não estão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google