A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portfólio da turma 3 (1º e 3ºanos) Realizado no âmbito do projecto das TIC nas EB1, levado a cabo pela Escola Superior de Educação da Guarda, Ministério.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portfólio da turma 3 (1º e 3ºanos) Realizado no âmbito do projecto das TIC nas EB1, levado a cabo pela Escola Superior de Educação da Guarda, Ministério."— Transcrição da apresentação:

1 Portfólio da turma 3 (1º e 3ºanos) Realizado no âmbito do projecto das TIC nas EB1, levado a cabo pela Escola Superior de Educação da Guarda, Ministério da Educação e CRIE. E.B.1 de Vila Nova de Tazem

2 Tema: Prevenção Rodoviária 1ª visita Subtema: Sinais de trânsito verticais 2ª visita Subtema: Andar de bicicleta 3ª visita Subtema: Sinais luminosos para peões 4ª visita Subtema: Sinais de trânsito luminosos

3 Observações Nesta escola, a Directora fez uma planificação das visitas, sendo que, por cada visita, trabalhou apenas uma turma. Neste caso, trabalhou a turma 3, do 1º e 3º anos.

4 Objectivos da 1ª visita Apresentar o programa Paint aos alunos do 1º ano, dando-lhes a conhecer as suas valências; Realizar um desenho simples, de uma paisagem natural, onde praticam as formas geométricas de que necessitarão para futuros trabalhos; Realizar trabalho em Word, sobre os Sinais de trânsito, usando informação copiada da Internet (3º ano)

5 Actividades Nesta 1ª visita, pretendeu-se dos alunos que realizassem um desenho no Paint, tendo por base um outro desenhado pelo Formador, se bem que não estava directamente ligado ao subtema. Isto serviu para que eles começassem a inteirar-se do programa, praticando, por exemplo, as formas geométricas. Os alunos do 3º ano já utilizaram a Internet e algumas valências do Word, como o Wordart.

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 Existem muitos tipos de sinais de trânsito verticais. O seu formato (triângulo, círculo e quadrado) e a sua cor (azul, vermelho ou branco) já nos dão muitas informações. - Os sinais de obrigação são redondos e de fundo azul. Se tiverem um traço vermelho a atravessá-los, isso indica que terminou a obrigação. - Os sinais de proibição são redondos, com orla vermelha. - Os sinais de perigo são triangulares, com orla vermelha. Os sinais de informação são quadrados ou rectangulares, de fundo azul.

16 Existem diferentes tipos de sinais de trânsito verticais. São azuis, brancos, vermelhos e têm formas de triângulo, quadrado, circulo, rectângulo e há um diferente que é o STOP. Há os sinais de proibição, de obrigação, de perigo e de informação. Os de proibição são redondos, vermelhos e brancos. Os de obrigação são azuis, de fundo azul. Os de perigo são triangulares, de orla vermelha e os de informação são quadrados ou rectangulares, azuis e branco.

17 Existem tipos diferentes de sinais de trânsito. Eles têm diferentes cores: azul, vermelho e branco. Eles dão-nos muitas informações. Há sinais de obrigação, proibição, perigo e informação. Os sinais de obrigação são redondos e de fundo azul. Se tiverem um traço vermelho a atravessá-los, isso indica que terminou a obrigação. Os sinais de proibição são redondos, com orla vermelha. Os sinais de perigo são triangulares, com orla vermelha. Os sinais de informação são quadrados ou rectangulares de fundo azul.

18 Existem vários sinais de Trânsito. Há sinais de obrigação que são redondos e de fundo Há mais sinais, como por exemplo: de perigo, de proibição e de informação. Os de perigo são triangulares e de orla vermelha; os de proibição são redondos e vermelhos e brancos e os de informação são quadrados ou rectangulares.

19 Existem tipos diferentes de sinais de trânsito. Há quadrados, triângulos e círculos e à volta deles há cores como vermelho, azul e branco. Há sinais de obrigação, proibição, perigo e informação.

20 Existem diversos tipos de sinais de trânsito verticais. As suas formas são: triângulo, circulo ou quadrado e as suas cores são: azul, vermelho ou branco. Dão-nos muitas informações. Os sinais de obrigação são redondos e de fundo azul. Os que têm uma risca vermelha, querem dizer que acabou a obrigação. Os sinais de proibição são redondos, com orla vermelha. Os sinais de perigo são triangulares, com orla vermelha. Os sinais de informação são quadrados ou rectangulares, de fundo azul.

21 Objectivos da 2ª visita Realizar um desenho no Paint, tendo por base o desenho realizado pelo Formador, sobre Sinais de trânsito verticais (1º ano); Realizar trabalho no Word, com informação pesquisada na Internet, e utilizando as valências deste programa, sobre o subtema.

22 Actividades Nesta visita, o grau de dificuldade foi maior, visto que os alunos tinham mais elementos para se basear (1º ano). Os alunos deste ano, como realizaram um desenho no Paint, na 1ª visita, que nada tinha a ver com o tema – para que conhecessem as capacidades deste programa e as formas geométricas – desenharam, desta feita, tipos de sinais de trânsito verticais. Os alunos do 3º ano realizaram um trabalho sobre as regras de segurança para se andar de bicicleta. Alguns alunos do 3º ano, com maiores dificuldades no Word, não terminaram o seu trabalho e completaram-no na visita seguinte.

23

24

25

26

27

28 Para andarmos de bicicleta devemos de meter sempre o capacete na cabeça. Também devemos circular o mais possível junto à direita. Há sinais vermelhos onde temos que parar. À noite devemos

29 Para andarmos de bicicleta devemos usar sempre capacete para proteger a cabeça. Devemos circular o mais possível junto à direita para que os outros veículos nos ultrapassem. É preciso muito cuidado ao andarmos de bicicleta.

30 Para andarmos de bicicleta temos que usar sempre capacete para proteger a cabeça. Devemos circular junto à direita para que os carros possam passar. Devemos parar quando os sinais estão vermelhos. Depois colocamo-nos atrás dos carros e no lado direito. Não devemos andar ao lado de outros ciclistas porque pode vir um carro e atropelar-nos. Também não devemos andar de bicicleta nos parques de estacionamento porque pode abrir-se uma porta e batemos nela. É preciso muito cuidado para andar de bicicleta.

31 Para andarmos de bicicleta devemos usar sempre capacete para proteger a cabeça. - Não devemos circular perto do veículos porque pode abrir-se

32 Para andarmos de bicicleta devemos usar um capacete para proteger a cabeça. - Devemos circular o mais possível junto à direita, para que os outros veículos nos possam ultrapassar. - Nós devemos parar nos sinais vermelhos, colocando-nos atrás dos automóveis e de preferência do lado direito, para sermos vistos através dos retrovisores. - Não devemos circular muito perto dos veículos estacionados porque pode abrir-se uma porta a qualquer momento. Temos que ter muito cuidado ao andar de bicicleta.

33 Quando andamos de bicicleta devemos usar o capacete. Devemos andar sempre junto à direita para que os outros veículos nos possam ultrapassar. Devemos, também, parar nos sinais vermelhos colocando-nos atrás dos carros e do lado direito para sermos vistos. Não podemos circular muito perto dos carros porque pode abrir-se uma porta a qualquer momento. É por isso que devemos ter muito cuidado para andar de bicicleta.

34 Sempre que andarmos de bicicleta devemos usar o capacete. Devemos circular o mais possível junto à direita dos outros veículos para que eles nos possam ultrapassar. Devemos parar no sinal vermelho

35 Para andarmos de bicicleta devemos usar sempre capacete para proteger a cabeça. Devemos ter protecção nos joelhos e também no cotovelo. Nós quando não usamos a bicicleta durante muito tempo temos de ver se os pneus estão cheios e se a bicicleta trava bem. Devemos circular sempre o mais possível junto à direita, para que os outros veículos nos possam ultrapassar. Por isso, temos que ter muito cuidado ao andar na estrada de bicicleta.

36 Objectivos da 3ª visita Realizar um desenho no Paint, tendo por base o desenho realizado pelo Formador, sobre sinais de trânsito luminosos para peões; Terminar o trabalho da visita anterior;

37 Actividades Nesta visita, os alunos já mostraram maiores facilidades na realização do seu desenho, no Paint. Os alunos do 3º ano que não conseguiram terminar o trabalho da visita anterior – por terem maiores dificuldades na escrita no Word – terminaram-no nesta. Alguns alunos do 3º ano não trabalharam nesta visita, a pedido da Professora, pois tiveram que realizar outras tarefas.

38

39

40

41

42

43

44 Sempre que andarmos de bicicleta devemos usar sempre o capacete. Devemos circular o mais possível junto à direita dos outros veículos para que eles nos possam ultrapassar. Devemos parar no sinal vermelho, colocando-nos atrás dos automóveis e de preferência do lado direito, para sermos vistos através retrovisores. Não devemos circular muito perto de veículos estacionados pois pode-se abrir uma porta. Ao andarmos de bicicleta devemos ter muito cuidado.

45 Para andarmos de bicicleta devemos meter sempre o capacete na cabeça. Também devemos circular o mais possível junto à direita. Há sinais vermelhos onde temos que parar. À noite devemos equipar-nos com bandas de tecido reflector e acender as luzes da bicicleta. Ao andarmos de bicicleta devemos ter muito cuidado.

46 Para andarmos de bicicleta devemos usar sempre capacete para proteger a cabeça. - Não devemos circular perto do veículos porque pode abrir-se uma porta a qualquer momento. - Atenção às folhas caídas no chão e às poças de água. Devemos ter muito cuidado a andar de bicicleta.

47 Objectivos da 4ª visita Realizar um desenho no Paint, tendo por base o desenho realizado pelo Formador, sobre sinais de trânsito luminosos; Realizar uma composição, escrita no Word, sobre a Páscoa (a pedido da Professora) e retirar uma imagem da Internet.

48 Actividades Nesta visita, os alunos do 1º ano já mostraram maiores facilidades na realização do seu desenho, no Paint. Como esta última visita coincidiu com a véspera das férias da Páscoa, a Professora pediu que os alunos do 3º ano realizassem um trabalho sobre a Páscoa. Escreveram uma composição e foram à Internet buscar imagens alusivas ao tema.

49

50

51

52

53 No dia da Páscoa foi o dia em que Jesus ressuscitou. Na Páscoa nós temos de ir à missa. Na missa, à tarde, vamos à procissão com Jesus ao nosso lado. Depois nós vamos pelo caminho a rezar o terço. E depois vamos para casa com os nossos pais e também com os nossos Padrinhos. E quando entramos, a casa está cheia de ovos e coelhos da Páscoa.

54 Na Páscoa celebra-se o ressuscitar de Jesus. Ele foi uma pessoa muito importante. Na Páscoa recebemos ovos da Páscoa. Também temos férias da Páscoa e estas férias são para descansar. Na Páscoa há uma procissão dedicada a Jesus. Os Padrinhos e as Madrinhas costumam dar-nos prendas. Nós gostamos muito da Páscoa porque ela é muito importante.

55 Nós gostamos muito da Páscoa porque comemos muitos ovos de Páscoa e também porque é a ressurreição de JESUS. E também das amêndoas de chocolate, e dos prémios dos ovos da Páscoa. O irmão da minha melhor amiga, SORAIA, faz anos na Páscoa e ele vai receber mais prendas do que ela. Nós gostamos muito da Páscoa. Na Páscoa comemos muitas amêndoas e ovos de Páscoa.

56 Na Páscoa nós vamos fazer a procissão. Nós recebemos amêndoas e ovos dos nossos Padrinhos e Madrinhas. É muito bom porque estamos em família. A Páscoa foi o dia em que Jesus ressuscitou e foi para o céu. Nesta altura temos as férias da Páscoa. Eu, nas férias da Páscoa, vou brincar e fazer os meus trabalhos de casa.

57 Na Páscoa nós vamos fazer a procissão. Nós recebemos os ovinhos de chocolate e as amêndoas. Eu gosto muito da Páscoa. A Páscoa é o dia em que Jesus ressuscitou e foi para o Céu, para tomar conta de nós. Eu, nas férias da Páscoa, vou brincar e fazer os deveres de casa.

58


Carregar ppt "Portfólio da turma 3 (1º e 3ºanos) Realizado no âmbito do projecto das TIC nas EB1, levado a cabo pela Escola Superior de Educação da Guarda, Ministério."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google