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A) Estudo Inclusivo de Tráfego (automóvel e pedonal): Não apenas a habitual contagem de veículos, mas também o estudo do trânsito pedonal. Ver investigação.

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1 A) Estudo Inclusivo de Tráfego (automóvel e pedonal): Não apenas a habitual contagem de veículos, mas também o estudo do trânsito pedonal. Ver investigação ACA-M na Praça do Saldanha, em (Uma Praça Adiada, ACA-M, 2006). - para estudar os fluxos de atravessamento, as suas motivações, tipologias, pendularidades, calendarização. - para avaliar quais as consequências para o trânsito automóvel e pedonal da introdução de medidas de acalmia de tráfego. - Para redução do número das faixas de rodagem (de 4 para 3) e da largura de cada faixa (de 3,5m para 3m). Propostas para redução do risco nos atravessamentos entre os bairros do Cabrinha e do Loureiro (Av. Ceuta, Lisboa)

2 70 m t = m t = 3 t = 5 Veículo detectado A 60 km/h Veículo reduz de velocidade Passa para verde Veículo passa o cruzamento à velocidade desejada B.1) Tudo Vermelho B. Melhoria da segurança na travessia

3 Marcação M11 Marcação M11a (ver Av. D. João V) B.2) A utilização de zebras nos semáforos Proposta Marcações

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5 A capacidade de sistemas com vários cruzamentos é sempre o cruzamento com menor capacidade. Raramente o numero de faixas num troço recto. Naquele caso, o que determina a capacidade do sistema é Ponte e os cruzamentos de Alcântara. O resto das faixas de rodagem só servem para tornar a via mais perigosa

6 BUS Medida que permite continuar a dar prioridade ao TC fazendo os automóveis reduzir de velocidade. Aconselham-se lombas ou bandas sonoras para evitar excesso de velocidade dos táxis e tornar a perda de prioridade menos perigosa. LRVs C) Redução da velocidade automóvel C.1) Redução do número de faixas de rodagem

7 Exemplo de Lombas Redutoras de Velocidade (LRV)

8 Lombas Redutoras de Velocidade (LRV)

9

10 praça C.2) alteração da circulação com criação de uma praça


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