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1 SUPERELEVAÇÃO. A superelevação tem influência sobre a segurança e o conforto da viagem. É medida pela inclinação transversal da pista em relação ao.

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1 1 SUPERELEVAÇÃO

2 A superelevação tem influência sobre a segurança e o conforto da viagem. É medida pela inclinação transversal da pista em relação ao plano horizontal, e é expressa em proporção (m/m) ou em percentagem (%). A determinação da superelevação é feita a partir do estudo do movimento de um veículo em trajetória circular, com uma dada velocidade tangencial, numa pista inclinada transversalmente.

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7 TAXA MÁXIMA DE SUPERELEVAÇÃO ADMISSÍVEL

8 Valores Mínimos COMPRIMENTO DE TRANSIÇÃO DA SUPERELEVAÇÃO (L) 1)Critério do Máximo Crescimento da Aceleração Centrífuga

9 Valores Mínimos COMPRIMENTO DE TRANSIÇÃO DA SUPERELEVAÇÃO (L) 2) Critério da Máxima Rampa de Superelevação Admissível

10 Valores Mínimos COMPRIMENTO DE TRANSIÇÃO DA SUPERELEVAÇÃO (L) 4) Critério do Mínimo Absoluto

11 11 SUPERLARGURA

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13 DIMENSIONAMENTO

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17 Fonte: Manual de projeto geométrico (DNER, 1999)

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19 19 Distâncias de visibilidade

20 20 A geometria e a dinâmica de movimento Dp D1D1 D2D2 Percepção e reação Frenagem Obstáculo

21 21 A geometria e a dinâmica de movimento A AASHTO, baseada em várias experiências, aconselha o uso do valor de 1,5 segundos para esse tempo de percepção. Adicionando- se a esse valor o tempo necessário à reação de frenagem (1,0 seg), tem-se o tempo total de percepção e reação (t) = 2,5 segundos, o que resulta em:

22 22 A geometria e a dinâmica de movimento Convertendo a velocidade na unidade convencionalmente utilizada em projeto geométrico (km/h), tem-se:

23 23 A geometria e a dinâmica de movimento A determinação da Distância de Frenagem (D 2 ), ou seja, à distância percorrida pelo veículo durante o processo de frenagem, pode ser efetuada considerando que a energia cinética do veículo no início da atuação do sistema de frenagem deve ser anulada pelo trabalho da força de atrito ao longo da distância de frenagem.

24 24 A geometria e a dinâmica de movimento Assim, a distância de visibilidade de parada resulta em:

25 25 A geometria e a dinâmica de movimento Denomina-se Distância Dupla de Visibilidade de Parada a distância mínima que dois veículos podem parar quando vêm de encontro um ao outro na mesma faixa de tráfego. Ela é utilizada no projeto de curvas verticais convexas de concordância, podendo ser calculada pela expressão:

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27 27 A geometria e a dinâmica de movimento Em todos os cálculos envolvendo a distância de visibilidade de parada, recomenda-se adotar 1,10 metros com a altura dos olhos do motorista em relação ao plano da pista e 0,15 m como a menor altura de um obstáculo que o obrigue a parar. A distância de visibilidade de parada é utilizada nas interseções, nos semáforos e nas curvas verticais, entre outras aplicações.


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