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Segurança nos Trilhos e Travessia de Pedestres

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Apresentação em tema: "Segurança nos Trilhos e Travessia de Pedestres"— Transcrição da apresentação:

1 Segurança nos Trilhos e Travessia de Pedestres
Definições A travessia de pedestres (PC); identifica o lugar onde o pedestre pode atravessar uma via de trilho, sendo duas categorias: travessia Passiva (os trens não emitem avisos) e travessia Ativa (os trens emitem avisos; consulte também o livro de segurança Travessia de Trilhos). Localização da Travessia de Pedestres Alcance visual (SD) em travessias Passivas: Observação A: A fórmula acima é baseada numa velocidade de travessia de 1,0 m/s e proporciona uma margem de segurança de 2 s. É recomendado que, nessas travessias onde há probabilidade do uso por pessoas com deficiências físicas, a velocidade seja reduzida para 0,8 m/s. Observação B: O alcance visual deverá ser maior que a distância equivalente para um tempo de travessia de 10 segundos. Isso se aplica também para travessias nas quais apenas uma linha é atravessada. Ângulo da travessia: o pedestre atravessa a linha perpendicularmente (90° +/- 20°) Se esse alcance visual não for possível, poderá ser necessário: Remover obstruções para atingir o alcance visual necessário (ex.: será necessária a manutenção do crescimento de plantas para assegurar o alcance visual). Estabelecimento de controle ativo. Fechamento ou realocação da travessia. Redução da velocidade do trem. Separação de nível. Verificações de Segurança e recomendações As aberturas das passagens deverão estar alinhadas com o centro da linha de travessia Passagens, rampas e patamares deverão estar de acordo com a padronização de gradeamento. O pavimento deverá ser regular Obter o máximo em melhoria do alcance visual Instalar um compartimento fechado em travessias de alto risco Cada travessia deve ser sinalizada; sinalização e/ou marcações no pavimento Luminosidade contrastante (ao entrar numa construção com entrada próxima a uma via) e iluminação (50 lux) Vãos nas passagens (intervalo máximo entre a via e a superfície de passagem de pedestres de 65mm de largura e profundidade máxima de 50mm) Principais riscos Atropelamento por trens, ferimentos decorrentes de quedas, escorregões, tropeções e distensões. V = velocidade dos trens em km/h d = distância da travessia de pedestres em metros, medida conforme abaixo; Quando existe uma passagem para os pedestres – de uma abertura de passagem para outra em uma via. Quando não há passagens, mas sim Indicadores de Pavimento Tátil em posições estabelecidas – de uma extremidade da via de Piso Tátil para a outra. iii. Quando não há passagens ou Indicadores de Pavimento Tátil – de borda exterior para borda exterior mais 3m. v.01 – 05/05/2011 Segurança nos Trilhos

2 Lista de verificação exigida
Há funcionários responsáveis, designados e treinados, para fazer a manutenção e a inspeção das passagens de pedestres em vias férreas (PRC)? Há passagens não definidas ou mal organizadas, com má conservação & sem manutenção? Há um HIRA formal sendo feito para identificar todas as PRCs? Existe uma PRC ativa instalada? A iluminação das PRCs são adequadas à noite? A sinalização ainda está visível? A distância visual está sendo respeitada? Existe algum ponto de risco de tropeços no chão? Os funcionários estão utilizando os PRCs ou você já viu alguém tomando um atalho? Este documento deve ser utilizado como um elemento auxiliar antes do início do trabalho ou da realização de um SFA v.01 – 05/05/2011 Segurança nos Trilhos


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