A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palestra Fiscalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palestra Fiscalização"— Transcrição da apresentação:

1 Palestra Fiscalização
Antes de iniciar, verificar as condições mínimas de SMS do local disponibilizado para a palestra como por exemplo: Saídas de emergência, sistema de incêndio e acomodações e caso tenha alguém de fora da unidade verificar se passou pelo Briefing de Segurança. Dar boas vindas aos presentes e agradecer a presença. Se apresentar para os participantes, citando nome, função e alocação. Explicar que o objetivo da palestra é passar informações relevantes para o dia a dia das obras de forma simples e objetiva através de algumas situações do cotidiano. O palestrante poderá iniciar explicando que em análises recentes, identificamos que, cerca de 60% dos acidentes dos últimos 18 meses ocorreram em situações bastante "simples".

2 dos acidentes nos canteiros de obras são considerados simples
Anotações: Com base estatística, realizada pela AG/SMS, o palestrante deverá informar que 60% dos acidentes da Engenharia, com afastamento, no período de 2007 a 2008 foram considerados de natureza simples. Pequenos detalhes não observados durante realização das atividades de campo causaram esses acidentes. Alguns exemplos dessas situações são: locais de trabalhos desorganizados, uso inadequado de equipamentos, pontas de vergalhões desprotegidas, desatenção do executante, etc.

3 Situações consideradas SIMPLES e PERIGOSAS nos canteiros de obra
O palestrante deverá informar que a expressão “simples” se refere a situações de fácil correção que se não corrigidas geram acidentes ou desvios. São consideradas simples porque não precisam de nenhuma análise criteriosa de risco para a execução da atividade. É simples porque não se imagina que algo tão “bobo” possa causar o acidente. Explique que: Nos próximos slides veremos algumas destas situações consideradas simples e que tem gerado acidentes na Engenharia. Por este motivo gostaríamos que todos estivéssemos atentos quanto a estas situações, com o objetivo de evitá-las e eliminá-las nos canteiros de obra.

4 DESVIO: TÁBUA NO PISO COM PREGO.
PISAR EM PREGO Mostre neste slide e nos seguintes, que são situações reais que tiveram uma lesão como conseqüência. Veja como aconteceu: O Colaborador executava a remoção de tábuas no chão quando pisou em um prego nas tábuas já retiradas. Comentar que, nas desmontagens, os pregos devem ser retirados e guardados ou rebatidos para não causarem acidentes nas obras e que as madeiras devem ser armazenadas em local pré-definido. Estas são ações simples durante a desmontagem que evitarão condições como esta. DESVIO: TÁBUA NO PISO COM PREGO.

5 REBATA OS PREGOS NAS TÁBUAS.
PISAR EM PREGO Mostre que este slide representa uma situação com uma simples ação anteriormente tomada pelo profissional que fez a desmontagem: No momento da desmontagem ele rebateu o prego evitando possíveis lesões a ele mesmo e aos colegas. Este exemplo é uma boa prática simples a ser seguida. REBATA OS PREGOS NAS TÁBUAS.

6 DESVIO: PREGO EM TÁBUA PRÓXIMA AO ANDAIME.
PISAR EM PREGO Anotações – Atenção pois este desvio também gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu O funcionário ao descer do andaime pisou em um prego que estava preso a um pedaço de madeira . DESVIO: PREGO EM TÁBUA PRÓXIMA AO ANDAIME.

7 MANTENHA OS ACESSOS LIVRES.
PISAR EM PREGO Mostre que este slide representa uma situação com uma simples ação anteriormente tomada que poderia evitar o acidente. MANTENHA OS ACESSOS LIVRES.

8 DESVIO: FALTA DE RAMPA. DESLOCAMENTO
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente com afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu: Ao retirar um carrinho de mão que estava armazenado no container, para transporte de material, veio a sofrer uma torção em seu tornozelo esquerdo devido a não observação da diferença de nível ( entre o contêiner e o solo ) .. O trabalhador deve estar atento ao deslocar-se no canteiro de obra, pois existem muitas ocorrências de acidentes Cuidados a serem tomados : -Presença de desníveis no piso -Não utilizar caminhos aonde transitam equipamentos e máquinas - Utilizar o corrimão para se deslocar na escada -Observar a presença de obstáculos mal posicionados no piso (madeiras, entulhos, tubos, ferro, chapas metálicas, presença de poça d’água ) DESVIO: FALTA DE RAMPA.

9 GARANTA ACESSO SEGURO. DESLOCAMENTO
Mostre que este slide representa uma situação com uma simples ação anteriormente tomada que poderia evitar o acidente. GARANTA ACESSO SEGURO.

10 DESVIO: NÃO UTILIZAÇÃO DE CORRIMÃO AO DESCER A ESCADA.
DESLOCAMENTO Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente com afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O colaborador descia a escada, transportando rolo de mangueira, quando tropeçou no degrau das escada sofrendo fratura em membro superior DESVIO: NÃO UTILIZAÇÃO DE CORRIMÃO AO DESCER A ESCADA.

11 AO DESCER A ESCADA UTILIZE O CORRIMÃO.
DESLOCAMENTO Mostre que este slide representa uma situação com uma simples ação anteriormente tomada que poderia evitar o acidente. AO DESCER A ESCADA UTILIZE O CORRIMÃO.

12 DESVIO: PRESENÇA DE POÇA D´ÁGUA EM PISO.
DESLOCAMENTO Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O empregado transportava ferramenta , quando pisou em uma poça d’água que existia no local, vindo a escorregar e sofrer contusão em seu joelho direito. DESVIO: PRESENÇA DE POÇA D´ÁGUA EM PISO.

13 GARANTA O ACESSO SEGURO.
DESLOCAMENTO Mostre que este slide representa uma situação com uma simples ação anteriormente tomada que poderia evitar o acidente. GARANTA O ACESSO SEGURO.

14 DESVIO: FALTA DE ATENÇÃO ÀS INTERFERÊNCIAS NA ÁREA DE TRABALHO.
BATER CONTRA Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente com afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O empregado estava abaixado, preparando uma estrutura, quando ao levantar-se, não percebeu que acima de sua cabeça tinha uma estrutura tubular, ao levantar-se bateu contra o mesmo, atingindo sua face Tem se tornado constante a ocorrência de acidentes com o trabalhador batendo em estruturas metálicas localizadas no canteiro de obra.É preciso estar consciente quanto ao espaço a ser realizado o trabalho , para que não ocorram acidentes DESVIO: FALTA DE ATENÇÃO ÀS INTERFERÊNCIAS NA ÁREA DE TRABALHO.

15 ESTEJA ATENTO DURANTE ATIVIDADES EM ÁREAS COM ESTRUTUTA METÁLICA.
DESLOCAMENTO DESLOCAMENTO Mostre que este slide representa uma situação com uma simples ação anteriormente tomada que poderia evitar o acidente. ESTEJA ATENTO DURANTE ATIVIDADES EM ÁREAS COM ESTRUTUTA METÁLICA.

16 DESVIO: PRESENÇA DE ELEMENTOS PONTIAGUDOS EM CIRCULAÇÃO.
BATER CONTRA Anotações – Atenção, pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Estava caminhando embaixo do módulo , quando atingiu sua perna direita em um tubo de andaime, ocasionando contusão DESVIO: PRESENÇA DE ELEMENTOS PONTIAGUDOS EM CIRCULAÇÃO.

17 MANTENHA A ÁREA DE CIRCULAÇÃO SINALIZADA.
DESLOCAMENTO Mostre que este slide representa uma situação com uma simples ação anteriormente tomada que poderia evitar o acidente. MANTENHA A ÁREA DE CIRCULAÇÃO SINALIZADA.

18 DESVIO: PRESENÇA DE ELEMENTOS PONTIAGUDOS EM CIRCULAÇÃO.
BATER CONTRA Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O trabalhador limpava plataforma embaixo de andaime, ao se agachar para retirar o excesso de lixo raspou a perna em uma braçadeira . DESVIO: PRESENÇA DE ELEMENTOS PONTIAGUDOS EM CIRCULAÇÃO.

19 PROTEJA AS ÁREAS DE CIRCULAÇÃO.
BATER CONTRA Mostre que este slide representa uma situação com uma simples ação anteriormente tomada que poderia evitar o acidente. PROTEJA AS ÁREAS DE CIRCULAÇÃO.

20 DESVIO: UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA INADEQUADA.
EQUIPAMENTO ELÉTRICO Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente com afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Funcionário utilizava uma lixadeira em local de difícil acesso . A mesma travou na peça, vindo de encontro ao seu rosto. No momento do impacto o funcionário deixou a lixadeira cair, e o disco da mesma resvalou também em seu joelho O trabalhador deve ser orientado quanto a regras básicas de segurança no uso de esmerilhadeira/lixadeira. Utilize ferramentas adequadas para a atividade Nunca utilize disco de corte para desbastar ou vice e versa Somente utilize disco de corte, em ângulo de 90º Utilize o disco voltado para o lado de fora de seu corpo Trabalhe sempre com a peça presa. Para disco de desbaste, use em ângulo de 30º a 45º em relação a peça e não exerça pressão excessiva Para apertar ou desapertar o disco utilize chave adequada e sempre com o equipamento desligado Ao concluir a atividade desligue o equipamento e retire-o da tomada Atenção na utilização de ferramentas manuais , pois para cada tipo de serviço existe a ferramenta adequada DESVIO: UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA INADEQUADA.

21 UTILIZE A FERRAMENTA ADEQUADA EM ESPAÇOS APERTADOS.
EQUIPAMENTO ELÉTRICO Mostre que este slide representa uma situação com uma simples ação anteriormente tomada que poderia evitar o acidente. UTILIZE A FERRAMENTA ADEQUADA EM ESPAÇOS APERTADOS.

22 DESVIO: NÃO UTILIZAÇÃO DO EMPURRADOR.
EQUIPAMENTO ELÉTRICO Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente com afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O colaborador realizava corte de madeirite, quando sua mão escorregou indo de encontro ao disco da serra circular. Dizer ao trabalhador para sempre utilizar o empurrador e a guia de alinhamento para movimentar a madeira a ser cortada. Colocar a mão ou improvisar um empurrador causa acidentes. Atentar também para utilizar sempre a coifa protetora do disco DESVIO: NÃO UTILIZAÇÃO DO EMPURRADOR.

23 UTILIZE O EMPURRADOR E POSICIONE AS MÃOS DE FORMA ADEQUADA.
EQUIPAMENTO ELÉTRICO Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente com afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O colaborador realizava corte de madeirite, quando sua mão escorregou indo de encontro ao disco da serra circular. Dizer ao trabalhador para sempre utilizar o empurrador e a guia de alinhamento para movimentar a madeira a ser cortada. Colocar a mão ou improvisar um empurrador causa acidentes. Atentar também para utilizar sempre a coifa protetora do disco UTILIZE O EMPURRADOR E POSICIONE AS MÃOS DE FORMA ADEQUADA.

24 DESVIO: DESATENÇÃO DURANTE A ATIVIDADE.
ANDAIME Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O colaborador estava desmontando um andaime quando o companheiro empurrou o tubo causando prensamento de seu dedo . O trabalhador deve ser orientado na montagem e desmontagem de andaime quanto os cuidados principais a serem tomados. Os trabalhadores devem estar atentos quanto a montagem/desmontagem, pois o movimento de um pode causar acidente em ambos. Atentar também quanto ao nivelamento do piso, travamento , alinhamento seguro das tábuas e colocação de rodapé. Utilização de guarda-corpo para realização de trabalhos em altura com cintos de segurança devidamente presos. Atenção deve ser dada quanto a situação do piso, por isso todas as interferências devem ser eliminadas para que o trabalhador não venha a tropeçar. . DESVIO: DESATENÇÃO DURANTE A ATIVIDADE.

25 ANDAIME Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O colaborador estava desmontando um andaime quando o companheiro empurrou o tubo causando prensamento de seu dedo . O trabalhador deve ser orientado na montagem e desmontagem de andaime quanto os cuidados principais a serem tomados. Os trabalhadores devem estar atentos quanto a montagem/desmontagem, pois o movimento de um pode causar acidente em ambos. Atentar também quanto ao nivelamento do piso, travamento , alinhamento seguro das tábuas e colocação de rodapé. Utilização de guarda-corpo para realização de trabalhos em altura com cintos de segurança devidamente presos. Atenção deve ser dada quanto a situação do piso, por isso todas as interferências devem ser eliminadas para que o trabalhador não venha a tropeçar. . NA MONTAGEM DE ANDAIME É IMPORTANTE TRABALHAR EM SINTONIA COM O COMPANHEIRO.

26 DESVIO: PRESENÇA DE TUBO NO PISO.
ANDAIME Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Ao realizar desmontagem de andaime, pisou em tubo sofrendo escorregão , provocando lesão no joelho. DESVIO: PRESENÇA DE TUBO NO PISO.

27 O PISO ONDE SERÁ MONTADO O ANDAIME DEVE ESTAR LIVRE.
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Na desmontagem de andaime passava um outro trabalhador sendo o mesmo atingido por uma braçadeira. Deve ser abordado o isolamento da área na atividade de montagem e desmontagem de andaime para impedir que outras pessoas não envolvidas na atividade sejam atingidas por algum material. O PISO ONDE SERÁ MONTADO O ANDAIME DEVE ESTAR LIVRE.

28 DESVIO: FALTA DE ISOLAMENTO NA DESMONTAGEM DO ANDAIME.
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Ao realizar desmontagem de andaime, pisou em tubo sofrendo escorregão , provocando lesão no joelho. DESVIO: FALTA DE ISOLAMENTO NA DESMONTAGEM DO ANDAIME.

29 ANDAIME Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Na desmontagem de andaime passava um outro trabalhador sendo o mesmo atingido por uma braçadeira. Deve ser abordado o isolamento da área na atividade de montagem e desmontagem de andaime para impedir que outras pessoas não envolvidas na atividade sejam atingidas por algum material. ISOLE A ÁREA.

30 DESVIO: COLOCAÇÃO DO PÉ EMBAIXO DA CARGA.
MOVIMENTAÇÃO MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente com afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Ao posicionar vigas metálicas no piso a mesma escorregou de sua mão e bateu contra seu dedo do pé. Orientar para que o trabalhador tenha muita atenção ao posicionar a carga no lugar de armazenamento. Aproveitar para dizer também que é muito comum a ocorrência de acidentes onde o trabalhador coloca a mão ou os pés embaixo da carga ao posicioná-la no final do transporte, ocasionando, em muitos casos, cortes e prensamento dos mesmos. Antes de colocar a mão na carga, verifique se há atritos (pregos e rebarbas) e outras interferências na movimentação manual. Verificar também a posição do corpo ,não torcer enquanto estiver levantando ou movendo uma carga ( virar o corpo movimentando os pés ); Sempre que possível não carregar cargas ou objetos por longas distâncias ( usar carrinhos apropriados ). DESVIO: COLOCAÇÃO DO PÉ EMBAIXO DA CARGA.

31 AO POSICIONAR A CARGA NO PISO, ESTEJA ATENTO A POSIÇÃO DOS PÉS.
MOVIMENTAÇÃO MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente com afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Ao posicionar vigas metálicas no piso a mesma escorregou de sua mão e bateu contra seu dedo do pé. Orientar para que o trabalhador tenha muita atenção ao posicionar a carga no lugar de armazenamento. Aproveitar para dizer também que é muito comum a ocorrência de acidentes onde o trabalhador coloca a mão ou os pés embaixo da carga ao posicioná-la no final do transporte, ocasionando, em muitos casos, cortes e prensamento dos mesmos. Antes de colocar a mão na carga, verifique se há atritos (pregos e rebarbas) e outras interferências na movimentação manual. Verificar também a posição do corpo ,não torcer enquanto estiver levantando ou movendo uma carga ( virar o corpo movimentando os pés ); Sempre que possível não carregar cargas ou objetos por longas distâncias ( usar carrinhos apropriados ). AO POSICIONAR A CARGA NO PISO, ESTEJA ATENTO A POSIÇÃO DOS PÉS.

32 DESVIO: NÃO COLOQUE A MÃO EMBAIXO DA CARGA.
MOVIMENTAÇÃO MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu Durante atividade de remoção de tábua para armazenamento, ao posicioná-la teve seu dedo da mão atingido, sofrendo prensamento . DESVIO: NÃO COLOQUE A MÃO EMBAIXO DA CARGA.

33 FIQUE ATENTO NA POSIÇÃO PARA PEGAR A CARGA.
MOVIMENTAÇÃO MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu Durante atividade de remoção de tábua para armazenamento, ao posicioná-la teve seu dedo da mão atingido, sofrendo prensamento . FIQUE ATENTO NA POSIÇÃO PARA PEGAR A CARGA.

34 DESVIO: NÃO MOVIMENTE A CARGA EM LOCAL APERTADO.
MOVIMENTAÇÃO MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O funcionário estava se deslocando com um carrinho de lixo quando, ao atravessar alguns andaimes o carrinho caiu lateralmente levando junto sua mão direita, distendendo assim seu punho Lembrar que é importante conhecer o caminho antes de movimentar a carga Atentar quanto a capacidade do equipamento a transportar a carga. DESVIO: NÃO MOVIMENTE A CARGA EM LOCAL APERTADO.

35 VERIFIQUE O CAMINHO AO MOVIMENTAR A CARGA.
MOVIMENTAÇÃO MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O funcionário estava se deslocando com um carrinho de lixo quando, ao atravessar alguns andaimes o carrinho caiu lateralmente levando junto sua mão direita, distendendo assim seu punho Lembrar que é importante conhecer o caminho antes de movimentar a carga Atentar quanto a capacidade do equipamento a transportar a carga. VERIFIQUE O CAMINHO AO MOVIMENTAR A CARGA.

36 DESVIO: TRABALHADOR GUIANDO A CARGA COM AS MÃOS.
MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Durante a movimentação de carga, o trabalhador utilizava as mãos para guiar a carga, quando tropeçou em um tubo . Na movimentação de carga é importante: -Atentar para a utilização do cabo guia -Verificar os acessórios dos equipamentos ( travas, cordas, correntes, cabos, molas ) -Verificar do estado de conservação do equipamento ( trincas, rachaduras, pontos de corrosão,... - Deve ser colocado os cuidados antes e durante a movimentação da carga -Verificação das interferências ( rede elétrica.... ) -Isolamento e sinalização da área -Patolamento da máquina , verificar as condições do terreno e necessidade de calços -Atentar a capacidade de carga do equipamento -Amarração adequada da carga ( 2 voltas ) DESVIO: TRABALHADOR GUIANDO A CARGA COM AS MÃOS.

37 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Durante a movimentação de carga, o trabalhador utilizava as mãos para guiar a carga, quando tropeçou em um tubo . Na movimentação de carga é importante: -Atentar para a utilização do cabo guia -Verificar os acessórios dos equipamentos ( travas, cordas, correntes, cabos, molas ) -Verificar do estado de conservação do equipamento ( trincas, rachaduras, pontos de corrosão,... - Deve ser colocado os cuidados antes e durante a movimentação da carga -Verificação das interferências ( rede elétrica.... ) -Isolamento e sinalização da área -Patolamento da máquina , verificar as condições do terreno e necessidade de calços -Atentar a capacidade de carga do equipamento -Amarração adequada da carga ( 2 voltas ) UTILIZE O CABO GUIA.

38 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA DESVIO: FALTA DE ISOLAMENTO DA ÁREA.
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Durante a movimentação de cargas o trabalhador foi atingido nas costas por material içado Enfatizar que a área deve estar isolada, a fim de prevenir a ocorrência de acidentes.Devendo também ser garantido o acesso para pedestre em área própria de circulação. DESVIO: FALTA DE ISOLAMENTO DA ÁREA.

39 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Durante a movimentação de cargas o trabalhador foi atingido nas costas por material içado Enfatizar que a área deve estar isolada, a fim de prevenir a ocorrência de acidentes.Devendo também ser garantido o acesso para pedestre em área própria de circulação. ISOLE A ÁREA.

40 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA DESVIO: AMARRAÇÃO INADEQUADA DA CARGA.
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Durante a movimentação de tubulação, ocorreu um desprendimento da carga, vindo a cair sobre o pé esquerdo do colaborador . Verifique se a carga está bem amarrada Atentar também quando da amarração da carga, pois existe a possibilidade de prensamento entre os elementos do material É importante atentar para o destravamento da carga a fim de não ter os dedos prensados com a trava DESVIO: AMARRAÇÃO INADEQUADA DA CARGA.

41 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA AMARRE A CARGA CORRETAMENTE.
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Durante a movimentação de tubulação, ocorreu um desprendimento da carga, vindo a cair sobre o pé esquerdo do colaborador . Verifique se a carga está bem amarrada Atentar também quando da amarração da carga, pois existe a possibilidade de prensamento entre os elementos do material É importante atentar para o destravamento da carga a fim de não ter os dedos prensados com a trava AMARRE A CARGA CORRETAMENTE.

42 DESVIO: UTILIZAÇÃO INADEQUADA DA FERRAMENTA.
FERRAMENTA MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Ao puxar o pé de cabra para desmontar a forma e utilizando excesso de força na ferramenta, a mesma escapou da borda da forma ocasionando a batida da região do cotovelo. Durante a desforma o trabalhador deve estar atento para não utilizar força excessiva afim de não ser atingido pelo material desformado ou pela ferramenta. É importante também verificar o estado de conservação das ferramentas. Ferramentas muito desgastadas e danificadas não devem ser utilizadas. DESVIO: UTILIZAÇÃO INADEQUADA DA FERRAMENTA.

43 FERRAMENTA MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Ao puxar o pé de cabra para desmontar a forma e utilizando excesso de força na ferramenta, a mesma escapou da borda da forma ocasionando a batida da região do cotovelo. Durante a desforma o trabalhador deve estar atento para não utilizar força excessiva afim de não ser atingido pelo material desformado ou pela ferramenta. É importante também verificar o estado de conservação das ferramentas. Ferramentas muito desgastadas e danificadas não devem ser utilizadas. AO DESFORMAR COM PÉ DE CABRA, ATENÇÃO PARA NÃO SER ATINGIDO PELA FERRAMENTA.

44 DESVIO: GOLPEAR COM PRESENÇA DE INTERFERÊNCIAS.
FERRAMENTA MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O colaborador estava executando serviço de colocação de formas com uso do martelo, quando o cabo do mesmo bateu em uma peça próxima deslocando sua trajetória , atingindo o 3º dedo da mão esquerda. A posição de uso e a direção do golpe, são importantes porque é comum a ocorrência de acidentes onde o trabalhador atinge a mão quando da utilização de martelos/marretas ao se posicionar de maneira imprópria para a realização da atividade. Outro cuidado a ser tomado é quanto a bater em pregos para que a mão não venha ser atingida, deve-se ter o cuido para que na hora do golpeamento o trabalhador não possa ser atingido pela marreta ou martelo. O trabalhador deve observar se o martelo está bem fixo ao cabo O peso do martelo é condição essencial. Um martelo de peso adequado pode realizar um trabalho sem necessidade de aplicar muita força aos golpes. Já um peso inadequado exigiria mais força. Mantenha o rosto distante da ferramenta. Nunca afogue o martelo, ou seja não segure próximo a cabeça, isto reduz a força do golpe. Não use o cabo do martelo para bater em peças. Verifique se a cabeça do martelo/marreta está livre de rebarbas e seu cumprimento e diâmetro estão compatíveis com o serviço a realizar. DESVIO: GOLPEAR COM PRESENÇA DE INTERFERÊNCIAS.

45 VERIFIQUE A ÁREA AO GOLPEAR COM O MARTELO.
FERRAMENTA MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O colaborador estava executando serviço de colocação de formas com uso do martelo, quando o cabo do mesmo bateu em uma peça próxima deslocando sua trajetória , atingindo o 3º dedo da mão esquerda. A posição de uso e a direção do golpe, são importantes porque é comum a ocorrência de acidentes onde o trabalhador atinge a mão quando da utilização de martelos/marretas ao se posicionar de maneira imprópria para a realização da atividade. Outro cuidado a ser tomado é quanto a bater em pregos para que a mão não venha ser atingida, deve-se ter o cuido para que na hora do golpeamento o trabalhador não possa ser atingido pela marreta ou martelo. O trabalhador deve observar se o martelo está bem fixo ao cabo O peso do martelo é condição essencial. Um martelo de peso adequado pode realizar um trabalho sem necessidade de aplicar muita força aos golpes. Já um peso inadequado exigiria mais força. Mantenha o rosto distante da ferramenta. Nunca afogue o martelo, ou seja não segure próximo a cabeça, isto reduz a força do golpe. Não use o cabo do martelo para bater em peças. Verifique se a cabeça do martelo/marreta está livre de rebarbas e seu cumprimento e diâmetro estão compatíveis com o serviço a realizar. VERIFIQUE A ÁREA AO GOLPEAR COM O MARTELO.

46 DESVIO: COLOCAR A MÃO ENTRE 2 PEÇAS.
FERRAMENTA MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O empregado ao apertar um parafuso de uma braçadeira utilizando uma chave, veio a prensar seu dedo. Sinalizar para a escolha do tamanho adequado da ferramenta para a realização do serviço. Ao utilizar uma ferramenta para apertar uma porca, puxe, não empurre.A atenção deve ser dada quanto a posição de colocação da mão. DESVIO: COLOCAR A MÃO ENTRE 2 PEÇAS.

47 VERIFIQUE A POSIÇÃO DE COLOCAÇÃO DA MÃO.
FERRAMENTA MANUAL Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O empregado ao apertar um parafuso de uma braçadeira utilizando uma chave, veio a prensar seu dedo. Sinalizar para a escolha do tamanho adequado da ferramenta para a realização do serviço. Ao utilizar uma ferramenta para apertar uma porca, puxe, não empurre.A atenção deve ser dada quanto a posição de colocação da mão. VERIFIQUE A POSIÇÃO DE COLOCAÇÃO DA MÃO.

48 ORDEM, ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA DESVIO: PRESENÇA DE TUBO SOBRE O PISO.
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Ao descer de um andaime, o trabalhador pisou em tubo deixado no piso, vindo a torcer o tornozelo. Deve ser mantido um local próprio no canteiro de obra para armazenamento de materiais. Este local não deve estar atrapalhando a passagem dos trabalhadores. É importante frisar que ao terminar as suas atividades o trabalhador deve guardar o material utilizado para que não fiquem objetos espalhados no canteiro de obra. Mantenha o local limpo e organizado. DESVIO: PRESENÇA DE TUBO SOBRE O PISO.

49 ORDEM, ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA MANTENHA O ACESSO LIVRE.
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Ao descer de um andaime, o trabalhador pisou em tubo deixado no piso, vindo a torcer o tornozelo. Deve ser mantido um local próprio no canteiro de obra para armazenamento de materiais. Este local não deve estar atrapalhando a passagem dos trabalhadores. É importante frisar que ao terminar as suas atividades o trabalhador deve guardar o material utilizado para que não fiquem objetos espalhados no canteiro de obra. Mantenha o local limpo e organizado. MANTENHA O ACESSO LIVRE.

50 DESVIO: PRESENÇA DE MANGUEIRA EM LOCAL DE ACESSO.
ORDEM, ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O empregado se deslocava para sua frente de trabalho quando pisou em uma mangueira (mangote) que estava no convés, sofrendo entorse no tornozelo. DESVIO: PRESENÇA DE MANGUEIRA EM LOCAL DE ACESSO.

51 ORDEM, ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA MANTENHA O ACESSO LIVRE.
Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O empregado se deslocava para sua frente de trabalho quando pisou em uma mangueira (mangote) que estava no convés, sofrendo entorse no tornozelo. MANTENHA O ACESSO LIVRE.

52 DESVIO: DESATENÇÃO AO PEGAR PEÇA QUENTE SEM A LUVA.
SOLDAGEM Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Após o colaborador encerrar uma solda, ao tentar ajudar o soldador a mudar a peça de posição um outro colaborador lixador pegou na peça quente. O Isolamento da área é fundamental. O trabalhador deve atentar para a peça que acabou de ser soldada, pois há ocorrência de acidentes por colocação da mão na área de solda. É importante que as pessoas estejam conscientes quanto a presença deste perigo. O trabalhador deve estar atento quanto a sua posição ao realizar a atividade de solda para que não sofra risco de queda, tropeço , bater contra e ser atingido por qualquer objeto . DESVIO: DESATENÇÃO AO PEGAR PEÇA QUENTE SEM A LUVA.

53 ATENÇÃO EM ÁREAS COM PEÇAS QUE ACABAM DE SER SOLDADAS.
SOLDAGEM Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : Após o colaborador encerrar uma solda, ao tentar ajudar o soldador a mudar a peça de posição um outro colaborador lixador pegou na peça quente. O Isolamento da área é fundamental. O trabalhador deve atentar para a peça que acabou de ser soldada, pois há ocorrência de acidentes por colocação da mão na área de solda. É importante que as pessoas estejam conscientes quanto a presença deste perigo. O trabalhador deve estar atento quanto a sua posição ao realizar a atividade de solda para que não sofra risco de queda, tropeço , bater contra e ser atingido por qualquer objeto . ATENÇÃO EM ÁREAS COM PEÇAS QUE ACABAM DE SER SOLDADAS.

54 DESVIO: FALTA DE ISOLAMENTO DE ÁREA.
SOLDAGEM Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O empregado estava soldando tubulação sobre a cabeça, quando um outro trabalhador foi atingido por respingo de solda. DESVIO: FALTA DE ISOLAMENTO DE ÁREA.

55 SOLDAGEM Anotações – Atenção pois este desvio gerou um acidente sem afastamento na Engenharia . Veja como aconteceu : O empregado estava soldando tubulação sobre a cabeça, quando um outro trabalhador foi atingido por respingo de solda. ISOLE A ÁREA.

56 O palestrante deverá estimular o diálogo entre os participantes em relação a Auditoria Comportamental . -Você acredita na auditoria comportamental ? -Qual é a sua posição quanto a auditoria comportamental ? -De que maneira você tem realizado a sua auditoria ?

57 Auditoria Comportamental
É importante , porque não só anotamos os desvios como passamos a conversar com as pessoas, envolvendo-as na solução dos desvios encontrados. O palestrante deverá informar aos participantes que: A forma de abordagem do trabalhador é muito importante na auditora comportamental pois está fundamentada em experiências de cunho psicológico, quando iniciamos sem criticar ou comentar sobre o erro, o trabalhador não se pões reativo às futuras colocações do auditor comportamental. O sucesso de uma auditoria comportamental está quando conseguimos a conscientização do trabalhador. Toda abordagem com interrupção do desvios na Auditoria Comportamental consiste em ações pontuais tomadas na base da pirâmide, que diminuirão a probabilidade de uma perda acontecer. Quanto mais abordagens interrompendo o desvio e conscientizando os trabalhadores, menor será a probabilidade da razão da pirâmide acontecer (1 – 30 – 300 – 3000 – 3000). Estimular a participação da fiscalização em relação : -O que é feito com os resultados da auditoria comportamental? Base de dados que serão usada para tomada de ações sistêmicas. -A frente de trabalho está informada dos resultados desta auditoria? Devem ser informadas periodicamente através de palestras, cartazes ou por outro meio de comunicação, porém não pelo DDSMS que tem como objetivo transmitir a forma segura para realizar a atividade específica do dia. É preciso documentar e fazer acompanhamento.

58 Benefícios da Auditoria
Focalizar a atenção em SMS; Identificar e corrigir desvios; Evitar acidentes e incidentes; Comunicar e esclarecer padrões esperados de SMS; Avaliar o nível de entendimento e aplicação dos padrões de SMS; O palestrante poderá solicitar a leitura do slide pelos participantes, com o objetivo de interagir com a platéia. É importante mostrar que quando for a acampo, deverá ter a atenção dedicada apenas a auditoria comportamental, evitar estar fazendo outras atividades que farão sua atenção fugir do foco de SMS. Atuar em todas as ocasiões em que perceber um desvio em curso. Ao abordar estará fazendo um alinhamento quanto aos padrões de SMM da Petrobras. Identificar como está a sensibilização para os aspectos de SMS de acordo com o diálogo realizado na abordagem.

59 Avaliar o nível de eficácia do sistema de gestão de SMS;
Identificar os pontos fortes e oportunidades de melhoria do sistema de gestão; Reforçar o comportamento/atitude em SMS quando positivo; Motivar as pessoas; Identificar onde as pessoas assumem riscos; Promover maior envolvimento do auditado O palestrante poderá solicitar a leitura do slide pelos participantes, com o objetivo de interagir com a platéia. Perceber o quanto o sistema de gestão está conseguindo retransmitir mensagens aos trabalhadores. Sempre evidenciar os pontos positivos, quando não notar desvios reforçar fazendo abordagens de elogios. Estas abordagens de elogio motivam a força de trabalho. Mapear onde as pessoas estão sujeitas a riscos da atividade. Interagir como trabalhador reforça a imagem da fiscalização no campo.

60 5% Devido a casos fortuitos
Caso fortuito é acontecimento imprevisto e inevitável. Aquilo a que não se pode resistir, exemplo, uma inundação, terremotos, maremotos, furacões e descargas atmosféricas, ou seja, raios. Reforce que um terremoto no Japão Não é algo imprevisível, assim como um raio na região de São Paulo também não é imprevisível. É importante continuar a trabalhar no comportamento das pessoas 95% Devido ao comportamento e atitudes das pessoas

61 Segurança é realmente valor para você ?
Você tem mostrado seu compromisso com SMS, através do exemplo positivo, de suas auditorias e de sua presença em campo ? O palestrante deverá lançar as perguntas e dar pausa suficiente para reflexão, com o intuito de levar a fiscalização a pensar nos itens apresentados. O importante é envolvê-lo no compromisso com a segurança e reforçar que o seu envolvimento vai influenciar a equipe. Valor é algo que não muda de acordo com a situação, demonstrar valor em SMS é mantê-lo como um padrão a ser seguido independente de outros fatores como prazo e custo no andamento de uma obra. Estimular a platéia citar exemplos vividos.

62


Carregar ppt "Palestra Fiscalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google