A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente."— Transcrição da apresentação:

1 O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente

2 Amoníaco □ O Amoníaco é um gás à pressão e temperatura normal.
Vias de penetração: - Inalação Ingestão Contacto directo

3 □ É muito solúvel na água, e a solução líquida obtida designa-se por
amónia, sendo esta muito perigosa devido a propriedades químicas e à pressão elevada a que se encontra. Amónia ● Inflamável (R 10) ● Tóxico por inalação (R 23) ● Provoca queimaduras (R 34) RISCOS ● Conservar longe de fontes de ignição (S 16) ● Usar luvas e equipamento de protecção para os olhos e cara (S 36 e S 37) SEGURANÇA

4 Saúde ○ Sufocante e de extrema irritação aos olhos, garganta e aparelho respiratório. ○ Quando atinge as vias respiratórias superiores, manifestam-se espirros, dispneia e tosse. ○ Dependendo do tempo e nível de exposição, podem ocorrer efeitos que vão de suaves irritações a severas lesões no corpo, devido à sua acção cáustica alcalina.

5 ○ Extensas queimaduras podem levar à morte.
Figura – Lesões devido a ingestão de alimentos que estiveram em contacto com o Amoníaco. ○ Exposições a altas concentrações - a partir de 2500ppm por um período de 30 minutos - podem ser fatais. ○ Os trabalhadores que manipulam o gás amoníaco ou as suas soluções líquidas, devem utilizar luvas, botas e avental impermeável, bem como a roupa em algodão.

6 Ambiente ■ Quando o Amoníaco se liberta para a Atmosfera, formam-se vários poluentes atmosféricos. ■ Nitrato de Amónio e Sulfato de Amónio, dois destes poluentes atmosféricos, são matérias particuladas muito corrosivas.

7 ■ As soluções concentradas de Amoníaco são muito tóxicas para os organismos aquáticos, por isso deve-se prevenir a sua libertação para o ambiente. ■ O Amoníaco forma ainda Óxidos de Azoto, estes e as matérias particuladas contribuem para a entrofização dos rios e lagos.

8 Trabalho realizado por:
- Ana Taborda, nº 3 - Susana Roças, nº 24 11º A


Carregar ppt "O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google