A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Elaborado por: Anderson Vitor Técnico em Segurança do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Elaborado por: Anderson Vitor Técnico em Segurança do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Elaborado por: Anderson Vitor Técnico em Segurança do Trabalho

2

3 21% de oxigênio 78% de nitrogênio 1% de outros gases

4

5

6 Irritações Indisposições

7 Morte Problemas de Saúde

8

9 É importante conhecer os possíveis riscos que podem afetar a sua saúde. Simplesmente porque o ar parece puro, não significa que não existem riscos, muitas das vezes eles não são visíveis e nem têm cheiro.

10 As poeiras são formadas quando: Um material sólido é quebrado Moído ou triturado Quanto menor a partícula, mais tempo ela ficará suspensa no ar, sendo maior a chance de ser inalada. Ex.: Minério, Madeira, Poeiras de Grãos, Amianto e Sílica etc.

11 Os fumos ocorrem quando: Um metal ou plástico é fundido (aquecido) Vaporizado Resfriado Rapidamente formando partículas muito finas que ficam suspensos no ar. Ex.: Soldagem, Fundição, Extrusão de Plásticos, etc.

12 As névoas são encontrada quando: Líquidos são pulverizados Operações de pintura São formadas normalmente quando há geração de spray.

13 Os gases são substancias não líquidas ou sólidas nas condições normais de temperatura e pressão, tais como: oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, etc..

14 Os vapores ocorrem através da evaporação de líquidos ou sólidos, geralmente são caracterizados pêlos odores (cheiros), tais como: Gasolina, Querosene, Solvente de Tintas e etc..

15

16 Um fantástico mecanismo natural a nosso serviço. Sua finalidade é absorver o oxigênio do ar e transferi-lo para o sangue. Sistema Respiratório.

17 Nariz ou boca; Através da traquéia atinge os pulmões; Nos pulmões, o ar ainda passa por pequenos tubos (bronquílos); Até chegar aos alvéolos, onde o oxigênio é transferido para a corrente sanguínea. Durante a respiração, o ar penetra pelo:

18 Nesta fase do processo, os alvéolos trocam o oxigênio; Pelo gás carbônico do sangue; Que é o gás residual não aproveitado pelos órgãos do corpo; E o transfere para ser expirado. Fase do Processo:

19 O oxigênio é então distribuído pelo sangue por todos os órgãos do corpo humano; Os quais realizarão suas funções distintas; O sistema respiratório é de fundamental importância para a realização do milagre da vida. Distribuição do Oxigênio:

20 Tosse Tonturas Dores de cabeça Espirros falta de ar Obs.: Existem porém, doenças provocadas por certos ar, que só são descobertas após vários anos de exposição.

21 A – Cavidade Nasal B – Faringe C – Laringe D – Traquéia E – Alvéolos F – Árvore Bronquial G - Diafragma

22

23 O corpo humano tem um incrível sistema respiratório que leva o ar contendo oxigênio para os pulmões. Para que possamos respirar um ar limpo e normal, as defesas do nosso organismo agem como purificadores de ar. Defesas Naturais do Organismo

24 Traquéia Brônquios Bronquíolos Alvéolos Pêlos Cílios Muco Tosse

25 Os pêlos do nariz, servem para segurar e prender as partículas maiores que inalamos juntos com o ar.

26 Os cílios são pequenos pêlos, que auxiliam no trabalho de purificação do ar. Pulsando 10 a 12 vezes por segundo, eles movimentam as partículas que possam ter passado pelo nariz, de modo que seja possível expectorá-las.

27 As vias respiratórias possuem uma substância líquida chamada muco, que serve, juntamente com os cílios, para arrastar essas articulas até a garganta. A tosse é um reflexo do corpo que expulsa e joga fora essas partículas.

28 Apesar das defesas naturais, alguns contaminantes conseguem penetrar profundamente no sistema respiratório e causar algumas doenças, como as pneumoconioses.

29

30 É causada por partículas da sílica, muito comum nas indústrias cerâmicas, minerações, pedreiras e metalúrgicas, provocando uma redução na capacidade respiratória.

31 É causada pelas fibras do abesto (amianto), provocando redução na capacidade de transferência de oxigênio para o sangue, além de câncer.

32 Também conhecida como "doença do pulmão preto" ou "doença dos mineiros". É causada pela inalação de partículas de carvão mineral.

33 É causada principalmente pelas partículas de algodão, comum nas indústrias têxteis. Provocam redução na capacidade respiratória, febre e tosses frequentes.

34

35 Uma das formas de proteger o trabalhador contra a inalação de contaminantes atmosféricos é através do uso de Equipamento de proteção Respiratória (EPR).

36 Estes equipamentos, popularmente conhecidos como respiradores (máscaras), são constituídos por uma peça que cobre, no mínimo,

37 Boca Nariz Através da qual o ar chega à zona respiratória do usuário, passando por um filtro ou sendo suprido por uma fonte de ar limpa.

38 Os respiradores filtrantes são geralmente compostos de várias camadas de filtros, que retém certos contaminantes suspensos no ambiente de trabalho.

39

40 Eficiência do filtro Vedação Tempo de uso

41

42

43

44

45 ATENÇÃO

46 Um respirador só é eficiente e útil se estiver no rosto do usuário, protegendo suas vias respiratórias, bem colocado e ajustado. BELEZA GALERA

47 Segurança do Trabalho SESMT


Carregar ppt "PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Elaborado por: Anderson Vitor Técnico em Segurança do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google